Notas da sessão plenária de 15 de dezembro

por Fernanda Foggiato e Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 15/12/2021 14h10, última modificação 15/12/2021 14h59
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Notas da sessão plenária de 15 de dezembro

Notas da sessão plenária da CMC de 15 de dezembro. (Arte: Arquivo/CMC)

Ranking de Competitividade I
Amália Tortato (Novo) apresentou o segundo Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Política (CLT). A vereadora explicou que o estudo considera as 411 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, dentro de três dimensões (economia, instituições e sociedade), 13 pilares (com diferentes pesos temáticos) e 65 indicadores. 

Ranking de Competitividade II
“Curitiba se encontra, entre as capitais, em quarto lugar [no ranking]. Na Região Sul, em segundo lugar. Em todo o país, em sexto lugar”, apontou Amália. Apesar da boa colocação, uma abaixo, nna colocação geral, em relação a 2020, ela chamou a atenção à queda de posições em dois pilares avaliados: qualidade da educação e sustentabilidade fiscal. 

Carnaval 2022
Eder Borges (PSD) reforçou o posicionamento sobre o Carnaval do próximo ano. “Eu sempre briguei pelo não fechamento do comércio. Logo, não vou brigar para que não haja Carnaval”, disse o vereador, antecipando que apresentará indicações ao Executivo contra a destinação de verbas públicas às celebrações na capital e para a liberação do uso da máscara ao ar livre. “Nós precisamos começar a questionar isso. Haja vista que diversos Municípios têm cortado verba pública para o Carnaval.” 

Musical Magnífico
Ezequias Barros (PMB) fez convite aos vereadores e assessores para o musical natalino “Magnífico”. A atividade será realizada nos dias 18 e 19 de dezembro, a partir das 19 horas, na Igreja Brasil para Cristo. “Graças a Deus estamos chegando ao final do ano numa condição melhor da pandemia”, agradeceu ele, na penúltima sessão plenária de 2021. 

Celebra 10
Osias Moraes (Republicanos) destacou a realização, em 9 de dezembro, do Celebra 10, “a noite Republicana no município de Curitiba”. “Foi um ano difícil, em que nós não podíamos nos reunir [pelas restrições em função da pandemia], nós que perdemos alguns amigos nessa caminhada”, afirmou. 

Visitas em plenário
A convite das vereadoras Amália Tortato e Indiara Barbosa, ambas do Novo, voluntários dos mandatos acompanharam a sessão plenária, nas galerias do Palácio Rio Branco. Tico Kuzma (Pros) registrou a visita do relações públicas Eduardo de Oliveira, do Hospital Nossa Senhora das Graças e Maternidade Mater Dei, que transmitiu mensagem de fim de ano aos vereadores. Denian Couto (Pode) destacou emenda coletiva aprovada à Mater Dei. Alexandre Leprevost (Solidariedade), Marcos Vieira (PDT) e Mauro Bobato (Pode) também frisaram a atuação do relações públicas e o trabalho dos hospitais.

Saúde mental*
Em pedido de informações às secretarias municipais de Recursos Humanos e da Saúde, Noemia Rocha (MDB) pergunta sobre o afastamento de servidores públicos durante a pandemia da covid-19, por diagnósticos relacionados à saúde mental (062.01039.2021). Em outra proposição, a vereadora solicita o levantamento dos contratos terceirizados na administração indireta de Curitiba, a exemplo da Urbs e da Cohab (062.01041.2021). 

Alvará de funcionamento*
Tito Zeglin (PDT) questiona o alvará de funcionamento de imóvel localizado entre as ruas Frei Orlando, Luiz Brambila e a Marginal da Linha Verde, no Tarumã, onde fica o Auto Shopping Curitiba. Os moradores da região vêm denunciando eventos clandestinos de motociclistas, motoboys e simpatizantes, promovidos no estacionamento do local (062.01038.2021). 

Unidades básicas*
De Denian Couto (Pode), pedido de informações pergunta sobre o número de unidades básicas de saúde atualmente em reforma no município. O vereador questiona quais são os equipamentos desativados para as obras, o cronograma para a finalização das mesmas e se serão contratados mais profissionais para atender a demanda (062.01040.2021). 

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC.

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.

Revisão: Fernanda Foggiato.