Notas da sessão plenária de 18 de dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 18/12/2018 16h40, última modificação 03/11/2021 10h33

Natal Solidário
No pequeno expediente da sessão plenária desta terça-feira (18), Toninho da Farmácia (PDT) exaltou o trabalho natalino promovido na Vila Verde, no bairro CIC. “A Ariane e o Cláudio montam o natal solidário com milhares de garrafas pet. Tudo é feito com esse material.” De acordo com o vereador, a iniciativa é apoiada pelo comércio local e por duas empresas, o que possibilita que as crianças que visitam o local ganhem doces e cachorros-quentes. “É um trabalho muito bonito, esse natal sustentável, que ocorre mesmo debaixo de chuva. Parabéns à Ariane e ao Cláudio”, complementou. (Com foto)

Regularização fundiária
Toninho da Farmácia (PDT) também agradeceu ao prefeito Rafael Greca, ao vice Eduardo Pimentel, ao presidente da Cohab, José Lupion Neto, e ao presidente da Curitiba S.A, Bruno Rocha, pelo debate envolvendo questões de regularização fundiária na Cidade Industrial. “Todas as pessoas interessadas em fazer escrituras já o estão fazendo. A Vila Verde está regularizada. Muitas pessoas às vezes, com maldade, criticam dizendo que está ficando caro, que tem de pagar de novo o terreno. Isso é errado. Ninguém tem de pagar terrenho nenhum de novo. Quem quitou o terreno já está pago. Só vai pagar a escritura”, esclareceu o parlamentar.

Segundo turno
Com 32 votos positivos, o plenário aprovou em segundo turno o projeto de lei de Pier Petruzziello (PTB) que declara de utilidade pública a ONG Assistencial a Crianças Carentes Portadoras com Câncer, Leucemia e Paralisia Cerebral (ACEPP) (014.00017.2018). Também em segunda votação, com 31 votos favoráveis, foi acatado o projeto de Julieta Reis (DEM) que denomina de Clotilde de Lourdes Branco Germiniani um dos logradouros públicos de Curitiba (009.00031.2018). Ambas as propostas seguem para sanção do prefeito Rafael Greca.

Emendas
Requerimento de Mestre Pop (PSC) lido no pequeno expediente solicita à Prefeitura de Curitiba informações sobre emendas alocadas no orçamento desse ano que não foram pagas (062.00699.2018). Ele se refere especificamente à emenda orçamentária de sua autoria 308.00218.2017, relativa às escolas municipais Helena Kolody e Joana Raksa, localizadas respectivamente no Tatuquara e no Caximba. “Como uma das funções do Legislativo é a observação e fiscalização da aplicação dos recursos públicos, solicito que nos seja dado um retorno sobre a problemática acima”, justifica.

Ausência do país
Em requerimento à Mesa Diretora, Paulo Rink (PR) informa a realização de viagem particular, com recursos próprios, ao Paraguai e à Argentina – entre os dias 29 de dezembro e 2 de janeiro (041.00008.2018). “A viagem é por motivo particular e não haverá ônus para a Câmara Municipal de Curitiba ou para a municipalidade”, explica o documento. A comunicação de ausências do país é prevista pelo Regimento Interno da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).