Notas de plenário I - Sessão Ordinária de 9 de dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 09/12/2013 12h55, última modificação 21/09/2021 10h20

Convite para esclarecimentos I
Foi lido no Pequeno Expediente requerimento de convite a Samir Fouani, diretor administrativo do ICS, e ao presidente da equipe de sindicância aberta para investigar possíveis irregularidades no Instituto Curitiba de Saúde (ICS). O pedido foi feito pelo vereador Chicarelli (PSDC), com a justificativa de que é necessário “esclarecer e explicar” denúncias de corrupção no ICS que foram veiculadas na imprensa e em que fase estão as investigações. A data ainda não está definida e depende da agenda dos convidados.

Convite para esclarecimentos II
“Já se passaram 50 dias desde que o caso veio a tona e, já passaram os 30 dias que o Secretário Municipal de Saúde, Adriano Massuda, prometeu para o fim das apurações. Com o resultado finalizado, se faz necessário que a equipe que apurou as denúncias venha ao legislativo prestar esclarecimentos e expor os resultados encontrados e quais providências serão tomadas”, diz o requerimento de Chicarelli.

Pesar I
O plenário observou um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do ex-presidente sul-africano e líder político mundial Nelson Mandela. O presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni (PV), relembrou a luta de Mandela contra o regime de segregação racial na África do Sul e frisou que o líder “marcou, de forma significativa, um novo momento para a humanidade”.

Pesar II
Também foi observado um minuto de silêncio pela morte, na semana passada, de Antônio Eduardo Marcondes. Ele ajudou a retirar crianças de uma creche incendiada devido à explosão de um botijão de gás, no último dia 20, no Pilarzinho. Vizinho do estabelecimento, o homem teve 80% do corpo queimado. “Ele salvou a vida de cem crianças. É um herói, que infelizmente pagou com a própria vida”, disse Cristiano Santos (PV). (Foto 1)

Dia da Bíblia
Noemia Rocha (PMDB) registrou a comemoração no último domingo (9) do Dia da Bíblia. Segundo a parlamentar, várias ações de incentivo à leitura do livro, bem como ações sociais, foram realizadas durante a data em toda a cidade.

Presença
Chico do Uberaba (PMN) registrou a presença em plenário de David Pancotti, coronel aposentado da Polícia Militar do Paraná e ex-diretor do Detran.

Resíduos I
Foi aprovada sugestão de Cristiano Santos (PV) à prefeitura para a criação de campanhas educativas quanto ao descarte de resíduos especiais, como pneumáticos, pilhas, baterias, lâmpadas, eletrodomésticos e embalagens de tintas, solventes e óleos lubrificantes.

Resíduos II
O vereador alerta, no requerimento, ao cumprimento da lei municipal 13.509/2010, que dispõe sobre o tratamento e destinação final diferenciada de resíduos especiais. “Hoje na cidade, é fácil perceber a dificuldade encontrada em descartar tais materiais, seja pelos raros pontos de coleta ou pela falta de informação para a população”, justifica Santos.

Futebol
Felipe Braga Côrtes (PSDB) lamentou a briga entre torcedores do Clube Atlético Paranaense (CAP) e do Vasco, na partida de ontem, realizada em Joiville (SC) pela última rodada do Campeonato Brasileiro. “Torcedores que, na minha opinião, não são torcedores, mancham o nome da cidade”, disse. (Foto 2)

Cooperativismo
O Professor Galdino (PSDB) registrou a realização, na semana passada, do 1º Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, com a participação do governador Beto Richa. “O cooperativismo gera riquezas e renda aos paranaenses”, declarou o parlamentar.

Visita
O presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), registrou a presença dos vereadores José Dutra Silveira (PR) e Galo Zé (DEM), da Câmara Municipal de Antonina, litoral do estado. Eles foram recepcionados por Noemia Rocha (PMDB). (Foto 3)

Trânsito
Bruno Pessuti (PSC) alertou para a briga de trânsito que culminou na morte de um  ciclista, esfaqueado por motorista na última sexta-feira (6). Também comentou o insucesso do lançamento de satélite brasileiro, em parceria com a China, para a vigilância da Amazônia: “Não entrou em órbita”.