Jair Cézar apoia projeto de preservação ambiental

por Assessoria Comunicação publicado 13/12/2010 18h30, última modificação 01/07/2021 11h28
Crianças da Unidade de Educação Integral Araucária plantaram 26 pinheiros no Bosque Irmã Clementina, no Bairro Alto, recentemente. A ação faz parte do projeto sobre preservação ambiental, realizado sob orientação da professora Ana Renata Burda Tosta. O vereador Jair Cézar (PSDB) apoiou a ação e elogiou a iniciativa. “Esta é uma bela forma de despertar o interesse das crianças pelo meio ambiente e de ajudar a cidade ao mesmo tempo”, afirmou.
A plantação foi a finalização do projeto de meio ambiente desenvolvido na escola. As crianças plantaram sementes de pinheiro em garrafas PET e ao longo do ano regaram e cuidaram das plantas até elas serem plantadas no bosque. “As crianças tiveram a oportunidade de aprender conceitos de preservação de forma prática”, explicou a coordenadora da escola, Adinda Lass. “Elas adoraram e se sentiram importantes em poder contribuir para o reflorestamento da nossa cidade”, completou.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente colaborou com a ação, cedendo funcionários que ajudaram no plantio das árvores. Com a orientação da secretaria, as mudas foram plantadas da maneira correta, tornando duradouro o projeto.
Adinda Lass agradeceu ao parlamentar pelo apoio às atividades extracurriculares realizados na unidade de educação. “Estas colaborações nos ajudam a ofertar aos alunos atividades educativas, que contribuem para a formação deles como cidadãos atuantes e conscientes na sociedade”, disse.
Árvore
A araucária, também conhecida como pinheiro do Paraná, é a árvore símbolo do nosso estado e da cidade de Curitiba. Sua imagem está presente na bandeira e no brasão da capital paranaense. Os pinhões são as sementes da araucária e um importante ingrediente da culinária paranaense.
Por ser uma espécie ameaçada de extinção, a legislação municipal promove o incentivo ao plantio e penalidades para o corte irregular.