Notas da CMC: 7 tópicos do 25 de novembro na Câmara de Curitiba
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros fatos da sessão plenária desta terça-feira (25) do Legislativo da capital do Paraná.
Trincheira do Sabará: Toninho da Farmácia anuncia solução para alagamentos I
Em pronunciamento no Pequeno Expediente da sessão plenária, Toninho da Farmácia (PSD) disse que a Prefeitura de Curitiba executará as obras de macrodrenagem para evitar novos alagamentos na região da trincheira do Sabará, localizada na rua Senador Accyoli Filho com a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro CIC. Conforme o vereador, apesar de a responsabilidade sobre o trecho ser da concessionária da rodovia, a Via Araucária, o Executivo “chamou para si a responsabilidade, para que o povo não sofra mais”. Ele anunciou que o edital para as obras de macrodrenagem deve ser lançado ainda nesta semana.
Trincheira do Sabará: Toninho da Farmácia anuncia solução para alagamentos II
“Eu, como líder do bloco que o PSD compõe, o PSD sendo o partido do prefeito Eduardo Pimentel e morando também da região, igual ao meu amigo Zezinho [Sabará], nós temos uma preocupação, sim, nós sabemos que ali há uma necessidade de fazer a drenagem com a maior urgência possível”, pontuou. Toninho da Farmácia mencionou que o problema vem sendo levantado nas últimas sessões plenárias, mas defendeu que ele já havia buscado solução para os alagamentos por meio de requerimento encaminhado ao Executivo em agosto passado (044.25755.2025) e do diálogo com a Prefeitura e as secretarias do Governo Municipal (SGM) e de Obras Públicas (Smop). “Nós buscamos a conversa, o diálogo, para ver o que seria possível fazer”, frisou.
>> Assista à sessão plenária
Para Professora Angela, prisão preventiva de Bolsonaro foi “correta” I
A vereadora Professora Angela (PSOL) defendeu a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que no último sábado (23) decretou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Nenhum país se fortalece perseguindo seus adversários, mas também nenhum país sobrevive poupando aqueles que atentam contra suas instituições. Dito isso, eu subo a esta tribuna hoje para tratar de um tema incontornável da vida política desse país, que é a prisão de Jair Messias Bolsonaro”, disse ela. “E faço isso não por satisfação pessoal ou por disputa eleitoral. Eu faço isso por compromisso com a democracia, com o Estado democrático, com a memória recente que esse país enfrentou. A decisão da prisão preventiva, ela não caiu do céu. Ela não surgiu de forma isolada.”
Para Professora Angela, prisão preventiva de Bolsonaro foi “correta” II
Professora Angela argumentou que os indícios de violação da tornozeleira eletrônica e a vigília “com características muito parecidas com os acampamentos em frente aos quartéis que serviram como base social para a tentativa do Golpe de 8 de Janeiro”, podem ser interpretadas “como uma possível tentativa de fuga”, a exemplo de casos recentes da política brasileira. “Diante disso, não restam dúvidas que a medida tomada pelo ministro Alexandre de Moraes foi correta”, avaliou a parlamentar.
Homenagem a Bertrand Orleans-Bragança é adiada para quarta-feira
A votação em segundo turno do projeto que concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba a Bertrand de Orleans-Bragança, prevista para a sessão desta terça-feira (25), foi adiada em razão da ausência do vereador autor, Eder Borges (PL), no plenário no momento da deliberação. A proposta havia sido aprovada em primeiro turno ontem, segunda (24), conforme noticiado pela Câmara de Curitiba (115.00022.2025). Com o adiamento, o projeto será incluído novamente na ordem do dia e deverá ser votado nesta quarta-feira (26).
Jasson Goulart faz convite para ato de assinatura de convênios*
O vereador Jasson Goulart (Republicanos) convidou todos os vereadores de Curitiba para duas grandes obras da cidade: o trinário da avenida Marechal Floriano Peixoto, no bairro Boqueirão, e a Escola de Circo e Inovação Cênica, no São Francisco. "É um ato muito importante e que, muito breve, a gente vai ver essa obra, que vai agilizar a vida de muita gente, principalmente no horário de pico", ressaltou sobre o trinário do Boqueirão. A cerimônia será realizada nesta quarta (26), às 13h, no Palácio Iguaçu.
Requerimento aborda sensores para monitorar a qualidade do ar*
O projeto AirView+, que visa monitorar em tempo real a qualidade do ar, será implementado por meio de sensores em equipamentos públicos da Prefeitura. Este tema gerou questionamentos de Camilla Gonda (PSB) ao Executivo. Ela pergunta, entre outros pontos, em quais locais os sensores serão instalados, a partir de quais critérios, o custo da parceria com o Google e o Iclei, e o impacto ambiental esperado a partir da nova estratégia (062.02576.2025). Ao todo, a vereadora protocolou três pedidos de informações oficiais.
>> Confira os requerimentos do pequeno expediente
Questionada a regularidade de imóveis no Alto da XV*
Em um dos dois requerimentos de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Eder Borges (PL) trata da regularidade de imóveis localizados na rua Padre Germano Mayer, no bairro Alto da XV. O vereador busca entender se os terrenos fazem parte do patrimônio público, se são alvo de algum processo administrativo ou judicial em andamento e se há projetos previstos para tais propriedades (062.02573.2025).
Plenário respeita instante de silêncio
O instante de silêncio desta terça-feira (25) lamentou os falecimentos de Horácio Lins e de Jimmy Emerson da Silva. As manifestações de pesar foram registradas, respectivamente, pelos vereadores Zezinho Sabará (PSD) e Sidnei Toaldo (PRD).
*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba