Jogo solidário na Arena arrecada mais de 10 mil brinquedos

por Fernanda Foggiato e Sophia Gama* | Revisão: Alex Gruba — publicado 12/12/2022 11h20, última modificação 10/11/2023 15h52
Iniciativa foi realizada pela Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC).
Jogo solidário na Arena arrecada mais de 10 mil brinquedos

Os brinquedos foram doados à Funcap, que contemplará diferentes projetos sociais. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Cerca de 3 mil pessoas passaram pelo estádio Joaquim Américo Guimarães, a Arena da Baixada, no último sábado (10), para acompanhar os jogos solidários entre vereadores da capital e de São José dos Pinhais, servidores das Casas Legislativas e outras equipes. A iniciativa partiu da Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC), em parceria com a Fundação Club Athletico Paranaense (Funcap), que distribuirá os mais de 10 mil brinquedos arrecadados na campanha a projetos sociais apoiados pelo clube. 

O dinheiro arrecadado com as inscrições dos jogadores foi destinando à compra dos brinquedos. A torcida também contribuiu: a entrada foi a doação de um brinquedo, mas também era possível realizar a doação em dinheiro. No dia 30 de novembro, 350 brinquedos já haviam sido entregues à Funcap, em cerimônia na Arena. 

“A Funcap tem um trabalho muito relevante dentro de Curitiba, onde presta assistência a várias entidades. Então, para nós, é uma honra e um prazer poder participar de um evento como esse”, frisou o presidente da ASCMC, Hamilton Junior. Segundo o diretor executivo da Funcap, Roberto Bonnet, serão contempladas crianças de diferentes projetos sociais.

“Os brinquedos vão para algumas instituições, como a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Catamare) e a Associação de Moradores dos Peladeiros. Também será feita uma ação com a Serra Verde Express, nós doamos os brinquedos e eles fazem o passeio de trem com as crianças”, explicou Bonnet. Ele desejou repetir a ação em 2023: “Nós temos que repetir isso todos os anos, fazendo que se torne uma tradição da cidade de Curitiba e da Fundação Club Athletico Paranaense”.

União
“Mais que um jogo de futebol, é o espírito de Natal. Arrecadar, ajudar as crianças que não têm condições. Mostrar esse espírito de união que é o Natal”, salientou o presidente da CMC Tico Kuzma (PSD) durante a cerimônia, nesse sábado, de entrega dos brinquedos arrecadados. Além de frisar a parceria com o Funcap, o vereador puxou uma salva de palmas ao segurança patrimonial Marcelo de Melo Dias, reforçando o repúdio ao racismo

“Nós aqui queremos demonstrar que o Melo é nosso, o Melo é da Câmara Municipal de Curitiba, e nós não podemos nos calar”, afirmou Kuzma. Na tarde da última quinta-feira (8), o funcionário registrou um boletim de ocorrência, acompanhado de um procurador-jurídico da Casa, após ser agredido com falas de cunho racial por uma visitante, na recepção do Anexo 1. Convidado pela ASCMC, ele a esposa, Sandra, assistiram às partidas na Arena, na parte da manhã. Ainda abalado, Melo agradeceu o acolhimento que tem recebido dos servidores e vereadores. 

Integração
A campanha foi apoiada pelas Câmaras Municipais de Curitiba (CMC) e de São José dos Pinais (CMSJP), pela Prefeitura de Curitiba, pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (Smelj) e pelo Paraná Esporte, do governo estadual. A Torcida Guerreiros de Cristo (TGC) animou as arquibancadas. 

O vice-prefeito Eduardo Pimentel destacou o bom relacionamento entre Curitiba e São José dos Pinhais. “O que vale a pena do nosso trabalho é levar alegria a quem não tem recurso e vai ficar mais feliz no Natal que todos nós ajudamos”, declarou. Seguindo a mesma linha, o primeiro secretário da CMSJP, Bira do Banco (Pros), agradeceu pela integração com a CMC. “Nessa parceria, quem ganha são as crianças”, afirmou. 

Superintendente da Paraná Esporte e ex-vereador, Helio Wirbinski representou o governador Ratinho Junior. “Há 40 anos atrás ou mais joguei muito aqui. E agora vocês estão dando um exemplo de solidariedade”, citou. Ex-jogador e ex-auxiliar técnico do CAP, Lucho Gongález também acompanhou a cerimônia (e foi bastante tietado para posar para fotos). “Uma cidade que eu amo, como estrangeiro, me sinto muito bem acolhido aqui”, disse. 

“Perdemos o jogo, mas vale lembrar que um dos gols foi do meu filho, o Dan”, brincou em plenário, na manhã desta segunda-feira (12), Ezequias Barros (PMB). O placar, tanto na disputa dos vereadores quanto dos servidores, foi de 3 a 2 para São José dos Pinhais. 

Veja mais fotos da atividade do último sábado no Flickr da CMC: 

10/12/2022 - Jogo Solidário ASCMC - Arena da Baixada

 

*Notícia elaborada com a colaboração da estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato