Notas da sessão plenária de 16 de junho

por Fernanda Foggiato — publicado 16/06/2021 16h19, última modificação 16/06/2021 16h19
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Notas da sessão plenária de 16 de junho

Notas da sessão plenária da CMC do dia 16 de junho. (Arte: Arquivo/CMC)

Prazo para emendas
A sessão desta quarta-feira (16) foi a última de três consecutivas em que mensagem do Executivo constou na ordem do dia para o recebimento de emendas. O projeto solicita o aval dos vereadores para a abertura de crédito adicional especial, de R$ 70 mil, à Casa da Mulher Brasileira (013.00002.2021). A análise das propostas de lei orçamentárias, antes da deliberação em plenário, compete à Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da CMC, que é presidida por Serginho do Posto (DEM).

Sessão solene
Nori Seto (PP) lembrou da realização de sessão solene nesta sexta-feira (18), a partir das 19 horas, para marcar os 113 anos da imigração japonesa no Brasil. “Todos os anos, no dia 18 de junho, nós fazemos questão de enaltecer a saga dos imigrantes pioneiros que aqui chegaram”, afirmou o propositor do evento. “Que essa data represente o renascimento da esperança, da superação dos desafios, das dificuldades, dos medos.” O evento será transmitido pelas redes sociais da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), em tempo real.

Registros e pesar I
Noemia Rocha (MDB) destacou a entrega, nessa terça-feira (15), de votos de congratulações e louvor da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) à Igreja Assembleia de Deus, pelos 110 anos de fundação no Brasil. O líder do prefeito, Pier Petruzziello (PTB), registrou a participação do vereador de Pinhais Renan Ceschin (Pode) na sessão remota.

Registros e pesar II
O presidente do Legislativo, Tico Kuzma (Pros), agradeceu a Mesa Diretora pela condução da sessão plenária dessa terça, da qual se ausentou por viagem, devido ao falecimento de Sandro Moecke, seu cunhado.Também agradeceu a colaboração dos servidores e todos os sentimentos transmitidos. A pedido de Oscalino do Povo (PP), o plenário observou um minuto de silêncio em homenagem a Altevir Gama, falecido nessa quarta (16).

Pandemia da Covid-19 I
Em pedido oficial de informações à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Dalton Borba (PDT) pergunta sobre o estoque de vacinas para a segunda aplicação e as articulações para que a cidade e o Paraná receba mais doses (062.00320.2021). “Qual a justificativa técnica para Curitiba não divulgar, com maior prazo, o cronograma de imunização contra a Covid-19, como diversos municípios pelo Estado e pelo país tem feito?”, completa a proposição.

Pandemia da Covid-19 II
Em outro requerimento, Dalton Borba direciona os questionamentos à Secretaria Municipal da Educação (SME). O vereador indaga a efetividade de dados de que seria não houve evasão em 2020, em meio à pandemia, considerando “que inúmeros alunos não têm acesso à internet e à televisão, para o devido acompanhamento das aulas [remotas]” (062.00321.2021).