Notas da CMC: 9 temas abordados pelos vereadores neste 26 de março

por Fernanda Foggiato e Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 26/03/2024 15h40, última modificação 26/03/2024 15h51
Centenário do Athletico, Contorno Sul, respostas do Executivo e mais debates da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 9 temas abordados pelos vereadores neste 26 de março

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 26 de março de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta terça-feira (26).

Club Athletico Paranaense completa 100 anos*

“A nação rubro-negra está em festa, o Club Athletico Paranaense hoje completa 100 anos de existência”, comemorou Bruno Pessuti (Pode), durante fala no pequeno expediente da sessão plenária. "É um dos maiores clubes do Brasil e até mesmo da América Latina. Ao longo dos últimos anos, tem estado frequentemente nas melhores posições dos campeonatos que disputa”, elogiou o vereador. Mas não só isso, continuou, “é um dos maiores clubes do Brasil também na formação de atletas e formação de um futuro promissor desse esporte pentacampeão, que é o Brasil”. O vereador trouxe a camisa do volante Fernandinho, “um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro que hoje, com quase 39 anos de idade, ainda desempenha um futebol em alto nível”.

Obras asfálticas na marginal do Contorno Sul*

Mauro Ignácio (sem partido) pediu o apoio dos demais vereadores para a assinatura de convite à Via Araucária Concessionária de Rodovias, para que venha à Câmara de Curitiba e preste esclarecimentos sobre o contrato para as obras de asfalto na marginal do Contorno Sul. Esse trecho, explicou o parlamentar, “entrou na concessão de pedágio, agora a Via Araucária está no comando daquela estrutura e a previsão de obras, pelo que se sabe, é para daqui a cinco anos”. “É um convite à Via Araucária para que ela possa vir a este plenário explanar todo esse projeto, todas essas etapas, esse cronograma de obras que irão acontecer ao longo do contrato, e [a gente] poder exatamente informar à população que nos procura”, acrescentou Ignácio. Ele já havia levantado a discussão na semana passada.

>> Assista aos pronunciamentos na íntegra no YouTube da CMC.

Vereadora cobra resposta a questionamentos feitos à Prefeitura*

Indiara Barbosa (Novo) usou a tribuna para criticar as respostas do Executivo a requerimentos de pedidos de informações oficiais de sua autoria. “É o nosso trabalho, é um dos motivos para que nós fomos eleitos, que é fiscalizar e, principalmente, fiscalizar o Executivo. Mas nós temos muita dificuldade de fazer esse trabalho”, argumentou. A vereadora citou como exemplo questionamentos referentes à licitação para a compra de notebooks (062.00066.2024). “No edital há muito poucos dados, não conseguimos identificar os modelos, as categorias dos computadores que estão sendo comprados”, explicou. O ofício em resposta ao pedido de informações, segundo ela, copiou o que consta no edital. "Como essa resposta, nós recebemos várias outras, [...] nós queremos respostas [adequadas] para os nossos questionamentos”, complementou.

Vereador fala de reunião de filiação ao PRD*

Ezequias Barros, também no pequeno expediente, falou da reunião de filiação ao PRD (Partido da Renovação Democrática), na noite desta segunda-feira (25). “[Eu gostaria de] agradecer a todos que estiveram lá contribuindo com esse evento do PRD, agradecer ao presidente estadual Ricardo Franco e também ao presidente nacional Ovasco Resende, que têm nos dado essa condição de estar à frente do PRD de Curitiba, e o nosso pensamento, a nossa ideia, o nosso trabalho será para que a gente possa realmente fazer diferença”, declarou. As mudanças de partidos dependem do comunicado oficial ao Departamento de Processo Legislativo (Deprole) por parte dos parlamentares.

Visita do presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco*

O presidente Marcelo Fachinello (Pode) registrou a visita e deu as boas-vindas ao presidente da Câmara Municipal de Pato Branco (CMPB), Eduardo Dala Costa (MDB). Ele esteve na Casa a convite do vereador Leonidas Dias (Pode).

Multas aplicadas pela Copel são tema de pedido de informações

Em pedido externo de informações oficiais, direcionado à Copel, Mauro Ignácio (sem partido) pergunta sobre as multas aplicadas às empresas prestadoras de serviços e às operadoras de telefonia. O questionamento abrange as infrações entre 2021 e 2023 pelo descumprimento de previsões legais e contratuais quanto aos cabos instalados nos postes de energia elétrica de Curitiba (074.00012.2024). Após novo óbito de motociclista, a fiação inservível foi tema de discussão na Câmara Municipal, nas últimas sessões.

Vereador pergunta sobre a merenda dos Cmeis de Curitiba

À Prefeitura de Curitiba, requerimento de Professor Euler (MDB) pede informações sobre a alimentação servida nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). O vereador quer saber, por exemplo, qual é a empresa fornecedora, se existe a supervisão por nutricionistas, quantas refeições são servidas e se os alunos podem repetir a merenda (062.00277.2024). Em outra proposição, o vereador questiona o Executivo sobre a erosão de córrego no bairro Boa Vista (062.00278.2024).

Questionada a revitalização de praça no bairro Boqueirão

Marcos Vieira (PDT) é autor de pedido de informações oficiais para o Departamento de Praças e Parques, vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). O vereador indaga se existe algum planejamento para revitalizar a praça Padre Agostinho Legros, no bairro Boqueirão, inclusive a academia ao ar livre que funciona naquele espaço (062.00276.2024).

Abertura de rua e canalização de córrego são tema de requerimento

Requerimento do vereador Nori Seto (PP) pede informações sobre a abertura da rua Catarina Basso Brunetti, no bairro São Braz, e a canalização do córrego localizado no trecho final daquela via (062.00279.2024). Os questionamentos são direcionados ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Nicole Thessing**, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques