Portadores de necessidades especiais podem ter benefício

por Assessoria Comunicação publicado 30/09/2005 16h50, última modificação 01/06/2021 15h17
Projeto de lei que  torna obrigatória a adaptação e instalação de banheiros públicos e de fácil acesso para portadores de necessidades especiais em parques e bosques da cidade foi apresentado na Câmara de Curitiba. A proposta, de autoria do vereador Custódio da Silva (PRTB), determina que o prazo máximo concedido para a adequação da medida é de 120 dias.
Segundo o parlamentar, conforme estudos realizados nas associações de representantes das pessoas portadoras de necessidades especiais, constata-se que as dificuldades ao acesso e a falta de banheiros adaptados nos bosques e parques da cidade são fatores que impedem o portador de necessidades especiais e familiares de usufruírem os benefícios que essas áreas oferecem.
Lei Federal de 2000 determina que “os banheiros de uso público existentes ou a construir em parques, praças, jardins e espaços livres públicos deverão ser acessíveis e dispor, pelo menos, de um sanitário e um lavatório que atendam às especificações das normas técnicas da ABNT”.
“Curitiba está no ranking das dez melhores cidades para se viver no Brasil, devido à sua localização, clima, infra-estrutura privilegiada, arquitetura e planejamento e sustenta o título de "Cidade Ecológica ", pela preservação de grandes áreas verdes, belíssimos parques e bosques, como Parque Tanguá, Barigüi, Barreirinha, Ópera de Arame, Jardim Botânico,  Bosque do Papa, entre outros”, justifica o parlamentar. Custódio acrescenta que, na prevenção de doenças cardiovasculares, respiratórias, hipertensão, a indicação médica quase sempre é  a caminhada, por ainda ser um esporte que não traz ônus ao praticante, “por isso é necessária a aprovação do projeto, tendo em vista o benefício que trará para essa classe já tão distanciada da sociedade curitibana”, diz.