Notas da sessão plenária de 11 de setembro

por Assessoria Comunicação publicado 11/09/2019 13h20, última modificação 10/11/2021 09h08


Visita

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Sabino Picolo (DEM), e o vereador Tico Kuzma (Pros) receberam, durante a sessão plenária desta quarta (11), Paulinho Payakan, assessor da Coordenação de Informação e Ação da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social do governo do Estado do Paraná. A ideia é agendar uma visita do superintendente Mauro Rockenbach para tratar de assuntos inerentes à área, como “a visão inovadora do social no Paraná”. (Foto 1)

Em tramitação

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária, projeto de lei para declarar de utilidade pública municipal a Associação Moradias Canaã (014.00042.2019). Segundo o autor, vereador Tico Kuzma (Pros), a entidade atua nas áreas da assistência social e da educação. Dentre as atividades, ele destaca a representação da comunidade junto ao poder público e a promoção de atividades para crianças, adolescentes e idosos, como seminários e cursos.

Publicidade irregular

Requerimento de Tico Kuzma (Pros), acatado pelo plenário, adiou por mais 10 sessões o projeto de lei de sua iniciativa que pretende aplicar a multa por publicidade irregular à pessoa responsável por afixar o material, e não só mais ao anunciante (005.00060.2018, com o substitutivo 031.00007.2019). A justificativa é promover adequações no texto (085.00011.2019). A matéria havia sido retirada de discussão pelo autor, pela primeira vez, em março passado.

Verba publicitária
De Professor Euler (PSD), o Executivo receberá pedido de informações oficiais sobre despesas com publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas de caráter educativo, realizadas entre 2017 e 2019 (062.00440.2019). O vereador quer saber o gasto total e a discriminação conforme a verba para cada veículo de comunicação. Segundo ele, o objetivo é verificar se a lei municipal 13.732/2011, que determina a aplicação de no mínimo 20% da verba publicitária para peças educativas, está sendo cumprida.

Cemitério do Boqueirão
A manutenção e a limpeza do Cemitério do Boqueirão são mote de pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, proposto pelo vereador Professor Silberto (MDB). Ele também pergunta, com a justificativa que a demanda partiu da comunidade local, quais equipamentos são disponibilizados nas capelas mortuárias (062.00439.2019).

Tratamento ao alcoolismo I

“Alcoolismo é doença, mas tem tratamento e é preciso aumentar o acolhimento aos dependentes”, afirmou Mauro Ignácio (PSB). Vereador registrou a realização do seminário A Doença do Alcoolismo pelo ponto de vista profissional, realizado na última quinta-feira (5), no Teatro da Reitoria, pela Associação Paranaense de Psiquiatria. O vereador agradeceu a secretária de Saúde Marcia Huçulak e o presidente da FAS, Thiago Ferro, por terem enviado vários profissionais que trabalham no Município para participarem do evento.

Tratamento ao alcoolismo II

O parlamentar agradeceu à Rede Paranaense de Comunicação (RPC) por ter produzido matéria que tratou do tema e mostrou o trabalho do Poder Público e de entidades sociais, como o Alcoólicos Anônimos (AA), que acolhem e atendem pessoas dependentes do álcool. Mauro Ignácio lembrou que mais de quatro mil pessoas estão em atendimento nos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) mantidos pela Prefeitura de Curitiba e que serviços públicos e providos por organizações sociais trazem “prevenção e cura”. (Foto 2)

Homenagem
Ezequias Barros (Patriota) entregou votos de congratulações e aplausos (077.00286.2019) a Lidia Maria Calixtro, empresária que preside o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Lindóia. Segundo o vereador, Lidia trabalha há 45 anos como comerciante no bairro e se destaca por sua atuação como voluntária, tendo atuado por 9 anos em um grupo que faz e distribui comida a moradores de rua. “Ela faz um trabalho importante na área da segurança e ajuda em várias áreas a melhorar a vida do bairro, sempre buscando melhorias na infraestrutura local”. (Foto 3)