Comissão de Pontes e Viadutos debate duplicação do Viaduto do Orleans

por Assessoria Comunicação publicado 03/12/2019 15h35, última modificação 12/11/2021 08h06
A Comissão Especial de Avaliação de Pontes e Viadutos da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se reuniu com técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR) e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) para discutir a duplicação do Viaduto do Orleans, localizado na regional de Santa Felicidade. Em reunião iniciada às 12h, os vereadores tomaram conhecimento do andamento para início da obra, já garantida pela Prefeitura de Curitiba e pelo Governo do Estado. 
 
>> Confira mais fotos da reunião técnica no Flickr da Câmara Municipal de Curitiba.
 
O presidente da Comissão de Pontes e Viadutos, Mauro Ignácio (PSB), destacou que “foi informado nessa reunião que o estudo já está pronto e está faltando uma validação da concessionária CCR Rodonorte. Esperamos dar celeridade nisso para que, no inicio do ano, tenha inicio o projeto-executivo e a licitação que será com o dinheiro do Governo do Estado, para que em breve tenhamos a duplicação do viaduto do Orleans”, disse. 
 
Segundo ele, a obra “é uma necessidade antiga, estamos há seis anos tratando desse assunto. Sabemos que é uma prioridade do governador Ratinho Junior e também do prefeito Rafael Greca, e queremos saber em que pé está essa situação”, apontou. Ignácio lembrou ainda que “aquele viaduto está estagnado há alguns anos e há necessidade, sim, de uma medida urgente para resolver o fluxo grande daquele local. Precisamos viabilizar esse projeto e assim executar a obra necessária de um custo aproximado de 30 milhões”. 

O relator da Comissão Especial de Avaliação de Pontes e Viadutos da CMC, Bruno Pessuti (PSD), anunciou que os vereadores farão uma inspeção no local, junto com os engenheiros do Instituto de Engenharia do Paraná e da Universidade Federal do Paraná, “para verificar se está em boas condições, e nós acreditamos que ele possa estar sim”. A data previamente agendada é no dia 12 deste mês. 

O presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Gilson Santos, garantiu o recurso para contratação do projeto-executivo para a abertura da licitação para a obra. “Importante o encontro aqui reunindo a Câmara dos Vereadores, pela Comissão de Pontes e Viadutos, no DER. É uma determinação do governador do Estado, Ratinho Júnior, para que a gente acompanhe principalmente a questão do Viaduto do Orleans. Há toda disposição do governo em relação ao projeto-executivo em finalmente dar à população essa obra tão importante em Curitiba”, afirmou. 

O técnico do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) Fabiano Losso explicou que o estudo para a duplicação do Viaduto do Orleans está pronto e já foi aprovado e divulgado publicamente (leia mais). Também participaram da reunião os vereadores que integram a comissão especial Cacá Pereira (DC), Maria Manfron (PP), Oscalino do Povo (Pode), Professor Silberto (MDB) e Serginho do Posto (PSDB), além de Mauro Bobato (Pode); representantes do DER-PR, diretor-geral Fernando Furiatti Saboia, diretor de operações Plínio Vivan Filho, diretor técnico Luiz Carlos de Cristo e o chefe do departamento de Fomento Municipal da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná Sérgio Moreira Gomes; além do diretor da Comec, Felipe Constantino. 

Comissão de Pontes e Viadutos
A Comissão Especial para Avaliação de Pontes e Viadutos foi criada há duas semanas, com o objetivo de vistoriar a segurança dessas estruturas, avaliar o impacto viário na região, estabelecer um catálogo oficial e concluir um relatório final para enviar para providências da Prefeitura de Curitiba. Os vereadores fizeram a primeira diligência na última sexta-feira, quando visitaram uma ponte no Tingüi e o Viaduto do Colorado (leia mais). 

A comissão também abriu canais para que a população faça contribuições ao identificar algum problema nas pontes e viadutos da cidade. Um site foi desenvolvido especialmente para o trabalho dessa comissão. E as pessoas podem utilizar as redes sociais, postando fotos e vídeos com a #ponteseviadutoscuritiba. 

“As pessoas estão convidadas a enviar fotos e fazer denúncias. Compartilhem, passem isso para os seus amigos, para os seus vizinhos, para que todo mundo possa participar e para que a gente possa fazer um bom trabalho e evitar que uma tragédia ocorra na cidade de Curitiba, assim como já aconteceu em outros lugares com quedas de pontes e viadutos”, disse o relator Bruno Pessuti.

Pessuti ainda revelou, nesta terça-feira, que a comissão pediu “de maneira oficial um relatório de todos os viadutos que são de responsabilidade do DER que estão localizados na cidade de Curitiba, para tornar essas obras de engenharia de conhecimento da população, para que as pessoas saibam onde estão viadutos, o ano que foram construídas, quem foram os responsáveis pela construção e o estado de conservação desses viadutos”.