No dia 28, CMC realiza audiência especial para o Mês de Conscientização do Autismo

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 14/04/2022 07h30, última modificação 18/04/2022 09h37
Conversa entre especialistas, famílias e autoridades públicas faz parte das atividades alusivas ao Mês de Conscientização do Autismo.
No dia 28, CMC realiza audiência especial para o Mês de Conscientização do Autismo

Audiência pública faz parte das atividades do Mês de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista. (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

Dentro das atividades do Mês de Conscientização do Autismo, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC), no próximo dia 28 de abril, às 14h, realiza uma audiência pública para avaliar como a sociedade tem incluído as pessoas diagnosticadas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa é da vereadora Flávia Francischini (União), que emprega, em seu mandato, o único estagiário autista da CMC, Érico Pereira, cuja mãe, Pilar Carvalho, participará dos debates. 

“Em virtude do mês de abril ser o mês escolhido para a reflexão sobre o TEA no Brasil, e por ser uma das minhas bandeiras, é que solicitei a realização da audiência”, justificou Flávia Francischini. Neste mês, por iniciativa da parlamentar, a CMC transformou em lei a realização de rodas de conversa entre estudantes no TEA, pais, funcionários das escolas e especialistas, com o objetivo de orientar toda a comunidade escolar e acolher corretamente as crianças.

Foram convidadas para a audiência pública a ativista e psicopedagoga Ledi Almeida; os médicos neurologistas Sérgio Antoniuk e Paulo Liberalesso; a coordenadora do Departamento da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba, Denise Moraes; a presidente do Instituto Eu Tenho Nome, Fernanda Bruni; a psicóloga e proprietária da Clínica Selfie, de referência para o tratamento do autismo, Maria Helena Keinert; e a presidente da Remi Inclusão, Malu Silva. 

Originalmente agendada para o dia 14 de abril (407.00006.2022), a audiência pública foi remarcada para o dia 28, após os feriados, a pedido da parlamentar (407.00007.2022). A audiência será transmitida ao vivo pelas redes sociais da CMC.