Notas da sessão plenária de 3 de dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 03/12/2019 13h00, última modificação 12/11/2021 07h37

Autos de Natal I
Julieta Reis (DEM)  destacou a realização, a partir das 19h30 desta terça-feira (3), de dois Autos de Natal nas escadarias do Palácio Rio Branco: “A Anunciação do Anjo Gabriel” e o “Auto do Nascimento: O Sentido do Natal” (saiba mais). Também haverá apresentações nos dias 10 e 17 de dezembro. Paralelamente, lembrou a vereadora, a praça Eufrásio Correia receberá uma feira gastronômica, com food trucks.

Autos de Natal II
“Curitiba será a capital do Natal do Brasil”, disse ela. Os Autos de Natal, apontam a parlamentar, integram as atividades de revitalização da Eufrásio Correia: “Parabéns ao presidente Sabino Picolo [DEM] por esta intervenção [junto ao prefeito Rafael Greca]”. Lembrando da história do Palácio Rio Branco, Julieta Reis defendeu uma nova sede para a CMC. “O edifício tem que ser conservado como patrimônio deste estado, desta cidade”, argumentou.

“Feliz aniversário”
Vereadora mais idosa do Brasil, Dona Lourdes (PSB) comemora, nesta terça-feira (3), o 92º aniversário. Um dos vereadores a cumprimentá-la pela data foi Bruno Pessuti (PSD). “Dona Lourdes é um exemplo de dedicação, de mulher pública. Sempre a primeira a chegar e a última a sair. É um exemplo a todos os brasileiros e brasileiras”, afirmou. (Foto 1)

Tarifa diferenciada
“A prefeitura anunciou [nessa segunda-feira, dia 2] mais cinco linhas que receberão a tarifa diferenciada”, salientou Bruno Pessuti (PSD), autor da lei municipal 15.508/2018, de setembro passado. A tarifa de R$ 3,50, das 9h às 11h e das 14h às 16h, também será adotada nas linhas Vila Sandra, Dom Ático, Novo Mundo, São Braz e Lindoia. “Vai beneficiar muito a população”, elogiou. Para Pessuti, o transporte coletivo avançaria ainda com a criação do bilhete único, também autorizado pela lei - por meio de assinatura mensal, por exemplo.

Dezembro Verde

“Não existe justificativa para o abandono. Vai viajar? Você tem que se organizar”, disse Fabiane Rosa (DC), ao pedir apoio para a divulgação do Dezembro Verde. É de sua iniciativa a lei municipal 15.309/2018, que incluiu a data no calendário oficial de eventos de Curitiba. “É um mês em que a gente [protetores de todo o país] faz ações para combater abandono. Temos mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil”, acrescentou. “O abandono, além de ser crime, é cruel”, alertou a vereadora.

Registro profissional
Herivelto Oliveira (Cidadania) alertou à medida provisória 905/2019, de novembro passado, que institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo e acaba com a obrigatoriedade do registro profissional de jornalistas e de outras profissões. Jornalista profissional desde 1987, graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o vereador disse que a faculdade “não é perfeita”, mas permite o aprendizado com colegas, professores, do discernimento e da ética. “O que equivale dizer que qualquer adolescente, qualquer pessoa, pode exercer a função de jornalista”, ponderou.

Dia da PcD
Presidente da Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência da CMC, Pier Petruzziello (PTB) registrou a comemoração, nesta terça-feira (3), do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Ele representou a Casa em evento da Prefeitura de Curitiba, alusivo à data.

Piá Bom de Bola
Em plenário, Toninho da Farmácia (PDT) pediu o apoio dos vereadores aos votos de congratulações e aplausos à equipe de futebol masculino do Colégio Estadual Algacyr Munhoz Maeder, que conquistou o 2º Lugar no Torneio Piá Bom de Bola, como é conhecida a disputa desta categoria nos Jogos Escolares de Curitiba (077.00530.2019). “Tiveram uma brilhante atuação”, elogiou ele.

Pavimentação asfáltica

À Prefeitura de Curitiba, Tico Kuzma (Pros) pergunta se existe algum projeto para a pavimentação da rua Nestor Pereira Habkost, no trecho entre a divisa de Araucária e a empresa Essencis Soluções Ambientais, na CIC (062.00617.2019). Segundo ele, o pedido de informações “é uma solicitação dos funcionários das empresas da região”.

Cartão-transporte
“A lei 14.718/2015 está sendo cumprida, tendo as emissões de cartão-transporte, conforme determina a norma?”, pergunta Rogério Campos (PSC), à Prefeitura de Curitiba e à Urbs (062.00620.2019). A norma é de sua iniciativa e pretende facilitar o acesso da pessoa com deficiência à meia-entrada, por meio de identificação no verso do cartão-transporte isento.

Veículos oficiais
De Dalton Borba (PDT), a Prefeitura de Curitiba receberá pedidos de informações oficiais sobre a locação de veículos pela administração pública municipal direta e indireta (062.00618.2019). Ele quer, por exemplo, a cópia dos contratos, custos individualizados e se existem veículos sem identificação. À Secretaria Municipal da
p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 115%; }a:link { }Educação (SME), o vereador pergunta (062.00619.2019) sobre as crianças, de 0 a 5 anos, matriculadas e na fila de espera dos Centros de Educação Infantil (CEIs, conveniados ao Executivo) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Terreno no Umbará
Marcos Vieira (PDT) questiona a situação fiscal de terreno localizado na rua Romário Gonçalves, em frente ao número 172, no bairro Umbará (062.00622.2019). “Quais os dados constantes no cadastro imobiliário junto ao Departamento de Patrimônio? Trata-se de imóvel particular ou de próprio do Município? Existem limitações urbanísticas para edificação, uso e ocupação do imóvel?”, completa.