Câmara homenageia destaques do ambientalismo e da educação

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 13/04/2022 16h57, última modificação 13/04/2022 16h57
Nesta semana, foram entregues os prêmios “Ecologia e Ambientalismo” e “Profissional do Ano”. Plenário também aprovou e concedeu votos de louvor.
Câmara homenageia destaques do ambientalismo e da educação

O montanhista e ambientalista, Vitamina, de 91 anos, com família e vereadores. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, nesta semana, a entrega de diversos prêmios e homenagens a cidadãos que tiveram destaque na sua área de atuação, na capital. Na sessão de terça-feira (12), por exemplo, o vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) concedeu o Prêmio Ecologia e Ambientalismo para Henrique Paulo Schmidlin, considerado referência na questão ambiental em Curitiba (030.00015.2021). 

Defensor da ecologia e do ambientalismo, principalmente referente à Serra do Mar paranaense, o “Vitamina”, como é conhecido, pratica o montanhismo desde a adolescência. Foi o primeiro a documentar a escalada de uma série de montanhas e pioneiro no desenvolvimento de trilhas e mapas de acesso. Também atuou na área jurídica da Secretaria de Estado da Educação e foi curador do setor de Patrimônio Natural do Paraná, durante 15 anos. 

“Conheci o Vitamina numa montanha da vida, como jornalista, me lembro de algumas subidas que fazíamos. O Vitamina já tinha uma certa idade, ia na frente e mal conseguíamos acompanhar. É uma pessoa que, com 91 [anos], ainda tem todo seu vigor”, contou Herivelto, antes da entrega do prêmio. A família do homenageado esteve presente, acompanhando a premiação.

Outro prêmio concedido, na terça-feira, foi o Profissional do Ano, entregue para Adriana Karam Koleski, por indicação de Leonidas Dias (Solidariedade). Formada em Letras e especialista em Comportamento Organizacional, Koleski é superintendente educacional do Grupo Opet (202.00025.2021). 

“Enquanto superintendente do grupo, Adriana é a responsável pela gestão e os resultados de todas as unidades da instituição. Ela ainda integra o Conselho de Gestão, órgão decisório que também atua na área editorial do Opet. Para mim, é motivo de orgulho receber você aqui, estudei boa parte da minha vida no grupo Opet, que incentiva a cidadania dos jovens através da Cidade Mirim, onde fui pela primeira vez vereador”, brincou Dias. 

Votos de louvor
Já na sessão de quarta (13), foram entregues diplomas de Votos de Congratulações e Aplausos, previamente aprovados pelo plenário. O primeiro deles foi de Nori Seto (PP), que reconhece o time de softbol feminino Nikkei, pela conquista do XXV Campeonato Brasileiro de Softbol Interclubes Sub 13 (077.00087.2022). 

“Além de ter sido uma grande conquista para Curitiba e para o Paraná, foi também um presente para a cidade, pois a final do campeonato foi realizada no dia 27 de março e, no dia 29, Curitiba completou 329 anos. É importante enaltecer essa conquista para que todos saibam que o softbol de Curitiba é um destaque no cenário nacional”, afirmou Seto, em seu discurso. 

O segundo vereador a realizar a entrega do diploma de Votos de Louvor foi João da 5 Irmãos (União), que concedeu a homenagem à empresa de segurança Intercept. O fundador da firma, Fernando Henrique Ribas, esteve na sessão para receber os votos (077.00268.2021). 

“A homenagem se justifica pela qualidade e eficiência dos serviços prestados à comunidade e também pelo seu trabalho perante os paranaenses. É importante homenagear estas empresas que fazem a diferença na sociedade, não apenas empregando pessoas, mas também contribuindo, neste caso, para a segurança pública”, relembrou o vereador, em sua fala. 

Votos discutidos
Também foram discutidas e aprovadas outras honrarias, como indicações para votos de congratulações e aplausos. Por exemplo, Pier Petruzziello (PP) concede homenagem a Sérgio Luiz de Paula, pai maratonista que correu mais de 500 km levando o filho em uma cadeira de rodas adaptada (077.00122.2022). 

Outro requerimento aprovado foi de Leonidas Dias, que indicou o portal Paranautas, voltado a torcedores do Paraná Clube (077.00120.2022). João da 5 Irmãos, por sua vez, deve entregar votos de louvor ao proprietário do Supermercado Simprão, Valdir Teixeira (077.00123.2022). 

Pela contribuição do estabelecimento, Sidnei Toaldo (Patriota) homenageia a Wow Lava Car (077.00124.2022). Por fim, o requerimento de Herivelto Oliveira, para reconhecimento do dentista Edson Marcellus Higa, também foi aprovado (077.00127.2022). 

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva