Notas da CMC: 11 destaques do 8 de dezembro na Câmara de Curitiba
As notas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros fatos da sessão plenária desta segunda-feira (8) do Legislativo da capital do Paraná.
Vereadora debate situação do Bosque da Copel I**
A vereadora Laís Leão (PDT), durante a sessão plenária desta segunda-feira (8), começou seu discurso apoiando os protestos pelo país promovidos pelo movimento Levante Mulheres Vivas, que luta contra o feminicídio. Ela também questionou a situação do Bosque da Copel, localizado no bairro Bigorrilho. Para a vereadora, o bosque, por abrigar vegetação nativa e espécies relevantes, deve ser protegido e não degradado, como vem acontecendo. De acordo com Laís Leão, seu gabinete protocolou um pedido municipal de tombamento, para garantir a proteção vitalícia da região.
Vereadora debate situação do Bosque da Copel II**
“É uma área com cerca de 96 mil m² em uma região bastante vulnerável, que sofre com alagamentos mesmo com a existência do Bosque. E, ainda assim, existe uma pressão muito grande para a derrubada daquela área para a construção imobiliária”, acrescentou Laís Leão. A vereadora questionou como estão as divisões dos lotes após a privatização da área pela Copel.
>> Assista à sessão plenária
Meri Martins enaltece evento no Parque dos Tropeiros**
Neste sábado (6), ocorreu a abertura do 1º Festival Raízes Culturais - Sabores e Saberes, no Parque dos Tropeiros, localizado no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O evento reuniu food trucks com alimentação sustentável, apresentações da cultura tropeira e música regional. No Pequeno Expediente, a vereadora Meri Martins (Republicanos) parabenizou a realização do evento e também recitou um poema sobre a valorização da cultura tropeira.
Vereadores e diretora-geral da CMC são parabenizados
O presidente Tico Kuzma (PSD) parabenizou os vereadores Guilherme Kilter (Novo) e Laís Leão (PDT), pelos aniversários celebrados, respectivamente, nesta segunda-feira (8) e neste domingo (7). O vereador também felicitou a diretora-geral da Câmara de Curitiba, Waléria Maida, que faz aniversário nesta segunda.
Pedido de informações sobre impacto da nova PGV*
Os vereadores Camilla Gonda (PSB), Vanda de Assis (PT), Professora Angela (PSOL), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) e Angelo Vanhoni (PT) assinam pedido de informações oficiais sobre o impacto da aprovação do projeto de lei que atualiza a Planta Genérica de Valores (PGV). Eles pedem detalhes sobre como essas mudanças afetarão o valor do IPTU por bairro da cidade (002.00023.2025 e 062.02633.2025). A justificativa se deve ao fato de que a Prefeitura "não apresentar os dados desagregados por bairro, nem os critérios utilizados nas simulações que embasaram essas conclusões”.
>>Confira os requerimentos do pequeno expediente desta segunda
Qualidade de água do rio Barigui é questionada*
Laís Leão (PDT) apresentou quatro solicitações de informações ao Executivo, a maioria relacionada a questões ambientais. Um dos requerimentos trata da qualidade da água do rio Barigui, na altura do parque Yberê, que atravessa a região do Campo do Santana. A vereadora questiona quais análises foram realizadas nos últimos 24 meses, se há fontes de contaminação e quais medidas de fiscalização, mitigação ou recuperação ambiental estão previstas para garantir a qualidade da água e a integridade do ecossistema local (062.02625.2025).
Sistema BIM é adotado nas obras públicas de Curitiba?*
À Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a vereadora Indiara Barbosa (Novo) requer informações sobre a adoção do Sistema BIM, metodologia que integra dados e etapas de obras com a proposta de ampliar a precisão dos projetos, reduzir custos e melhorar a gestão pública. A parlamentar questiona se o Município já utiliza a ferramenta e, em positivo, como ela é aplicada. Caso contrário, Barbosa busca saber se há diretrizes internas para sua implementação, inclusive para a capacitação de servidores (062.02631.2025).
Medicamentos para tratamento de esporotricose*
A oferta de medicamentos para o tratamento de esporotricose no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Curitiba foi tema de requerimento da vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) ao Executivo. A parlamentar solicita informações sobre o protocolo atual de distribuição, quais medicamentos são oferecidos gratuitamente pelo Município e quantos atendimentos relacionados à esporotricose foram registrados pelo CCZ nos últimos três anos (062.02629.2025). Ao todo, foram dois os pedidos de informações de sua autoria.
Correções geométricas no sistema viário no Boqueirão*
O vereador Jasson Goulart (Republicanos) pergunta à Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT) sobre a execução das correções geométricas no sistema viário conhecido como "Pipa/Losango do Boqueirão". Ele quer saber o estágio atual das intervenções, quais critérios são utilizados para definir a prioridade das obras e qual o prazo estimado para a implantação das adequações (062.02624.2025).
Qual é o prazo para a construção da UBS no bairro São Miguel?*
De duas solicitações de informações apresentadas pela vereadora Vanda de Assis (PT) ao Executivo, uma delas trata do prazo para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Corbélia, na rua Águas do Passaúna, no bairro São Miguel. Ela indaga o prazo previsto, o cronograma, a existência de contrato vigente e os eventuais entraves que estejam impedindo o avanço do projeto. Conforme justificado, há denúncias de moradores de que o “espaço vem sendo utilizado para descarte irregular de resíduos e apresenta sinais de ocupação indevida" (062.02623.2025).
Vereador pede esclarecimentos sobre contratos da Prefeitura*
Os contratos de prestação de serviço entre a Prefeitura de Curitiba e a Graphit Construtora de Obras Ltda motivaram pedido de esclarecimentos de Nori Seto (PP). A dúvida do vereador é saber quantos e quais são os contratos firmados, em quais equipamentos estão sendo executados, quantos trabalhadores da empresa atuam e em quais equipamentos públicos, se há atrasos nos pagamentos e se existem contratos paralisados ou em atraso (062.02622.2025).
Instante de silêncio da sessão plenária
Com instante de silêncio no fim da sessão plenária, foram lamentados os falecimentos de Ricardo Aparecido da Costa e de Bassem Bassam Abdalah, a partir de solicitações de Renan Ceshin (Pode), e de Luciano Gusso, pedido feito pela Delegada Tathiana Guzella (União).
*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.
**Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino**, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: José Lázaro Jr.
***Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba