Notas da CMC: 17 temas em discussão no recesso da Câmara de Curitiba

por José Lázaro Jr. e Cintia Garcia*, especial para a CMC | Revisão: Celso Kummer* — publicado 01/08/2025 14h35, última modificação 01/08/2025 15h01
Sindicância encerrada, substitutivos, pedidos de informações e mais notas do recesso da Câmara de Curitiba de 25 a 31 de julho.
Notas da CMC: 17 temas em discussão no recesso da Câmara de Curitiba

Produção legislativa no recesso da Câmara de Curitiba: requerimentos de 25 a 31 de julho de 2025. (Arte: Arquivo/CMC)

Durante o recesso legislativo, as notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram, por exemplo, os substitutivos e os requerimentos protocolados pelos vereadores da capital e que não estão sujeitos à votação pelo plenário, como os pedidos de informações.

Ku Klux Klan: sindicância sobre Eder Borges é encerrada pela Corregedoria

No dia 27 de junho, o corregedor Sidnei Toaldo (PRD) encerrou uma sindicância sobre o vereador Eder Borges (PL), na qual ele era acusado de racismo pelo Fórum Paranaense das Religiões de Matriz Africana, após suas menções ao grupo extremista Ku Klux Klan na sessão plenária de 22 de abril. Em razão de ter arquivado representação semelhante anteriormente, Toaldo decidiu anular a Portaria 11/2025, que tinha originado a abertura da sindicância. 

Substitutivo insere diretriz sobre isenção tarifária no transporte coletivo

A vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) protocolou um substitutivo geral (031.00163.2025) ao projeto de lei que trata da gratuidade no transporte coletivo de Curitiba para estudantes nos dias do ENEM e dos vestibulares da UFPR e PUCPR (005.00097.2024). A nova versão deixa de criar uma norma autônoma e passa a alterar a Lei Municipal 12.597/2008, que rege o sistema de transporte urbano, estabelecendo diretriz para que novos contratos incluam cláusula de isenção tarifária nesses casos, desde que haja viabilidade técnica, orçamentária e contratual.

Nivelamento de bueiros em Curitiba ganha substitutivo geral

Com o objetivo de aprimorar o ordenamento urbano da capital, o vereador Olimpio Araujo Junior (PL) protocolou um substitutivo geral ao projeto de lei, que trata do nivelamento de tampas de bueiros e caixas de inspeção nas vias e calçadas (005.00267.2025). A nova versão ajusta a proposta original à legislação federal, exige que o nivelamento esteja previsto já no projeto básico das obras e reforça o poder de polícia urbanística do município (031.00164.2025). A norma se alinha às diretrizes modernas de infraestrutura viária e segurança no espaço público, com aplicação diferida para 60 dias após a publicação.

Vereador reformula proposta sobre pessoas em situação de rua

Diante de pareceres da Comissão de Constituição e Justiça, o vereador Da Costa (União) decidiu rever o projeto de lei que cria a política RITA (Reintegração, Interdição, Trabalho e Assistencialismo limitado), destinada às pessoas em situação de rua (005.00274.2025). A nova versão mantém o escopo original, mas ajusta a técnica legislativa e revê dispositivos polêmicos, como a internação compulsória, que agora segue trâmite judicial mais detalhado. O texto também organiza os artigos em capítulos e reforça incentivos à contratação e capacitação de egressos de programas sociais (031.00165.2025).

Substitutivo garante homenagem a líder religioso

Para assegurar a efetiva homenagem ao pastor José Pimentel de Carvalho, o vereador Jasson Goulart (Republicanos) apresentou um substitutivo geral (031.00167.2025) à proposta de denominação de logradouro público (008.00012.2025). Ele revoga a lei 13.809/2011 — que, embora vigente, não teve execução prática — e propõe a denominação de uma praça específica no Alto Boqueirão com o nome do homenageado. A descrição nas placas será ajustada e a proposta passa a atender às exigências técnicas da Instrução Projuris 539/2025 e da Lei Municipal 8.670/1995. José Pimentel foi presidente da Assembleia de Deus em Curitiba.

Critérios para passe escolar com desconto são discutidos na Câmara

Um ano após protocolar um projeto para atualizar a redação da Lei Municipal 7.556/1990, revisando quais estudantes têm direito ao desconto de 50% na tarifa de ônibus (005.00098.2024), a vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) apresentou um substitutivo geral ao texto original (031.00048.2025). Hoje, a norma fala em estudantes do “ensino regular de primeiro, segundo e terceiro graus”. Prates quer mudar para “da educação básica, do ensino médio, do ensino superior, do curso tecnólogo e dos cursos pré-vestibular”. O substitutivo mantém isso e faz ajustes técnicos requeridos pela CCJ.

Renan Ceschin solicita retirada de projeto sobre pichação*

Renan Ceschin (Pode) solicitou a retirada e, consequentemente, o arquivamento do projeto de sua autoria que previa a responsabilização de pais ou responsáveis por menores infratores que cometessem atos de pichação (005.00150.2025). Conforme a justificativa do requerimento, a proposta será aperfeiçoada para permitir uma análise mais aprofundada de seus impactos e de sua adequação ao ordenamento jurídico vigente (072.00296.2025).

Requerimentos tratam ônibus elétricos e do Casa Curitibana*

A vereadora Camila Gonda (PSB) encaminhou sete novos pedidos de informação oficiais na última semana, sobre temas diversos. Um dos requerimentos trata da suposta ocorrência de panes em ônibus elétricos, questionando os impactos operacionais e as medidas adotadas pela administração municipal (062.02034.2025). Outro pedido aborda a implementação do Programa Casa Curitibana, com foco nos critérios de seleção de beneficiários, metas de atendimento, valores das subvenções e cronograma de execução. A vereadora também questiona a transparência do programa e os canais de divulgação à população (062.02023.2025).

Falta de insumos e atendimentos suspensos motivam requerimentos*

Da Costa (União) protocolou sete requerimentos ao Poder Executivo, a maior parte deles sobre questões ligadas ao SUS de Curitiba.  Em um dos pedidos, o vereador cobra explicações sobre eventual falta de fitas para diabetes na Unidade de Saúde Tarumã e questiona uma dispensa de licitação no valor de R$ 2,5 milhões (062.02009.2025). Em outro requerimento, ele pede esclarecimentos sobre a suspensão de atendimentos odontológicos na Unidade Moradias da Ordem, no Tatuquara, que teria ocorrido devido à ausência simultânea dos dentistas (062.02032.2025).

Informações sobre recusa de medicamentos no SUS*

A vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) encaminhou três requerimentos de informações oficiais. Um dos pedidos requer esclarecimentos sobre o motivo pelo qual os postos de saúde estariam supostamente recusando receitas particulares e se existe regulamentação que assegure o fornecimento desses medicamentos. De acordo com a justificativa da proposição, o objetivo é esclarecer a política adotada pela rede municipal de saúde de Curitiba (062.02017.2025)

Vereador solicita informações sobre imóvel no Alto da Glória*

Dois pedidos de informações oficiais foram protocolados pelo vereador Eder Borges (PL). Em um deles, o parlamentar solicita esclarecimentos sobre a situação jurídica e administrativa de uma propriedade localizada na rua Padre Antônio, no bairro Alto da Glória. O parlamentar quer saber se o imóvel é de titularidade privada ou se integra o patrimônio público, além de questionar se há previsão de regularização da área. Moradores relatam que o imóvel estaria sendo ocupado por diferentes grupos, incluindo pessoas em situação de rua, o que tem gerado preocupação quanto à segurança pública na região (062.02014.2025).

Atendimento na UBS Ouvidor Pardinho é questionado*

A vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) solicitou informações à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) sobre o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ouvidor Pardinho, no Centro de Curitiba. Ela quer saber se há falta de médicos, qual é o tempo de espera para consultas e como funciona o reagendamento. O requerimento também questiona os critérios de prioridade e o protocolo de orientação aos usuários (062.02022.2025).

Pedido de informações sobre terreno no Xaxim*

A Prefeitura de Curitiba recebeu três pedidos de informação do vereador Jasson Goulart (Republicanos). Em um deles, o vereador solicita esclarecimentos sobre a titularidade de um terreno localizado na rua David Tows, no bairro Xaxim, e questiona quais providências foram ou serão adotadas pela administração municipal diante da situação de abandono do imóvel. Nos demais requerimentos, Goulart pede detalhes sobre reclamações registradas e solicita informações complementares que possam esclarecer a situação da área, alvo de denúncias de moradores (062.02010.2025).

Laís Leão faz pedido de informações ao Ippuc*

A vereadora Laís Leão (PDT) apresentou dois requerimentos de informações oficiais. Ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), por exemplo, ela solicita informações atualizadas sobre o estudo técnico e de viabilidade do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que deve ligar Curitiba ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Leão pede acesso ao estudo elaborado pelo consórcio responsável, além do cronograma com a previsão de audiência pública e a publicação do edital de leilão (062.02012.2025).

Terrenos da União no Juvevê são alvo de requerimento*

De Guilherme Kilter (Novo), pedido de informações às secretarias municipais da Saúde (SMS) e do Meio Ambiente (SMMA) trata da situação sanitária e ambiental de terrenos sob domínio da União, localizados na antiga Vila Domitila, entre os bairros Cabral e Juvevê, numa área de aproximadamente 190 mil m². O vereador questiona se há registros de riscos à saúde pública, como lixo acumulado e mato alto, e se foram realizadas inspeções técnicas no local, nos últimos quatro anos. Ele ainda pede cópias de relatórios, notificações à União e dados epidemiológicos relacionados à situação dessas áreas (062.02029.2025).

Pedido de informações sobre a praça Alfredo Hauer*

Nori Seto (PP) protocolou quatro pedidos de informação ao Poder Executivo. Em um deles, direcionado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), o vereador requer esclarecimentos sobre a praça Alfredo Hauer. Ele questiona se o local está incluído em algum plano de revitalização ou melhorias por emenda parlamentar ou iniciativa da própria pasta e se já existe previsão de prazo para a execução das intervenções (062.02031.2025).

Escola no Xaxim pode perder turmas de meio período*

O vereador Lórens Nogueira (PP) solicitou informações à Prefeitura de Curitiba sobre o cancelamento das turmas de meio período do pré-escolar na Escola Municipal Francisco Derosso, no bairro Xaxim. Segundo o parlamentar, pais de alunos procuraram o gabinete preocupados com a exigência de matrícula em período integral a partir do segundo semestre. Ele quer saber os motivos da mudança e se há previsão de manutenção das turmas de meio período (062.02033.2025).

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques