Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 13/12/2010 19h25, última modificação 01/07/2021 11h28
Veto I
Durante a sessão plenária desta segunda-feira (13), na Câmara de Curitiba, os vereadores mantiveram o veto do Executivo ao projeto de lei que obrigava as academias de ginástica e estabelecimentos similares a ter desfibrilador cardíaco para atendimento dos freqüentadores. O projeto é do vereador Zé Maria (PPS).

Veto II

Na tribuna, Zé Maria lamentou o veto e comentou sobre projeto semelhante, de autoria do deputado estadual Ney Leprevost (PP), que prevê os desfibriladores nos shoppings centers. Para o vereador Jair Cézar (PSDB), que votou pela manutenção do veto, a lei está exigindo do setor privado algo que o setor público não tem.

Indicação I
Foi aprovada a indicação do nome de Jacson Carvalho Leite, presidente do Instituto Curitiba de Informática (ICI), para receber o título de cidadão honorário. A iniciativa é do vereador Tico Kuzma (PSB). O instituto não pode auferir lucros. Assim, o faturamento com a venda de sistemas e prestação de serviços é reinvestido em pesquisa e desenvolvimento, sendo Curitiba a principal beneficiada.

Indicação II
Dom Dirceu Vegini também será agraciado com a cidadania curitibana. A indicação, proposta pelo vereador Tito Zeglin (PDT), primeiro vice-presidente da Câmara de Curitiba, foi aprovada nesta segunda-feira, em primeiro turno. Dom Dirceu é o atual bispo diocesano de Foz do Iguaçu, nomeado em outubro deste ano. Foi bispo auxiliar de Curitiba. “Tem histórico consagrador pela dedicação, empenho e muito trabalho”, definiu Zeglin.

Dia da Bíblia

Em alusão ao Dia da Bíblia, comemorado neste domingo (12), a vereadora Noemia Rocha (PMDB) usou a tribuna, informando que a data surgiu em 1549, na Grã-Bretanha e no Brasil, em 1850. Noemia estava acompanhada pelo pastor Nelson Lautert, representante do diretório estadual da Sociedade Bíblica do Brasil e Walter Eidam, secretário regional.

Presenças I
A votação do projeto que cria a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes) foi acompanhada por grande número de pessoas.

Presenças II
Além da secretária da Saúde, Eliane Chomatas, estiveram em plenário  a representante da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, Patrícia Augusto Novo; o presidente do Conselho da Saúde do Bairro Novo, Adilson Tremura, e a agente comunitária Saúde Ana Maria Inácio Lúcia. Os conselheiros  municipais  Ademir Vieira, João Faedo e Wanda Moraes também acompanharam a votação  da alteração na Lei Orgânica Municipal, que possibilita a criação da Fundação.

Justificativa

Em aparte à oposição, feito da bancada, o  líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), ratificou a finalidade da alteração, agora,  na Lei Orgânica Municipal (LOM) para criação da Fundação Estatal  de Atenção Especializada em Saúde (Feaes). Reafirmou também  a necessidade de modernização na gestão administrativa pública, citando reformulação nacional na área da saúde. (Com foto – Anderson Tozato)

Agradecimento
O vereador Dirceu Moreira (PSL) agradeceu o comparecimento de colegas do parlamento à inauguração do novo templo da Igreja Adventista do Sétimo Dia, ocorrido na última sexta-feira (10). Ele é membro desta congregação religiosa.