Dia da Gratidão: solene reconhece quem enfrentou a covid-19 em Curitiba

por João Cândido Martins | Revisão: Alex Gruba — publicado 12/03/2024 17h15, última modificação 12/03/2024 17h23
Iniciativa do vereador Tico Kuzma visa enaltecer o empenho dos profissionais da área médica no enfrentamento à pandemia em Curitiba.
Dia da Gratidão: solene reconhece quem enfrentou a covid-19 em Curitiba

Os profissionais de saúde que participaram do enfrentamento à covid-19 foram homenageados pela Câmara, por iniciativa do vereador Tico Kuzma. (Fotos: Carlos Costa/CMC)

Nesta segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Curitiba promoveu uma sessão solene para celebrar o Dia da Gratidão e Reconhecimento, data instituída para enaltecer os profissionais da saúde que estiveram na linha de frente do combate à covid-19. A iniciativa foi do vereador Tico Kuzma (PSD), líder do prefeito na Câmara. A solenidade foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da CMC.

Também compuseram a mesa: João da 5 Irmãos (União), vereador e presidente da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social; Márcia Huçulak, deputada estadual e ex-secretária de Saúde de Curitiba; Sezifredo Paulo Alves Paz, presidente da Fundação Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba (Feas); Beatriz Battistella Nadas, secretária municipal de Saúde; e Bruno Henrique de Mello, enfermeiro e gerente da UPA Fazendinha.

Também estiveram presentes os vereadores Sidnei Toaldo (PRD), Bruno Pessuti (Pode), Herivelto Oliveira (Cidadania) e Mauro Bobato (Pode).

Assista à solenidade no canal da CMC no YouTube

 

 

Saudação

No discurso de saudação, o vereador Tico Kuzma disse que o Dia da Gratidão simboliza um reconhecimento às pessoas que estiveram na linha de frente contra a covid-19. “No dia 11 de março de 2020, Curitiba registrou o primeiro caso de covid-19. Daí, a escolha dessa data, que se tornou símbolo da bravura e do heroísmo de tantos que lutaram incansavelmente pela preservação da nossa comunidade”, afirmou o vereador. “Movido por um sentimento ímpar, esses profissionais colocaram suas vidas em risco para salvar as nossas. Sua coragem, abnegação e simpatia nos inspiram para seguir em frente”, complementou o vereador, lembrando que o enfrentamento ao vírus continua.

Com base nos dados do portal da Prefeitura de Curitiba, Kuzma salientou que, até o dia da sessão solene, houve 631.105 casos de covid-19 na cidade, com 8.882 pessoas perdendo suas vidas em decorrência da doença. “Vocês [profissionais da saúde] são a personificação do amor ao próximo, da entrega incondicional e do compromisso com a cidade de Curitiba. A todos vocês, e a suas famílias, nossa eterna gratidão”, agradeceu Tico Kuzma.

O agradecimento é a memória do coração”, disse o prefeito Rafael Greca

Para o prefeito Rafael Greca, que encaminhou uma manifestação por vídeo, faz bem quem pensa como Tico Kuzma. “O agradecimento é a memória do coração e o coração curitibano agradece a todos que combateram a epidemia da covid-19 e a todos que servem com dedicação e solicitude nas UPAs, nos postos de saúde e nos hospitais, nas creches e também nas salas de aula e em todo o serviço municipal”, disse o prefeito.

Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba, se manifestou via vídeo para agradecer aos profissionais pelo seu desempenho durante a pandemia. “Profissionais que trabalharam dia e noite no enfrentamento da doença e cujos serviços até hoje são necessários, na medida em que a doença está por aí e é preciso ter cuidado”, salientou o vice-prefeito.

Márcia Huçulak, deputada estadual e ex-secretária de Saúde de Curitiba, explicou que, mesmo com mais de 10 mil servidores atuando na área da saúde no município, o apoio da Feas foi fundamental para ampliar o número de leitos nas unidades de saúde. Para ela, a gratidão se estende aos milhares de profissionais que se dedicaram nessa batalha, deixando interesses pessoais de lado. “Nós focamos no trabalho, sem nos focarmos em politicagem, como aconteceu em outros lugares do país”, afirmou a agora deputada estadual.

Para Sezifredo Paulo Alves Paz, o Dia da Gratidão serve para celebrar uma grande conquista. “Demos um exemplo para o Brasil. Nós, da área da saúde, agradecemos e reconhecemos o esforço empreendido por toda a sociedade”, disse o presidente da Feas, que também destacou a solidariedade entre os órgãos da saúde. Ele ainda destacou que Curitiba continua preparada, pois certamente não será o último flagelo que viveremos: “Com união e esperança, vamos enfrentar todos os desafios”.

Mais de um milhão de pessoas atendidas por videoconsulta

Beatriz Battistella Nadas, secretária municipal de Saúde, afirmou que nenhum profissional curitibano se esquivou. “Dia após dia, fomos superando as dificuldades. A Márcia [Huçulak] foi a profissional certa, no lugar certo, fazendo o que precisava ser feito”, salientou. “À medida que o tempo passava, houve uma maior compreensão da doença, e todas as pessoas que precisaram de internação foram internadas, sendo que o trabalho das equipes de atenção primária foi decisivo para esse resultado”, disse Nadas. “Por meio da vídeo e da teleconsulta, conseguimos atender mais de 1 milhão de pessoas”, revelou. 

Bruno Henrique de Mello, enfermeiro e gerente da UPA Fazendinha, falou em nome dos profissionais da saúde homenageados. Para ele, foi um momento de grande desafio. “Em momento algum nos faltou cuidado. Ao mesmo tempo que estávamos cuidando das pessoas, nós estávamos sendo cuidados por equipes que atendiam nossas necessidades. Não nos faltaram UTIs e nem leitos. Curitiba tomou decisões acertadas”, afirmou o enfermeiro. Para ele, o reconhecimento é importante por lembrar de uma história que é viva. “Uma história feita por pessoas, profissionais da saúde”, finalizou. 

Veja as fotos do evento no Flickr da CMC, ou clicando no banner abaixo 

11/03/2024 - Sessão Solene - Dia da Gratidão 11 de Março de 2024