No Dia do Professor, vereadores pedem mais reconhecimento à categoria

por Assessoria Comunicação publicado 15/10/2013 14h45, última modificação 20/09/2021 10h42
Durante a sessão plenária desta terça-feira (15) da Câmara de Curitiba, diversos vereadores registraram a comemoração do Dia do Professor e pediram mais reconhecimento à categoria. Logo no início dos trabalhos, o presidente Paulo Salamuni (PV) falou sobre a data: “fica aqui o nosso respeito a todos estes profissionais que são responsáveis por formar os cidadãos e, desta forma, lutam para construir um futuro melhor”.

Para Salamuni, é preciso que os homens públicos se dediquem a possibilitar melhores condições de trabalho, salário, além da garantia de capacitação técnica para os professores. “Curitiba tem feito a sua parte. Já neste ano aumentamos o porcentual do orçamento destinado à educação e estamos trabalhando para garantir a reserva de 30% dos recursos municipais para esta área”, complementou. Por fim, Paulo Salamuni parabenizou os colegas parlamentares Professora Josete e Pedro Paulo, do PT, Ailton Araújo e Mestre Pop, do PSC, Professor Galdino (PSDB) e Jorge Bernardi (PDT), que exercem ou já exerceram o ofício de professor.

Julieta Reis (DEM) ocupou a tribuna para destacar o histórico da celebração, iniciada ainda em 1933 pela Associação dos Professores Católicos do Distrito Federal. A entidade comemorava o Dia do Primeiro Mestre, que deu origem ao atual Dia do Professor, evento que acabou por se consolidar como uma forma de dar visibilidade à categoria. “A data passou a ocupar um lugar de destaque no movimento do magistério em prol de uma melhor remuneração e de maior reconhecimento social”, relatou a vereadora.

Nas palavras de Julieta, neste dia 15 procura-se não apenas legitimar uma ideia de dedicação e abnegação, mas de profissionais que necessitam do reconhecimento de sua importância na base social e cultural da sociedade, sendo remunerados e reconhecidos condignamente. “Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou”, concluiu, ao citar o físico Albert Einstein.

Professora Josete destacou que o país vive um momento de avanços na área do ensino, mas considera que muitos deles ainda estão definidos somente no aspecto legal. Em razão disso, ela defendeu uma condição de luta permanente para fazer com que “estes avanços aconteçam na prática”. Josete ressaltou como prioridades para os profissionais da educação a necessidade de melhores condições de trabalho, valorização da carreira e dos profissionais. Professor Galdino, por sua vez, disse que a data lhe traz nostalgia: “me lembra dos bons tempos em que eu lecionava”. O vereador parabenizou todos os professores pelo seu dia.