Notas da sessão plenária de 11 de dezembro

por Assessoria Comunicação publicado 11/12/2017 13h35, última modificação 25/10/2021 07h22

Fórum da Bicicleta
Goura (PDT) foi à tribuna para explicar que esteve ausente na semana passada pois compareceu ao Fórum Peruano da Bicicleta em Lima, no Peru, evento que antecede o 7º Fórum Mundial da Bicicleta (o 3º foi sediado em Curitiba). “Tive a grata surpresa de conhecer a cidade e tive também reuniões com a prefeitura daquele local”, disse o vereador que apresentou um protocolo para que Curitiba tenha uma relação de irmandade com a capital do Peru – principalmente na área de transporte. “Lima, que possui metrô, também possui políticas de incentivo ao uso da bicicleta”, lembrou. (Foto 1)

Cancelamento
A reunião extraordinária da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública, marcada para esta segunda-feira (11), após a sessão plenária, foi cancelada em virtude da prorrogação da própria sessão para esta tarde. A agenda foi  transferida para quarta-feira (13), no mesmo horário. Um dos projetos que serão analisados é de Tico Kuzma (Pros) e estabelece penalidades às agências bancárias do município que recusarem atendimento presencial a seus clientes (005.00319.2017).

Vulto Emérito
Foi lido em plenário o projeto de lei de Oscalino do Povo (Pode) que concede o título de Vulto Emérito de Curitiba a Milton Kerne (007.00004.2017). O homenageado é economista, mestre em ciências heráldicas e PhD em Museologia com enfoque em Heráldica Pública. Entre suas obras publicadas constam: “Municipalidade: Manual do Vereador”; “Municipalidade: Manual do Prefeito”; “Dicionário Brasileiro de Heráldica”; e “Ética na Política e Políticas Públicas em Rede”.

Retirada
Também lido no início da sessão, o requerimento de retirada de proposição sem parecer ou com parecer contrário (072.00136.2017) referente ao projeto da Comissão Executiva que disciplina a realização de benfeitorias necessárias, úteis e voluptuárias nos Gabinetes dos Vereadores da Câmara Municipal de Curitiba e a manutenção dos móveis e equipamentos neles localizados (004.00003.2017). Com isso, a matéria será retirada de tramitação.

Livro
Felipe Braga Côrtes (PSD) registrou a presença em plenário do inspetor da Guarda Municipal, Claudio Frederico de Carvalho. Ele veio à Câmara Municipal para divulgar o lançamento do livro “A evolução da segurança pública municipal no Brasil”, de sua autoria. O inspetor doou um exemplar do livro ao Poder Legislativo, que ficará disponível na biblioteca da instituição. (Foto 2)

Clássico
Maria Manfron (PP) informou que no final de semana foi realizada a final da série A do Campeonato Amador de Futebol de Curitiba, a famosa Suburbana. Segundo a parlamentar, a disputa final foi entre os times do Trieste e do Iguaçu, que fazem o tradicional clássico dos clubes da região de Santa Felicidade, sendo que o Iguaçu foi o campeão deste ano.