Notas da CMC: 13 temas que repercutiram em Curitiba neste 1º de abril

por José Lázaro Jr. e Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 01/04/2024 15h20, última modificação 01/04/2024 15h39
Foco de dengue, Festival de Teatro, janela partidária e mais assuntos debatidos na sessão plenária da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 13 temas que repercutiram em Curitiba neste 1º de abril

Notas da sessão plenária da CMC do dia 1º de abril de 2024. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos da sessão plenária desta segunda-feira (1º).

"Xô, mosquito": vereador pede inspeção em possível foco de dengue*

Herivelto Oliveira (Cidadania) ocupou a tribuna, nesta segunda (1º), para chamar a atenção para um possível foco de dengue no bairro Vista Alegre. “Uma das moradoras está reclamando de uma piscina que está com a água verde, o proprietário não cuida”, disse o vereador. “A informação que nós temos", continuou, "é de que o vizinho não permite a entrada de agentes de saúde para fazer a verificação”. Oliveira citou campanha do Executivo municipal contra os focos de dengue e pediu que os órgãos competentes façam a inspeção no local. "Nós temos mais de 600 casos de dengue em Curitiba, [...] então, vamos também fazer isso na prática e evitar que nós tenhamos focos de dengue”, concluiu.

Polícia Militar interrompeu peça do Festival de Teatro, diz Vanhoni

O vereador Angelo Vanhoni (PT) pediu que a direção da Câmara de Curitiba envie ofícios requisitando que a direção dos órgãos de segurança pública antecipem aos agentes de rua onde estão acontecendo peças de Teatro de Rua do Festival de Curitiba. “Na sexta-feira [29], aconteceu um fato triste, quando uma viatura da Polícia Militar, no calçadão da praça Tiradentes, interrompeu um grupo de teatro com 11 pessoas, que veio do Rio de Janeiro”, protestou. “Eles registraram Boletim de Ocorrência”, disse o vereador. 

>> Confira os debates da sessão plenária no nosso YouTube.

Vereador anuncia filiação ao Partido Liberal (PL)*

Eder Borges usou a tribuna para anunciar sua saída do Partido Progressistas (PP) e a filiação ao Partido Liberal (PL). “Venho registrar a minha imensa satisfação por dois anos que eu fiz parte do Progressistas”, disse o vereador. “Foi uma grande alegria, um grande partido brasileiro, que me acolheu tão bem. Mas agora é inevitável, eu devo seguir o meu caminho e ir para o partido do [ex-] presidente Jair Bolsonaro”, anunciou. Borges relatou ter recebido o convite do presidente municipal do PL, Paulo Eduardo Martins, “que é o pioneiro da direita paranaense, um dos pioneiros da direita nacional e que muito me inspirou lá em 2014, quando eu iniciei como ativista”. A janela partidária termina nesta sexta-feira (5). As mudanças de siglas precisam ser comunicadas oficialmente ao Departamento de Processo Legislativo (Deprole) da CMC.

Diretora da Escola do Legislativo convida para curso de extensão*

O presidente Marcelo Fachinello (Pode) suspendeu a sessão desta segunda (1º) para a diretora da Escola do Legislativo Maria Olympia Mochel, Débora Reis Leal, reforçar o convite para a participação no curso de extensão “Políticas Públicas e o Poder Legislativo”, organizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O objetivo, explicou a servidora, “é disseminar conhecimento sobre a produção legislativa e sua intrínseca relação com as políticas públicas. Assim, essa parceria pretende somar esforços entre as instituições envolvidas com a finalidade de alcançar a comunidade como um todo”. As inscrições para a primeira turma estão abertas. A participação é gratuita.

Exposição em homenagem aos 100 anos de Poty Lazzarotto

“De 2 de abril a 9 de dezembro, o artista Poty Lazzarotto será homenageado com uma exposição no Portão Cultural, dentro do Museu Municipal de Arte. Se estivesse vivo, Poty completaria 100 anos de idade”, convidou Tico Kuzma (PSD), líder do governo. O vereador elogiou o trabalho da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) na organização da atividade.

Câmara será iluminada de azul no Dia de Conscientização do Autismo

Pier Petruzziello (PP) registrou que, nesta semana, na Grande Curitiba, estão sendo realizadas diversas atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado na data de 2 de abril. “É uma pauta muito importante”, afirmou, agradecendo à CMC por adotar, a seu pedido, a iluminação do Palácio Rio Branco na cor azul nesta terça-feira.

Curitiba é a segunda cidade que mais gerou empregos em janeiro e fevereiro

O saldo positivo de 17,7 mil empregos em Curitiba, no primeiro bimestre deste ano, segundo apurado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), foi festejado pelo líder do governo, Tico Kuzma (PSD), durante a sessão plenária desta segunda-feira (1º). “Só ficamos atrás de São Paulo”, destacou o parlamentar.

Funcionário da CMC é premiado em concurso de fisiculturismo

O vereador Hernani (PSB) registrou os novos sucessos de Eduardo de Lara Roberto, funcionário terceirizado da Câmara de Curitiba, na Genesy Vigilância e Segurança Patrimonial, em concurso de fisiculturismo neste final de semana.

Estudantes da FAE visitam a Câmara de Curitiba*

A Câmara de Curitiba recebeu para uma visita guiada, na manhã desta segunda (1º), estudantes do 1º período do curso de Administração da FAE Business School. A turma de 37 alunos veio acompanhada da professora Edna Regina Cicmanec. “É muito importante essa participação para conhecer a Câmara Municipal de Curitiba”, registrou a Professora Josete (PT), ao dar boas-vindas ao grupo, durante fala em plenário.

Obras de implantação de asfalto no saibro*

Mauro Ignácio (sem partido) protocolou dois pedidos de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba sobre as obras executadas por meio do Programa Asfalto no Saibro. O primeiro é sobre a pavimentação da travessa Jones, no bairro Taboão (062.00285.2024), e o segundo trata da abertura de uma rua na Deputado Agostinho Rodrigues, no trecho entre as ruas Assírio Gomes Martins e César Misael Chaves (062.00284.2024). Segundo ele, as obras são um "apelo da população, a qual reivindica, há tempos, melhorias substanciais nas vias.

Trabalhadores do transporte público e da rede de ensino*

Dalton Borba (PDT) apresentou dois novos pedidos de informações oficiais ao Executivo. No primeiro, ele faz questionamentos sobre as condições de trabalho dos funcionários do transporte público municipal. O vereador pergunta, por exemplo, como se dá o acesso pelos cobradores de tarifas e motoristas de ônibus aos banheiros, bem como à água fresca e potável enquanto desempenham suas funções (062.00287.2024). Na outra proposição, Borba indaga sobre a falta de professores em Curitiba, em especial na Escola Municipal Anita Merhy Gaertner, no bairro CIC (062.00289.2024).

Fiep defende projeto de lei contra furtos de materiais metálicos*

Requerimento de Nori Seto (PP) anexa manifestação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) ao projeto de sua iniciativa com o objetivo de alterar a lei municipal 14.274/2013 e reforçar as medidas para inibir furtos e roubos de cabos elétricos em Curitiba (045.00035.2024). No ofício, o coordenador do Conselho Temático de Telecomunicações da Fiep, Helio Bampi, cita que “a proposta ora apresentada é de interesse de todo o Estado, que busca uma solução para inibir diretamente um problema que impacta diretamente a economia do país”. Protocolado em fevereiro deste ano, o projeto de lei de Nori Seto aguarda parecer da Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Curitiba (005.00011.2024).

Vereadores indicam quatro nomes para Minuto de Silêncio

Somando-se a Sidnei Toaldo (PRD) e a Marcelo Fachinello (Pode), o vereador Leonidas Dias (Pode) destacou, em plenário, a realização de um minuto de silêncio em lembrança à memória de Hamilton Noffke, “uma referência dentro do esporte amador do Paraná, foi uma pessoa muito querida no meio esportivo”. Eder Borges (PP) lembrou a morte de Maria Conceição Bettega Almeida, “mãe do baterista Endrigo Bettega”. Professor Euler (MDB) incluiu Josenice Andreia de Melo na homenagem póstuma da CMC, enquanto os vereadores Márcio Barros (PSD) e Salles do Fazendinha (Rede) lembraram o passamento de Claudinei Fernando Alves.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Nicole Thessing**, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques