Notas da CMC: 8 temas discutidos na Câmara de Curitiba neste 4 de agosto

por Fernanda Foggiato e Cintia Garcia*, especial para a CMC. — publicado 04/08/2025 16h05, última modificação 05/08/2025 12h28
Visita de menores aprendizes, homenagem a servidora, pedidos de informações e mais notas da reabertura das sessões da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 8 temas discutidos na Câmara de Curitiba neste 4 de agosto

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 4 de agosto de 2025. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros fatos da sessão plenária desta segunda-feira (4) do Legislativo da capital do Paraná.

Jovens aprendizes da Espro visitam a Câmara de Curitiba

Coordenado pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, o Programa de Visitação à Câmara de Curitiba recebeu um novo grupo de jovens aprendizes da Espro Ensino Profissionalizante. Eles assistiram a um trecho da primeira sessão plenária do semestre e conheceram outros espaços do Legislativo, além de poderem aprender mais sobre o papel dos vereadores. Formado por 45 jovens aprendizes, na faixa etária de 18 a 22 anos de idade, o grupo foi acompanhado pelas tutoras Luciana Wizenffat e Mayara Pacheco.

>> Assista à sessão plenária!

Aniversário de diretora é destacado em plenário

O presidente Tico Kuzma (PSD) destacou o aniversário da servidora Izabela Marchiorato, diretora do Departamento de Processo Legislativo (Deprole) da CMC, celebrado nesta segunda-feira (4).

Vereador questiona contratos de roçada em Curitiba*

Da Costa (União) fez dois requerimentos de informações ao Poder Executivo. Um deles é sobre os contratos de roçada urbana firmados pela Prefeitura de Curitiba e alvo de investigação pela Polícia Civil do Paraná na "Operação Roçada II" por supostas suspeitas de fraudes contratuais. O vereador solicita uma série de dados sobre os referidos contratos, como as empresas envolvidas e seus respectivos CNPJs, os valores pagos e os números dos processos licitatórios, desde o ano de 2020 (062.02039.2025).

>> Acesse todos os requerimentos do pequeno expediente.

Obras no terminal do Sítio Cercado geram questionamentos*

Ao Poder Executivo, o vereador Marcos Vieira (PDT) fez três novos pedidos de informações oficiais. Um deles trata da ampliação e da manutenção do terminal Sítio Cercado. O parlamentar pergunta se há estudos técnicos para a ampliação e a modernização do espaço e, em caso positivo, quais são as etapas, os prazos e as melhorias previstas para a execução do projeto (062.02043.2025).

Vale-Creche é tema de pedido de informações*

Indiara Barbosa (Novo) fez requerimento de informações, direcionado à Secretaria Municipal da Educação (SME), sobre a execução do Programa Vale-Creche. A vereadora solicita dados oficiais sobre o número de crianças atendidas, valores repassados, acompanhamento das instituições conveniadas, avaliações do programa e possíveis planos de ampliação (062.02046.2025).

Insulina no SUS motiva requerimento*

A distribuição de insulinas e de outros insumos para controle glicêmico na rede pública de Curitiba é tema de requerimento apresentado por Camilla Gonda (PSB), direcionado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A vereadora solicita informações sobre os tipos de insulina disponíveis, protocolos de prescrição, estoque, descarte, pacientes cadastrados e eventuais faltas. Ela também pede dados sobre fitas de medição de glicose, conforme as normas da ABNT (062.02042.2025).

Casa Curitibana: vereador cobra informações*

João da 5 Irmãos (MDB) solicita informações ao Poder Executivo sobre o funcionamento do Programa Casa Curitibana. O vereador pede detalhes sobre o processo de inscrição e acesso aos benefícios, além de questionar os critérios para garantir a prioridade dos inscritos na fila da Cohab. O requerimento também questiona como será feita a transição entre os programas, se haverá acompanhamento do impacto nas famílias atendidas e quais ações serão adotadas para garantir transparência e comunicação com a população (062.02038.2025).

Vereadora retira projeto para ajustes na justificativa*

Camilla Gonda (PSB) solicitou a retirada e, consequentemente, o arquivamento do projeto que dispõe sobre a possibilidade de realização de ligações de esgoto em imóveis situados em áreas com situação fundiária irregular no município de Curitiba (005.00560.2025). Conforme a justificativa do requerimento, a retirada se deve à necessidade de correção na justificativa do projeto (072.00308.2025).

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia, especial para a CMC
* Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.
Revisão: Ricardo Marques