Notas da sessão plenária de 2 de março

por Fernanda Foggiato — publicado 02/03/2021 16h55, última modificação 02/03/2021 16h54
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros e outros conteúdos.
Notas da sessão plenária de 2 de março

Notas da sessão plenária da CMC do dia 2 de março. (Arte: Laura Pereira/CMC)

Pavilhão da Cura

De Alexandre Leprevost (Solidariedade), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou indicação à Prefeitura de Curitiba e à Urbs para a implantação de ponto de táxi provisório do parque Barigui, próximo ao Pavilhão da Cura (203.00067.2021) Para o vereador, a medida trará mais “conforto, segurança e agilidade” às pessoas que vão ao local para se vacinarem, em especial aos idosos, que hoje precisam caminhar “alguns quilômetros” para embarcar. “Tenho recebido algumas sugestões e reclamações de taxistas, que não estão conseguindo entrar no parque Barigui, devido à organização da vacinação, para pegar as pessoas”, justificou o autor.

PEC Emergencial I

Professora Josete e Carol Dartora, ambas do PT, criticaram a PEC 186/2019, conhecida como PEC Emergencial, que tramita no Congresso. Para a primeira vereadora, a afirmação de que a desvinculação de recursos da saúde e da educação para a garantia de mais três meses de auxílio é emergencial “é uma grande mentira” e ameaça o serviço público no país. “O governo federal pode retirar de outros setores, mas não pode destruir nossa Constituição Federal e acabar com os recursos vinculados para a saúde e a educação”, opinou.

PEC Emergencial II

Ainda para Professora Josete, uma eventual aprovação da proposta geraria muito mais recursos que os necessários para mais três meses de auxílio à população em situação de vulnerabilidade. “A gente precisa de auxílio emergencial e a gente precisa de vacina”, disse Carol Darora, também contrária à desvinculação das receitas da saúde e da educação ou ao corte de investimentos nessas áreas em meio à pandemia da Covid-19.

Minuto de silêncio

Toninho da Farmácia (DEM) lamentou o falecimento, nessa segunda-feira (1º), do músico gospel Benedito Felizardo, aos 70 anos de idade, em decorrência de um AVC. “Um dos maiores compositores das músicas sertanejas evangélicas, da música gospel. Um dos maiores cantores do nosso estado do Paraná”, destacou. “É um dia de muita tristeza.” O vereador pediu um minuto de silêncio em homenagem a Felizardo.

Retirada de projeto

Em requerimento à Mesa, Professor Euler (PSD) retirou projeto de lei de sua iniciativa que determinava aos responsáveis legais pelos condomínios residenciais, conjuntos habitacionais e congêneres a notificação dos casos de violência ocorridos em suas dependências (005.00013.2021). Conforme a justificativa, o vereador diz que a proposta é “dispensável” por já existir lei estadual sobre o tema (072.00023.2021).