Notas da CMC: 15 destaques da Câmara de Curitiba neste 20 de outubro

por Fernanda Foggiato, José Lázaro Jr. e Cintia Garcia*, especial para a CMC — publicado 20/10/2025 13h25, última modificação 20/10/2025 13h39
Festa da Barreirinha, visita técnica, pedidos de informações e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 15 destaques da Câmara de Curitiba neste 20 de outubro

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 20 de outubro de 2025. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros fatos da sessão plenária desta segunda-feira (20) do Legislativo da capital do Paraná.

Leonidas Dias convida para Festa da Barreirinha I

Em pronunciamento no pequeno expediente da sessão plenária, Leonidas Dias (Pode) destacou a terceira edição da Festa da Barreirinha, no próximo sábado (25), a partir das 13 horas. “A festa tem se tornado algo muito tradicional na Região Norte da cidade de Curitiba. Ela surgiu a partir de um compromisso do nosso então vice-prefeito Eduardo Pimentel, do então prefeito Rafael Greca e também do compromisso do nosso mandato em revitalizar o parque da Barreirinha”, pontuou o vereador. “Então o parque foi revitalizado, há cerca de três anos, e nós então trabalhamos para instituir a Festa da Barreirinha”, completou.

Leonidas Dias convida para Festa da Barreirinha II

Leonidas Dias explicou que a festa é voltada a toda a comunidade e conta com a participação de diversas secretarias municipais. O vereador disse que o evento reunirá atrações para as crianças, como brinquedos infláveis, competições e torneios voltados à prática esportiva e uma extensa programação cultural. “É uma festa para toda a família. Todos aqui ficam convidados”, finalizou.

>> Assista à sessão plenária

Câmara de Piçarras faz visita técnica ao Legislativo

O presidente da Câmara Municipal de Balneário Piçarras, Lucas Maia (MDB), realizou uma visita técnica ao Legislativo da capital do Paraná nesta segunda-feira. Acompanhado da assessora Brenda Provesi, o vereador catarinense conheceu soluções da Câmara de Curitiba para o dia a dia do trabalho parlamentar. Também conversou com os gestores da Escola do Legislativo e da Diretoria de Comunicação Social.

Bruno Rossi é parabenizado pelo aniversário

Primeiro-vice-presidente da Casa, Leonidas Dias (Pode) saudou o primeiro-secretário, Bruno Rossi (Agir), pela celebração de seu aniversário, neste domingo (19).

 4ª Festa do Morango será neste fim de semana

Servidores de Almirante Tamandaré, município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), estiveram na sessão da Câmara Municipal da capital para entregar convite para a 4ª Festa do Morango, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, no Parque Municipal Aníbal Khury. “É uma festa para a família, com espaço kids e muita gastronomia”, registrou Leonidas Dias (Pode). A programação musical do evento, citou o vereador, reúne nomes como o da dupla João Neto & Frederico, que se apresenta neste sábado (25).

Ex-boxeador Macaris do Livramento convida para solenidade

O presidente Tico Kuzma (PSD) registrou a presença dos ex-boxeadores Rosilete dos Santos e Macaris do Livramento. O vereador estendeu ao plenário o convite de Macaris para a sessão solene em que o atleta receberá a Cidadania Honorária do Paraná. O evento será no dia 11 de novembro, às 18h30, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Kuzma lembrou que ele já é cidadão honorário de Curitiba.

Da Costa protocola 14 pedidos de informações I*

O vereador Da Costa (União) protocolou 14 pedidos de informações oficiais ao Executivo Municipal, abordando temas relacionados à saúde pública, infraestrutura urbana e educação. Em um dos requerimentos, ele questiona o tempo médio para o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Citando caso envolvendo uma paciente no bairro Xaxim, ele também aborda questões como a disponibilidade de médicos nas ambulâncias. Segundo a justificativa da proposição, uma criança “sofreu convulsões e permaneceu desacordada, aguardando mais de 30 minutos por atendimento” e, além disso, a “ambulância enviada não contava com médico, apenas motorista e profissional de enfermagem, o que comprometeu a assistência no trajeto” (062.02413.2025).

Da Costa protocola 14 pedidos de informações II*

Em outro pedido, Da Costa requer informações sobre o cronograma para a conclusão de obra na avenida Winston Churchill, no bairro Capão Raso. Conforme justificado, “a obra vem causando congestionamentos diários e dificultando o acesso à estação-tubo José Bettega, que permanece inoperante há semanas e sem previsão de reabertura” (062.02411.2025). O vereador também busca esclarecimentos junto ao Executivo sobre a responsabilidade pela instalação de um poste na pista de rolamento da avenida Manoel Ribas, no bairro Mercês. Ele demanda a justificativa técnica para o posicionamento do poste na via e a previsão de adequação da estrutura, considerando-se os riscos à segurança de motoristas e pedestres (062.02435.2025).

Implementação e infraestrutura no bairro São Miguel*

Cinco pedidos de informações oficiais foram apresentados à Prefeitura de Curitiba pelo vereador Marcos Vieira (PDT), todos relacionados à infraestrutura em bairros da Região Sul da cidade. Uma das questões levantadas por ele trata da pavimentação da rua Nossa Senhora do Equilíbrio, no trecho entre as ruas Paulo Júlio Reksidler e Águas do Passaúna, no bairro São Miguel. O requerimento também questiona se a via está oficialmente no cadastro viário municipal e se haverá a implantação de rede de esgoto, entre outros pontos (062.02430.2025).

>> Veja os requerimentos do pequeno expediente desta segunda-feira

Cabos e fiações aéreas em desuso em Curitiba*

De Jasson Goulart (Republicanos), o Poder Executivo receberá quatro solicitações de informações oficiais. Um deles trata da lei 15.705/2020, que estabelece diretrizes para a organização e a remoção de cabos e fiações aéreas em desuso no município de Curitiba. O parlamentar quer saber quais órgãos ou secretarias são responsáveis pela fiscalização, notificação, autuação e execução das medidas previstas na legislação; o procedimento adotado para a identificação, notificação e remoção dos cabos inutilizados; os canais disponíveis para o registro de ocorrências; e se há ações de comunicação e orientação voltadas às empresas e à população sobre o ordenamento da fiação aérea (062.02421.2025).

Solicitadas informações sobre obras em unidade de saúde*

O bairro CIC é tema de dois requerimentos de pedidos de informações protocolados por Camilla Gonda (PSB). Um deles, destinado à Prefeitura de Curitiba, trata das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Oswaldo Cruz, localizada na rua Pedro Gusso. A vereadora pergunta a previsão de conclusão, o valor total do contrato e eventuais aditivos. Segundo a justificativa da proposição, “moradores relatam que a obra deveria ter sido concluída na última semana, mas permanece paralisada” (062.02425.2025).

Plano Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial pauta requerimento*

“O Plano Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial [Plamupir] teve suas ações efetivamente implementadas entre 2021 e 2024, conforme o previsto no parágrafo 2º do artigo 1º da lei 15.919/2021? Quais programas, projetos e ações foram desenvolvidos em cada um dos dez eixos temáticos?”, questiona a vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) em pedidos de informações oficiais. Entre outros pontos, ela também trata dos aportes financeiros às ações do Plamupir (062.02436.2025).

Possível irregularidade ambiental no bairro Bigorrilho*

Após um “cidadão residente no município de Curitiba, encaminhar uma denúncia sobre possível irregularidade ambiental na rua Vitorino Kaviski, no bairro Bigorrilho”, a vereadora Vanda de Assis (PT) questiona as secretarias municipais do Meio Ambiente (SMMA) e do Urbanismo (SMU) se a obra possui alvará de construção válido. O pedido de informações também levanta questões sobre o licenciamento ambiental, autorizações ou pareceres técnicos e se houve vistoria recente no local (062.02424.2025).

Qual é o cronograma atualizado do projeto da Rua da Memória?*

Laís Leão (PDT) encaminhou dois pedidos de informações ao Executivo. Um deles trata do projeto da Rua da Memória, que deverá ser implementado na travessa Nestor de Castro, no Centro Histórico de Curitiba. A vereadora demanda o cronograma atualizado das etapas de execução das obras, as medidas para mitigar impactos socioeconômicos para os comerciantes desapropriados e a segurança e acessibilidade dos pedestres durante e após as intervenções no local. Conforme justificado no requerimento, “a ausência de informações claras sobre prazos e medidas de mitigação para comerciantes e moradores agrava a desconfiança e fragiliza o diálogo entre sociedade e gestão municipal” (062.02423.2025).

Vereadores fazem instante de silêncio

Os vereadores observaram um instante de silêncio no fim da sessão desta segunda-feira (20). Laís Leão (PDT) lamentou os falecimentos de André Tyminski Xavier e de Luciano Baracho Rocha. Leonidas Dias (Pode) pediu a inclusão do nome de Luiz Carlos Wolkining no momento de pesar. Por requerimento de Hernani (Republicanos) e de Toninho da Farmácia (PSD), a Câmara de Curitiba também expressou condolências pelos passamentos de Alcinda Santana Pereira e de Otoniel Moreira, respectivamente.

Projeto contrário a homenagens para escravocratas recebe manifestação*

Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) anexou a estimativa de impacto orçamentário ao projeto de lei com a ideia de proibir denominações de bens públicos de Curitiba em homenagem a escravocratas, eugenistas e violadores dos direitos humanos. Conforme o estudo, o custo estimado para remoção, reinstalação e confecção de placas interpretativas dos monumentos, entre 2025 e 2027, chegaria a até R$ 274 mil, valor distribuído gradualmente (045.00220.2025 e 005.00221.2025). Com as informações prestadas pela autora, a matéria receberá novo parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Bruno Rossi retira proposta de lei de sua autoria*

O vereador Bruno Rossi (Agir) solicitou a retirada e, consequentemente, o arquivamento do projeto de lei que propunha assegurar assistência integral e atendimento especializado a mulheres em climatério e menopausa, na rede municipal de saúde (072.00428.2025 e 005.00641.2025).

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.
Revisão: Ricardo Marques