Notas da sessão plenária de 1º de junho

por Fernanda Foggiato — publicado 01/06/2021 15h15, última modificação 01/06/2021 15h15
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Notas da sessão plenária de 1º de junho

Notas da sessão plenária da CMC do dia 1º de junho. (Arte: Arquivo/CMC)

Transporte coletivo

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (Pros), lembrou que parte da sessão desta quarta-feira (2) será reservada ao presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto (saiba mais). Por proposição de Marcelo Fachinello (PSC), ele vai falar da gestão do transporte coletivo durante a pandemia. “Havendo tempo”, segundo Kuzma, os vereadores poderão fazer questionamentos ao convidado. 

Junho Branco I

Começa hoje o Junho Branco”, destacou Ezequias Barros (PMB), autor da lei municipal 15.439/2019, que instituiu o mês de prevenção e conscientização ao uso de drogas. A programação do Junho Branco foi apresentada, na sessão plenária de 19 de maio, pelo ex-vereador Thiago Ferro, responsável pelo Departamento de Política Sobre Drogas da capital.

Junho Branco II

Todos os dias a gente recebe pedido de internação nas comunidades terapêuticas”, apontou Ezequias Barros, que presidiu, na legislatura passada, a Frente Parlamentar contra as Drogas da CMC. “Muitas vezes é um caminho sem volta. Muitos perdem a vida, muitos acabam se entregando às drogas.” 

Imóvel desocupado

Sidnei Toaldo (Patriota) pergunta à Prefeitura de Curitiba se existe algum projeto para imóvel que faria parte do patrimônio público público municipal, localizado na rua Luiz Homann, próximo ao número 194, no bairro São Braz (062.00296.2021). Segundo o vereador, “o local está desocupado, podendo ser invadido ou até mesmo servir de abrigo para usuários de drogas, trazendo risco para os moradores da região”. 

Obras públicas

A rua José Perussi [no Butiatuvinha] faz parte da listagem para implantação de asfalto pelo programa Asfalto no Saibro, da Prefeitura Municipal de Curitiba?”, aponta Mauro Ignácio (DEM). Ele questiona o custo para implantação de saibro na referida via e se existiria algum impedimento legal (062.00297.2021). Segundo o vereador, a solicitação é uma demanda antiga dos moradores da região.