Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 29 de outubro

por Assessoria Comunicação publicado 29/10/2013 12h20, última modificação 20/09/2021 12h19

Cidadania
O plenário acatou, em primeira votação, projeto de lei de Jorge Bernardi (PDT) para a concessão da cidadania honorária de Curitiba ao coronel-aviador Leonidas de Araújo Medeiros Junior (006.00007.2013). O vereador destacou a atuação do homenageado, natural de Brasília (DF), no comando do 2º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, o Cindacta II. (Foto 1)

Metrô
O líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), destacou o anúncio, hoje, pela presidente Dilma Rousseff, de investimentos no metrô e outras obras para Curitiba e o Paraná, que devem chegar a R$ 6,5 bilhões. Segundo o vereador, será detalhado o financiamento para a implantação do projeto. “Há 48 anos debate-se o metrô”, completou. (Foto 2)

Desassoreamento
Cristiano Santos (PV) e Helio Wirbiski (PPS) acompanharam, na última sexta-feira (25), atividades da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), junto às administrações regiões do Cajuru e Boqueirão, para o desassoreamento do rio Belém, no encontro com as águas do rio Iguaçu. Os parlamentares destacaram que as obras devem minimizar os riscos de alagamentos e enchentes ocasionadas pelas chuvas, em especial no mês de janeiro, nos bairros Uberaba e Boqueirão.

Rebelião
Mauro Ignacio (PSB) alertou para nova rebelião, ontem, na 12ª Delegacia de Polícia (DP), em Santa Felicidade. Ele destacou que a DP está superlotada e os policiais civis precisam cuidar dos presos, ao invés de se dedicarem à investigação, levando insegurança à comunidade. (Foto 3)

Comissão
O presidente, Paulo Salamuni (PV), registrou a indicação de Helio Wirbiski (PPS) para representar a Câmara de Curitiba no Grupo Gestor da Operação Urbana Consorciada Linha Verde. A criação do grupo de trabalho é prevista pela lei municipal 13.909/2011, com a função de acompanhar os planos e projetos urbanísticos para a Linha Verde e a revisão da norma municipal. (Foto 4)

Obras
Chico do Uberaba (PMN) lamentou que as obras na avenida Salgado Filho continuem paradas. Segundo o vereador, a empresa responsável pela atividade aguarda a liberação de certidão, pela Secretaria Municipal de Finanças. “É lamentável e afeta 82 mil moradores da região”, disse. Ele e Helio Wirbiski (PPS) vêm cobrando do Executivo a retomada das intervenções na via. (Foto 5)

Visita
Cristiano Santos (PV) recepcionou educadores e alunos do 5º ano do Centro de Educação Infantil Eva da Silva, localizado no Capão da Imbuia. O vereador estudou na instituição, inaugurada em 1983, pelo então prefeito, Maurício Fruet. (Foto 6)

Campeã
Campeã mundial de jiu jitsu na faixa azul, no início do mês, a curitibana Niceli Gislaine Schwinden Guerino foi recebida em plenário pelos vereadores. Por proposição de Zé Maria (SDD), a atleta receber a palavra durante uma sessão, para ser homenageada pela conquista e relatar as dificuldades do esporte, como a falta de patrocínio. (Foto 7)

Registros
O primeiro vice-presidente, Tito Zeglin (PDT), lamentou o falecimento, na última sexta-feira (25), de Eliseu Siebert, ex-presidente do Vila Fanny Futebol Clube. O parlamentar também registrou a comemoração, hoje, do Dia do Livro. “Para a leitura não há espaço”, completou, em referência a projeto se sua autoria para a exposição de obras nas calçadas, cuja votação foi adiada (005.00122.2013).

Servidores
Toninho da Farmácia (PP) registrou o Dia do Servidor Público, comemorado ontem. Devido ao ponto facultativo, a Casa não teve sessão plenária.