Notas da CMC: 8 temas que repercutiram em Curitiba neste 11 de outubro

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 11/10/2023 15h41, última modificação 11/10/2023 15h41
Campanha Outubro Rosa, futebol feminino no Natal Solidário e outros temas debatidos hoje na Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 8 temas que repercutiram em Curitiba neste 11 de outubro

Notas da sessão plenária do dia 11 de outubro. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da CMC registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos do plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Campanha Outubro Rosa de combate ao câncer de mama*

Ezequias Barros (PMB) lembrou os parlamentares do início da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. “Sempre cito o caso de minha esposa, que em 2008 foi diagnosticada com câncer de mama. E o diagnóstico precoce foi fundamental para salvar sua vida”, lembrou Ezequias. Mundialmente reconhecida, a campanha hoje é a principal ação na área e coincide com a realização de mutirões no SUS para detecção de casos precoces. “É de extrema importância os exames preventivos”, alertou o parlamentar. A Câmara Municipal de Curitiba (CMC), em parceria com o Hospital Erasto Gaertner (HEG), vai promover uma ação que disponibilizará atendimentos com uma equipe especializada em oncologia na Praça Eufrásio Correia. “O cuidado é muito importante”, finalizou.

Natal solidário de 2023 vai ter futebol feminino*

A campanha solidária que promoveu uma partida de futebol entre vereadores de Curitiba e de São José dos Pinhais foi lembrada pela vereadora Maria Leticia (PV) nesta quarta-feira (11) na CMC. “Essa iniciativa partiu da Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba [ASCMC], em parceria com a Fundação Club Athletico Paranaense [Funcap], em que, juntas, fizeram a distribuição de 10 mil brinquedos arrecadados na campanha a projetos sociais apoiados pelo clube”, recordou a parlamentar. A campanha de 2023 tem como objetivo arrecadar 20 mil brinquedos. “Este ano nós mulheres estaremos presentes em campo”, disse Maria Letícia. “Faço uma convocação às servidoras desta Casa para se organizem, montem suas equipes e participem desta linda campanha que alegra e ilumina o Natal de crianças que vivem em situação de vulnerabilidade”, finalizou.

Caminhada pela vida e contra o aborto*

Uma linda caminhada pela vida aconteceu no último final de semana” comemorou o vereador Oscalino do Povo (PP), em plenário, relatando que, simultaneamente, mais de 60 cidades realizaram a Caminhada pela Vida e Contra o Aborto, no último domingo (8). O ato em defesa do nascituro foi promovido pela Rede Nacional pela Defesa da Vida e da Família (Rndvf). “Foi uma grande mobilização nacional, para sensibilizar os governantes que a legislação sobre o aborto, cabe ao poder legislativo”, disse Oscalino.

Serviços de fretamento e alvarás de publicidade concedidos em Curitiba*

Dois requerimentos do vereador Professor Euler (MDB) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro solicita informações sobre a regulamentação do serviço de fretamento no município (062.00801.2023); enquanto o segundo pede esclarecimentos sobre o número de alvarás de publicidades concedidos em 2023 (062.00802.2023).

Fundo Municipal de Prevenção as Drogas*

Os investimentos e os valores atualmente disponíveis para o desenvolvimento da Politica Pública Sobre Drogas fazem parte do pedido de informações (062.00803.2023) à Secretária Municipal de Defesa Social e Trânsito (Setran) por parte do vereador Marcos Vieira (PDT).

Projeto arquitetônico das bancas de revistas em Curitiba*

Nori Seto (PP) pede informações à Prefeitura de Curitiba sobre o projeto de implantação do Domo como estrutura de cobertura nas bancas de jornais e revistas no município, bem como a localização desses estabelecimentos (062.00800.2023).

Café da manhã com representantes do Hospital São Vicente*

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, nesta quarta-feira (11), o diretor do Hospital São Vicente, Charles London. Agendado pela Comissão de Saúde e Bem-Estar Social, o encontro faz parte das reuniões para articular emendas coletivas às instituições filantrópicas que prestam serviço ao SUS da capital.

Vereador de Joinville visita Curitiba*

Foi registrada a presença em plenário, pelo presidente Marcelo Fachinello (Pode), do vereador da cidade de Joinville (SC), Cláudio Aragão (MDB).

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques