Notas da sessão plenária de 7 de novembro - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 07/11/2017 15h45, última modificação 21/10/2021 10h55

Obras em Curitiba I
O presidente da Câmara Municipal, Serginho do Posto (PSDB), elogiou as parcerias de Curitiba e do Paraná com o Ministério das Cidades, que têm propiciado recursos federais para obras importantes. O deputado federal Bruno Araújo, do PSDB, atual ministro da pasta, esteve em Curitiba, numa solenidade no Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, para anunciar R$ 123 milhões para diversos projetos na capital. (Foto 1)

Obras em Curitiba II
"Destaque para as obras do lote 4 da Linha Verde, para a trincheira no encontro da avenida Mario Tourinho com a Nossa Senhora Aparecida e para a reforma de dois terminais de ônibus [reforma do Oficinas e implantação do Tatuquara]", salientou Serginho do Posto. "Essa articulação na busca de recursos é importante. Em dez meses, o prefeito [Rafael Greca] já fez diversas viagens para Brasília", ilustrou o presidente da Câmara, "pois Curitiba tem desafios na mobilidade, na educação e na saúde. O prefeito tem essa responsabilidade".

Notícias ruins I
Tito Zeglin (PDT) usou a tribuna para lamentar duas situações tristes acontecidas em Curitiba. Ele começou pelo incêndio que atingiu o prédio da Sociedade Água Verde, “local em que, no centenário da emancipação política do Paraná, o então presidente Getúlio Vargas esteve num baile de gala”. “Precisamos refletir sobre isso, pois o clube era um ponto de encontro para a sociedade curitibana e para as pessoas de melhor idade”, disse, destacando os 112 anos da instituição. (Foto 2)

Notícias ruins II
“A violência acontece embaixo do nosso nariz”, continuou Tito Zeglin, referindo-se ao acidente de trânsito, no domingo, que vitimou cinco pessoas na Linha Verde. Ele descreveu o ocorrido, do fim do expediente de três trabalhadores de empresa de transporte da região, que iam para casa num Corcel após trabalhar de madrugada e foram atingidos por dois jovens, “que passaram a noite bebendo vodca e voaram para cima do Corcel, a 150 km por hora”. Ele exigiu mais atenção das autoridades públicas à escalada da violência urbana.

Numa roda só I
Nesta quinta-feira (9), a partir das 8 horas, no ginásio do Tarumã, o atleta Leandro Seco tentará bater um recorde mundial, empinando uma bicicleta por mais de 12 horas. O convite para o evento foi realizado pelo vereador Tico Kuzma (Pros), que destacou o apoio da Prefeitura de Curitiba à atividade. "O recorde atual já é dele, que em 16 de novembro de 2010 permaneceu mais de 11 horas numa roda só", lembrou o vereador. “Seria bom os vereadores passarem lá para apoiar o atleta”, completou. (Foto 3)

Numa roda só II
Após o comentário de Kuzma, Goura (PDT) sugeriu que os vereadores aproveitassem o momento para pedir a manutenção do projeto, iniciado na gestão anterior, para a construção de uma pista de BMX em Curitiba. “Temos informação de que há o interesse de implantar a pista”, somou Kuzma, destacando a publicidade, “até internacional”, que um recorde mundial traz para Curitiba. Oscalino do Povo (Pode), num aparte, compartilhou uma lembrança pitoresca com plenário. "Há 40 anos, as pessoas iam ao município de Siqueira Campos ver um cidadão que ficava dois dias em cima da bicicleta", contou.

Política para mulheres I
Noemia Rocha (PMDB) lamentou o feminicídio registrado ontem em Brasília, quando a jovem Raphaella Romano, de 16 anos, foi assassinada por Misael Olair, 19, que disparou 11 tiros contra a menina alegando que ela não namoraria com ele, então não namoraria com mais ninguém. "Esse machismo que domina a sociedade nos preocupa muito. Vemos diariamente casos como esse, em que homens por não terem resposta positiva das mulheres as matam."

Política para mulheres II
"Infelizmente o Executivo não destinou nada para políticas públicas em defesa da mulher no município de Curitiba", reclamou Noemia Rocha, pedindo o apoio dos vereadores, e em especial da bancada feminina, para obter pelo menos R$ 600 mil em aporte para as políticas públicas na área em 2018. "É pouco, mas é melhor que nada", comentou a parlamentar. (Foto 4)

Violência contra a mulher
A vereadora Maria Letícia (PV) apresentou um substitutivo geral (031.00078.2017), ao projeto de lei de sua iniciativa (005.00330.2017) que cria a Semana do Combate à Violência Contra a Mulher, a ser realizada anualmente na última semana do mês de novembro. Como a conscientização já está prevista na lei federal 13.421/2017, no substitutivo a parlamentar  regulamenta a lei na cidade de Curitiba.

 

Texto: José Lazaro Jr. Colaborou a estudante de Jornalismo Alana Thaís Staidel.
Revisão: Michelle Stival da Rocha
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira