Notas da CMC: 19 debates da Câmara de Curitiba neste 15 de setembro

por Marcio Silva, José Lázaro Jr., Fernanda Foggiato e Cintia Garcia*, especial para a CMC | Revisão: Celso Kummer** — publicado 15/09/2025 15h35, última modificação 15/09/2025 16h45
Pesquisa de satisfação do transporte coletivo, debate de moção, Jogo da Eleição e mais notas da sessão da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 19 debates da Câmara de Curitiba neste 15 de setembro

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 15 de setembro de 2025. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros fatos da sessão plenária desta segunda-feira (15) do Legislativo da capital do Paraná.

Satisfação dos usuários do transporte coletivo I

Líder do governo Eduardo Pimentel na Câmara de Curitiba (CMC), o vereador Serginho do Posto (PSD) comentou sobre o início, nesta segunda-feira (15), da pesquisa QualiÔnibus, para avaliar a satisfação dos usuários do transporte coletivo em Curitiba. Os formulários serão aplicados por fiscais da Urbs em uma parceria com o World Resources Institute (WRI). Segundo o parlamentar, o WRI já desenvolveu pesquisas para a Urbs em anos anteriores e também em outras capitais, como Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e São Paulo.

Satisfação dos usuários do transporte coletivo II

“O prefeito Eduardo Pimentel tem se dedicado e se esforçado muito nessa pauta. Ao longo dos anos, o transporte coletivo de Curitiba avançou bastante, mas agora precisamos dar um salto de qualidade”, afirmou Serginho do Posto. O parlamentar recordou que a cidade está “às vésperas” de realizar uma nova licitação do sistema [para os próximos 15 anos] e que os dados coletados na pesquisa servem para que as políticas públicas do transporte coletivo sejam “constantemente avaliadas e aperfeiçoadas”.

Satisfação dos usuários do transporte coletivo III

De acordo com a Urbs, durante dez dias, cerca de 50 fiscais, identificados com um crachá da Urbs com a palavra "pesquisador", vão ouvir os passageiros sobre temas como: acesso ao transporte, tempo de espera, custo, conforto, segurança, integração, confiabilidade, formas de pagamento e recarga de créditos. O levantamento também vai traçar um perfil dos passageiros e da utilização do transporte coletivo, com perguntas sobre o motivo dos deslocamentos, a quantidade de ônibus utilizados, a frequência de uso e a utilização de outros tipos de transporte, como bicicletas, veículos próprios, táxis e aplicativos.

>> Assista à sessão plenária

Semana da Cultura Evangélica tem programação gratuita

O vereador Fernando Klinger (PL) convidou os parlamentares da Câmara de Curitiba a participarem da Semana da Cultura Evangélica, que será realizada na cidade vizinha de São José dos Pinhais entre os dias 19 e 27 de setembro. Klinger exibiu um vídeo sobre a programação completa da semana - que terá ações sociais, cultos de ação de graça e atividades esportivas. Também parabenizou o vereador Samuel Pinheiro (Pode) pela iniciativa do evento. “Em tempos difíceis, sabemos o quanto uma palavra pode fazer diferença. Temor a Deus. Temor não é medo, é respeito. Parabéns pelo trabalho realizado, e que o povo de São José dos Pinhais seja abençoado”, concluiu. 

Colégio Estadual Santa Cândida participa do Jogo da Eleição I

Durante visita guiada da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, alunos do Colégio Estadual Santa Cândida participaram do Jogo da Eleição, ferramenta para conscientizar, de forma lúdica, sobre o processo eleitoral e as vedações eleitorais, destacando a importância do combate à corrupção. Com 27 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, o grupo foi acompanhado pelos professores Ricardo Russo Fernandes e Roberto Carlos Coelho.

Colégio Estadual Santa Cândida participa do Jogo da Eleição II

O presidente Tico Kuzma (PSD) saudou a visita dos jovens, recepcionados pelos vereadores para registro fotográfico em plenário. Além disso, Andressa Bianchessi (União) relatou ter estudado no Colégio Estadual Santa Cândida. Além de ser aplicado no auditório da Casa Legislativa, durante a visita guiada da Escola do Legislativo, os servidores da instituição podem levar o Jogo da Eleição às instituições de ensino (agende aqui).

Vereador da RMC e grafiteiro acompanham sessão da CMC

O presidente Tico Kuzma (PSD) registrou a visita do vereador Samuel Pinheiro (Pode), parlamentar de São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Tiago Zeglin (MDB) recepcionou o artista João Paulo Rotava, mais conhecido como Bolacha, “um dos maiores grafiteiros do Brasil”.

Manifestações na UFPR motivam moções na CMC

Com o fim do tempo regimental da sessão plenária desta segunda, a votação de duas moções relacionadas às manifestações ocorridas no dia 9 de setembro, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), quando uma palestra sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) deixou de ser realizada no prédio da UFPR, na praça Santos Andrade, ficou para terça-feira (16). Até agora, já discursaram Guilherme Kilter (Novo), Pier Petruzziello (PP), Eder Borges (PL), Carlise Kwiatkowski (PL), Delegada Tathiana Guzella (União), Da Costa (União) e Sargento Tânia Guerreiro (Pode). Uma moção apoia a Polícia Militar (416.00044.2025), a outra recrimina “militantes de extrema-esquerda que impediram a palestra”  (413.00030.2025).

Morte de Charlie Kirk repercute em instante de silêncio

A pedido de Bruno Secco (PMB), os vereadores de Curitiba observaram instante de silêncio, no fim da sessão plenária, para lamentar o assassinato do ativista norte-americano Charlie Kirk, na quarta-feira da semana passada (10). Já Eder Borges (PL) pediu a inclusão do nome de Francisco Mario Belotti no instante de pesar.

Amas apresenta projetos aos vereadores

Rafaela Lupion (PSD) reforçou o convite para o café da manhã nesta terça-feira (16), a partir das 8 horas, com voluntários da Associação Menonita de Assistência Social (Amas). A ideia é apresentar aos vereadores projetos da entidade sem fins lucrativos e pedir o apoio para emendas parlamentares.

Estação-tubo Paiol será reformada?*

O vereador Marcos Vieira (PDT) encaminhou seis pedidos de informação ao Executivo. Um deles trata da previsão de reforma da estação-tubo Paiol, localizada na rua Conselheiro Laurindo, no Prado Velho. O requerimento questiona, por exemplo, sobre a ampliação e a implantação de rampas de acessibilidade no equipamento público (062.02286.2025). Em outra proposição, o vereador pergunta sobre a oferta de tablets de comunicação alternativa para crianças neurodivergentes, matriculadas na rede municipal de ensino. Ele quer saber, entre outros pontos, se a distribuição já ocorre e o número de tablets que seriam necessários (062.02295.2025).

>>  Confira todos os requerimentos do pequeno expediente 

Hospital do Trabalhador motiva pedido de informações*

A Prefeitura de Curitiba recebeu quatro pedidos de informação do vereador João Bettega (União) sobre temas relacionados à saúde pública municipal. Em relação ao Hospital do Trabalhador, instituição que faz parte da rede conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba, o parlamentar requer informações sobre estrutura, mão de obra, tempo médio de espera e número de atendimentos realizados à população (062.02280.2025).

Pedido de informação sobre tratamento de HIV/AIDS*

A vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) solicita informações oficiais relativas ao atendimento no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), localizado na rua do Rosário, no Centro. Ela questiona o número de pessoas em tratamento para HIV/AIDS, a oferta de tratamento para outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a disponibilidade de medicamentos para sífilis e HIV, além da realização e acompanhamento de exames no próprio equipamento público municipal (062.02240.2025).

Hospital Municipal Veterinário pauta questionamentos*

Da vereadora Andressa Bianchessi (União), são dois os pedidos de informações oficiais ao Poder Executivo. Um deles, destinado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), trata do Hospital Municipal Veterinário Público de Curitiba, questionando quantos atendimentos foram realizados no primeiro semestre de 2025, o número de diagnósticos de esporotricose animal e as especialidades ofertadas (062.02282.2025).

Solicitados indicadores da rede pública municipal de ensino*

Camilla Gonda (PSB) protocolou dois pedidos de informações à Prefeitura de Curitiba. Uma das proposições é sobre indicadores sociais, educacionais, de saúde mental e de vulnerabilidade, além da distribuição de estudantes por turno e faixa etária nas diferentes regiões do município. A vereadora também requer dados sobre atendimentos do Conselho Tutelar, adolescentes em medidas socioeducativas, evasão escolar e encaminhamentos dos alunos para serviços de saúde mental (062.02291.2025).

Calçadas no Santa Quitéria motivam requerimento*

De Laís Leão (PDT), foram encaminhados dois pedidos de informação ao Executivo. Em um deles, a vereadora questiona a previsão de conclusão da revitalização das calçadas da rua Reinaldo Pazello, no Santa Quitéria, e quais medidas estão sendo adotadas para garantir segurança e acessibilidade aos pedestres até a finalização da obra. Segundo a justificativa, moradores relatam que as calçadas oferecem risco à mobilidade (062.02289.2025).

Questionada a logística do Ligeirinho Sítio Cercado*

Da Urbanização de Curitiba (Urbs), o vereador Jasson Goulart (Republicanos) solicita informações sobre a linha de ônibus Ligeirinho-Sítio Cercado (sentido bairro). Relatando paradas superiores a 10 minutos no Terminal Sítio Cercado, especialmente após as 18h, o parlamentar pergunta sobre os procedimentos de fiscalização e de ajustes na logística, escala e itinerário da referida linha, assim como as ações de comunicação com os usuários sobre atrasos e alterações operacionais (062.02281.2025).

Abordagens da PM-PR a pessoas em situação de rua*

A vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) solicita informações externas à Polícia Militar do Paraná (PM-PR) sobre a abordagem e a identificação de pessoas em situação de rua em Curitiba. Entre as perguntas, ela aborda o papel da PM-PR frente a órgãos municipais, como a Fundação de Ação Social (FAS) e a Guarda Municipal, e estadual, a exemplos das polícias Civil e Penal. Entre outros tópicos, o requerimento também busca saber mais sobre a capacitação dos servidores e a adoção de critérios técnicos para a escolha dos pontos de abordagem (074.00064.2025).

Paralisação de obras de calçadas no Xaxim*

À Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), Rodrigo Marcial (Novo) solicita informações sobre a paralisação das obras para a execução de calçadas na rua Cap. Doutor Antônio José, entre as ruas Leôncio Derosso e Desembargador João Antônio de Barros Júnior, no bairro Xaxim. O vereador questiona o motivo da paralisação e se há previsão para a retomada e a conclusão das obras (062.02296.2025).

Com a aprovação de requerimento, projeto é arquivado

Na segunda parte da ordem do dia, o plenário acatou requerimento em que o vereador Serginho do Posto (PSD) solicitou a retirada e, consequentemente, o arquivamento de projeto de lei de sua autoria (073.00007.2025). Apta à inclusão na ordem do dia, a proposição tinha o objetivo de dar o nome de Alcioni Teresinha Naconetchny a um logradouro não especificado da cidade de Curitiba (009.00019.2023). A votação do requerimento é necessária porque a proposta legislativa já contava com pareceres das comissões temáticas da Casa.

Vereadoras retiram projetos de lei*

Camilla Gonda (PSB) solicitou o arquivamento do projeto de lei para permitir a ligação de imóveis em situação fundiária irregular ao sistema público de esgoto, respeitados critérios técnicos, legais e ambientais (005.00563.2025). De acordo com a parlamentar, a retirada se deve a ajustes necessários à proposta (072.00384.2025). Já a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) solicitou a retirada do projeto de sua autoria que pretendia priorizar a inclusão de beneficiários do Programa Bolsa Família em programas de capacitação, empregabilidade e contratação pública (005.00517.2025 e 072.00385.2025).

Projeto para condução segura de cães ganha coautoras*

As vereadoras Rafaela Lupion (PSD) e Meri Martins (Republicanos) solicitaram o ingresso na coautoria de projeto de lei que define regras para a condução responsável de cães em locais públicos, exigindo guia, coleira e focinheira, quando necessário, entre outras regras (414.00155.2025 e 414.00156.2025). Jasson Goulart (Republicanos) foi quem apresentou a iniciativa (005.00647.2025).

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques