Notas da CMC: 15 assuntos levantados na Câmara de Curitiba neste 13 de agosto

por Fernanda Foggiato, Marcio Silva, Pedritta Marihá Garcia e Cintia Garcia*, especial para a CMC | Revisão: Celso Kummer** — publicado 13/08/2025 15h55, última modificação 15/08/2025 15h58
Serviço funerário, Taça das Favelas, audiências sobre drogas e mais notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 15 assuntos levantados na Câmara de Curitiba neste 13 de agosto

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 13 de agosto de 2025. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros fatos da sessão plenária desta quarta-feira (13) do Legislativo da capital do Paraná.

Defesa do Sistema Funerário Municipal I

Toninho da Farmácia (PSD) disse ter sido surpreendido, na semana passada, por uma publicação na internet a respeito do Serviço Funerário Municipal. Segundo o vereador, na publicação, havia uma discussão acerca do fim do sistema de rodízio das funerárias, que funciona desde 2003 em Curitiba, com o objetivo de evitar a prática de agenciamento. Na opinião de Toninho, o atual sistema "funciona muito bem e evita que as pessoas sejam lesadas”, além de garantir que as famílias carentes, que precisam da gratuidade para realizar sepultamentos, utilizem o benefício de caráter social.

Defesa do Sistema Funerário Municipal II

“Não precisa ninguém fazer firula, ficar fazendo gracinha e ir lá dizer que está querendo adequar o sistema para beneficiar os mais carentes. Isso é mentira! O serviço, do jeito que está, ele funciona. Quem precisa, vai lá e é muito bem atendido", atestou. Toninho da Farmácia revelou que vereadores da legislatura 2013-2016 sofreram pressões para modificar o sistema de rodízio das funerárias. “Eles queriam trabalhar livremente, sem regulamentação por parte do município. E isso nós não deixamos passar. E se vier algo nesse sentido, nós vamos impedir novamente", prometeu.



>> Veja a transmissão da sessão plenária!

Valorização da Taça das Favelas

Renan Ceschin (Pode) registrou que, no próximo sábado (16), terá início a competição Taça das Favelas e desejou sorte a todos os envolvidos, que buscam o esporte como ferramenta transformadora em suas vidas. Para o vereador, a competição é um grande incentivo aos participantes. “Eu fui atleta profissional durante 11 anos e sei da importância do esporte na vida desses adolescentes. Mesmo sabendo que muitos não serão profissionais, estão em um bom caminho que o esporte traz”, completou. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte, Ceschin avisou os vereadores que em breve marcará reunião com os integrantes do colegiado para definir os próximos passos do fomento ao esporte em Curitiba.

Decepção com Romário e o papel dos senadores I

"O Romário dentro de campo sempre vestiu a camisa 11, mas fora parece estar vestindo a camisa 13", criticou Renan Ceschin sobre o posicionamento do senador Romário (PL-RJ), em uma alusão ao político estar atuando como se integrasse o Partido dos Trabalhadores (PT), que utiliza o número 13 nas eleições. Ceschin lamentou que Romário, “sempre combativo”, não tenha tido “coragem” de assinar o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Decepção com Romário e o papel dos senadores II

“É bom que a população saiba o papel dos senadores”, emendou Renan Ceschin, lembrando que recebe cobranças nas ruas sobre o caso, mas que a decisão cabe somente aos senadores da República. “Temos que saber o que eles fazem, para depois podermos cobrar”, reforçou. Ceschin elogiou a postura dos senadores paranaenses Sergio Moro (União) e Oriovisto Guimarães (Pode) por apoiarem o impedimento do magistrado e lamentou que Flávio Arns (Pode), que não assinou, tenha “se omitido”.

Audiências públicas vão debater uso de drogas e impacto nas famílias I

No dia 19 de agosto, próxima terça-feira, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vai promover uma audiência pública com o tema “Drogas - As consequências que ninguém mostra - realidade, prevenção e soluções”. A iniciativa é do gabinete parlamentar de Renan Ceschin (Pode), que conseguiu apoio do plenário nesta quarta-feira (13) ao aprovar seu requerimento (427.00028.2025). Serão ouvidos representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Guarda Municipal (GM), da Polícia Militar (PM), da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), além de ONGs e entidades que atuam com prevenção, tratamento e acolhimento, especialistas em dependência química, famílias e pessoas em processo de recuperação. O evento será às 19h no auditório do Anexo 2 do Legislativo. Haverá transmissão pelas redes sociais.

Audiências públicas vão debater uso de drogas e impacto nas famílias II

No dia 4 de setembro, o Legislativo promoverá uma segunda audiência pública com tema semelhante: “Ressocialização na prática - o impacto das drogas nas famílias curitibanas”. A iniciativa será de Fernando Klinger (PL), em parceria com duas frentes parlamentares da Assembleia Legislativa do Paraná: a Evangélica e a das Comunidades Terapêuticas (407.00029.2025). São esperados para o debate os representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Humano, de Saúde, da Fundação de Ação Social (FAS), das frentes parlamentares, e da Compacta (Comunidades Terapêuticas Associadas do Brasil). O evento será às 14h, também no auditório da Câmara.

Tragédia em fábrica de Quatro Barras é lamentada na CMC

Sidnei Toaldo (PRD) lamentou as mortes de seis homens e três mulheres, funcionários de fábrica Enaex Brasil, após explosão, na manhã desta terça-feira (12), na unidade da empresa localizada em Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). “Infelizmente, mais uma tragédia”, declarou. Indiara Barbosa (Novo), que disse já ter prestado serviços à empresa e conhecer alguns de seus funcionários, se somou ao registro de pesar. 

Vereadores de SC são recebidos em Curitiba*

Os vereadores Sandro Maier (Pode) e Simone Bichof Fleming (Republicanos), de São Francisco do Sul (SC), participaram da sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba, na manhã desta quarta-feira (13), sendo saudados pelo presidente Tico Kuzma (PSD).

Laís Leão questiona destinação de resíduos*

A vereadora Laís Leão (PDT) protocolou três requerimentos de informações oficiais ao Executivo. Um deles solicita dados sobre o planejamento da Prefeitura de Curitiba para a destinação adequada das placas fotovoltaicas (equipamentos que captam energia solar e a transformam em eletricidade), no fim de sua vida útil. Ela questiona a existência de ações de logística reversa, reciclagem ou reaproveitamento das placas, e se há um cronograma e diretrizes municipais para o descarte e a reutilização segura desses materiais (062.02095.2025).

>> Confira todos os requerimentos do pequeno expediente!

Quais os critérios para a distribuição de bolsas de colostomia?*

Três novos pedidos de informações oficiais foram encaminhados pela vereadora Camilla Gonda (PSB). Numa das proposições, a parlamentar solicita esclarecimentos do Executivo sobre a distribuição de bolsas de colostomia para pessoas ostomizadas, ou seja, que passaram por uma intervenção cirúrgica e necessitam da bolsa para a coleta de fezes ou urina. Ela questiona critérios de concessão e renovação, quantidade fornecida por pessoa, marcas, tamanhos e possibilidade de acesso a opções específicas, conforme a necessidade dos pacientes (062.02094.2025). 

Transporte escolar especial é tema de requerimento*

À Prefeitura de Curitiba, Vanda de Assis (PT) solicita informações sobre o acesso ao Sistema Integrado de Transporte para a Educação Especial (Sites). A vereadora questiona, por exemplo, os critérios de concessão, se há restrição por renda mesmo havendo vagas, providências do Executivo para alunos com necessidades especiais e o número de solicitações negadas nos últimos três anos (062.02099.2025).

Execução de calçamento da praça da Espanha*

De Indiara Barbosa (Novo), pedido de informações ao Poder Executivo trata das obras de calçamento da praça da Espanha, recentemente reformada. O requerimento pergunta o motivo pelo qual a intervenção precisou ser refeita, se foram identificadas falhas de projeto ou de execução, se houve vistoria técnica, o custo das obras e a fonte de recursos, além de eventual responsabilização da empresa ou da equipe responsável (062.02096.2025).

Regularização do Moradias Itaqui*

Ao Executivo, a vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) requer informações oficiais sobre o processo de regularização fundiária do conjunto habitacional Moradias Itaqui, no bairro Tatuquara. Ela pede detalhes sobre o cronograma das obras de drenagem, pavimentação e sinalização, emissão de títulos de propriedade, recursos orçamentários, atrasos e projetos complementares de infraestrutura e acessibilidade (062.02101.2025).

Sidnei Toaldo saúda representantes da Apadev*

Sidnei Toaldo (PRD) saudou a presença de Daiana Espindula Bertolin e Rozeles Medeiros Budel, representantes da Associação de Pais e Amigos e Deficientes Visuais (Apadev), que atende pessoas com deficiência visual desde 1972 e está localizada no bairro Água Verde. Conforme o vereador, a ideia é “nos próximos meses, a gente buscar recursos de emendas para essa entidade”.

Indiara Barbosa registra presença de advogada*

A vereadora Indiara Barbosa (Novo) registrou a presença da advogada Kefera Moreira para acompanhar a sessão plenária.

Retirado projeto sobre alimentação nas escolas*

A vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) solicitou a retirada que tratava da promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar. A proposta previa ações como campanhas de conscientização, implantação de hortas e regulação dos alimentos vendidos ou distribuídos nas escolas públicas e privadas da educação básica, com o objetivo de prevenir problemas como obesidade, desnutrição e doenças associadas à má alimentação (005.00202.2023). Segundo a parlamentar, a proposição foi arquivada para a realização de correções e posterior reapresentação (072.00322.2025).

Dia do Conservadorismo ganha coautora*

A vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) requereu o ingresso na autoria do projeto de lei que institui o Dia do Conservadorismo, destinado a reconhecer, celebrar e promover os valores, ideias e princípios conservadores considerados relevantes para a história e cultura brasileira. De acordo com o projeto, a data de 29 de abril foi escolhida em homenagem ao nascimento de Olavo de Carvalho (1947-2022), filósofo, escritor, professor e influenciador político (005.00428.2025 e 414.00140.2025). A iniciativa é do vereador Olimpio Araujo Junior (PL).

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques