Notas da sessão plenária de 12 de dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 12/12/2016 14h25, última modificação 13/10/2021 09h49

“Lobistas do mal”
Chicarelli (PSDC) citou a repercussão de delação de ex-diretor da Odebrech e a relacionou à atuação de supostos “lobistas do mal” na Câmara Municipal de Curitiba. “Manchetes de hoje trazem informações que o governo Temer começa a balançar”, disse. O vereador afirmou ter presenciado a atuação de “lobistas do mal”, “da desgraça”, contra projetos positivos, de sua autoria, como proposições que pretendiam restringir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas. Apesar disso, avaliou que a situação está melhor do que era no começo da legislatura. (Foto 1)

Congresso de Câmaras I
Noemia Rocha (PMDB) falou sobre a representação da Casa, junto a Zé Maria (SD) e Carla Pimentel (PSC), no 9º Congresso Brasileiro de Câmaras Municipais, realizado entre os dias 6 e 8 de dezembro, em Brasília. “Tive a alegria de presenciar que questões que eles estão buscando implementar, como Ouvidoria, Escola do Legislativo, amplitude de comunicação, nós já temos. As palestras tinham como referencial a Câmara de Curitiba. Até a exposição feita aqui [Curitiba Ontem e Hoje] eles estavam incentivando a fazer”, afirmou.

Congresso de Câmaras II
Ainda de acordo com Noemia, ela se reuniu com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. “Conseguimos avançar. Ele vai liberar as emendas  federais em especial para o Hospital Evangélico e a Maternidade Mater Dei. Eu disse a ele: ou o ministério ajuda ou fecham as portas”, acrescentou. (Foto 2)

É penta!
“Quero fazer um anúncio: Curitiba foi pentacampeã dos Parajaps, os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná”, disse Felipe Braga Côrtes (PSDB), em registro ao final da sessão plenária desta segunda-feira (12). A cidade somou 177 pontos na 5º edição da competição e ficou à frente de Londrina (2º lugar, com 77 pontos) e Maringá (3°, com 73); vencendo nas modalidades atletismo, basquete em cadeiras de rodas, goalball, golf 7, natação e tênis de mesa.

Crédito à Urbs
Começou nesta segunda-feira (12) o prazo de três sessões consecutivas para a apresentação de emendas a uma mensagem de crédito suplementar de R$ 2 milhões, destinado à Urbs (013.00007.2016). Para ser levado a plenário, o projeto precisaria retornar à Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização e ser votado em sessões extraordinárias, já que as ordinárias, antes do recesso, devem se encerrar nesta quarta-feira (14). Caso contrário será arquivado devido ao final da legislatura.

Mestre Lima I
Mestre Pop (PSC) entregou votos de congratulações e aplausos a Laudelino de Lima, o Mestre Lima (077.00378.2016). Natural de Taquaritinga (SP), ele atualmente mora em Genebra, na Suíça, onde se dedica à difusão da capoeira e das tradições afro-brasileiras. Também é boxeador profissional e criador da modalidade denominada capboxe, que mescla os dois esportes. (Foto 3)

Mestre Lima II
O convidado elogiou a cidade e o trabalho de Pop com crianças. Segundo ele, há um projeto de trazer um campeonato internacional de capoeira a Curitiba em 2017. “Acho que todas as escolas deveriam ter aulas de capoeira. Ela dá um condicionamento físico que nenhum esporte proporciona e também oferece coordenação motora”, completou.

Questionamentos à prefeitura
Em pedido de informações à Prefeitura de Curitiba, Chico do Uberaba (PMN) faz perguntas sobre a execução de uma obra de aplicação de camada asfáltica em um trecho da rua Capitão Leônidas Marques, no bairro Uberaba (062.00355.2016). O vereador quer saber quem foi o responsável pelo projeto e a cópia do mesmo, as notas fiscais e se houve doação de materiais e insumos.