Notas da sessão plenária de 21 de fevereiro

por Assessoria Comunicação publicado 21/02/2018 11h50, última modificação 26/10/2021 08h09

Informática I
O vereador Goura (PDT), no horário do partido, repercutiu nota publicada no blog Contraponto sobre acordo judicial da Prefeitura de Curitiba com o ICI (Instituto Cidades Inteligentes). “A Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação sequer foi notificada [da negociação]. Não é possível que ocorra sem transparência. Eu soube pela imprensa”, reclamou o parlamentar. Diz ele que, nesse acordo, o Executivo receberia R$ 24 mi e os códigos-fonte – isso implicando em “perdão de dívida” para com a empresa, que foi acionada judicialmente por um valor maior. (Foto 1)

Informática II
No horário da liderança da oposição, Professora Josete (PT) retomou o assunto para criticar gestões anteriores da Prefeitura de Curitiba por terem contrato os serviços de informática do ICI sem a previsão de acesso aos códigos-fonte. “Daria para contratar os mesmos serviços com valor menor”, disse a vereadora. Para a vereadora, a gestão pública fica fragilizada quando não detém a autonomia dos seus sistemas de informática. (Foto 2)

Em tramitação
Começou a tramitar na Câmara Municipal, com a leitura no pequeno expediente da sessão de hoje, projeto de lei para denominar logradouro público de Curitiba como Janira de Oliveira Xavier (008.00002.2018). Segundo o autor da proposição, Sabino Picolo (DEM), ela nasceu em Poções (BA) e chegou à capital paranaense aos 30 anos de idade. Trabalhou pela comunidade da Vila Barigui, na CIC, até seu falecimento, em fevereiro deste ano.

Pedido de informações I

Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Mauro Ignácio (PSB) questiona se o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc) manteve o projeto para a correção de curva na rua João Azolin, confluência com a Nicolau José Gravina, no bairro Santa Felicidade (062.00077.2018). O vereador ainda quer saber o orçamento e o cronograma previstos para as obras.

Pedido de informações II

Ignácio também é autor de pedido de informações a outros órgãos, lido no pequeno expediente, que questiona o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) sobre o andamento da licitação para as obras do Contorno Sul de Curitiba, incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (074.00005.2018). Segundo o parlamentar, o restauro e o aumento da capacidade da rodovia haviam sido anunciados 2014, com orçamento de R$ 400 milhões.

Votos de congratulações
Julieta Reis (DEM) destacou seu voto de congratulações a Tadeu Kawalec, conhecido como Tadeu do Pierogi, pela ordenação como diácono, no último sábado (17), na Paróquia São João Batista (077.00027.2018). “A Feira de Artesanato [do Largo da Ordem] começou com poucas pessoas, entre elas o Tadeu. Ele é o primeiro feirante designado diácono permanente da Igreja Católica. Fui na ordenação, lá na Vila Sandra, e muitos feirantes estavam lá, dando apoio a ele. A Feira de Artesanato hoje [está] abençoada. Pela cultura, pela comida, e porque hoje temos o Tadeu do Pierogi como diácono”, comentou. (Foto 3)

Presença
Goura (PDT) registrou a presença em plenário do advogado e contador Luis Molossi, que é candidato a uma das quatro cadeiras da América do Sul na Câmara dos Deputados em Roma. Molossi concorre pelo MAIE, Movimento Associativo Italiani all Estero. O vereador afirmou que o político “representa as pautas populares dos cidadãos ítalo-brasileiros”. (Foto 4)