Nesta segunda, vereadores mirins tomam posse na Câmara de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 20/10/2023 16h20, última modificação 20/10/2023 16h52
Posse da 5ª “legislatura” do Parlamento Jovem será durante a sessão plenária da CMC. Programa é desenvolvido em parceria com o TRE-PR.
Nesta segunda, vereadores mirins tomam posse na Câmara de Curitiba

Propostas dos estudantes podem se tornar lei em Curitiba. Na imagem, vereadora mirim de 2022 assina o termo de posse. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) abre, na manhã desta segunda-feira (23), as atividades da quinta edição do Parlamento Jovem, programa de formação política e exercício da cidadania, desenvolvido com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Os oito novos vereadores mirins, que são estudantes de Ensino Médio, de colégios públicos da capital, serão empossados durante a sessão plenária.

Assim como a cerimônia que marca o começo do mandato dos vereadores e do prefeito, o ato simbólico contará com o compromisso legal e a assinatura dos termos de posse. Neste ano, duas instituições de Curitiba participaram do programa. Do Colégio Estadual Santa Gemma Galgani, localizado no bairro Abranches, serão empossados os alunos Lorena de Mello Aguiar da Silva, Kadu Vinícuis Comparin Pereira e Maykon William Costa dos Santos.

Do Colégio Estadual Cívico Militar Yvone Pimentel, que fica no Novo Mundo, os vereadores mirins são: Beatriz Ribeiro da Silva, Bruna Eduarda Kohle, Eduardo Shmidt Hort, Pedro da Silveira Kalva e Ricardo Colaço Dvorak. A cerimônia de posse deve contar com a presença do presidente do TRE-PR, o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, e de outras autoridades.

Em todo o Paraná, a edição 2023 do Programa Parlamento Jovem registrou 1.260 candidatos a 655 vagas de vereador mirim. As eleições são conduzidas pelo TRE-PR e os estudantes têm a oportunidade de vivenciar o processo eleitoral em diferentes etapas, como a campanha política, a preparação dos mesários e o uso de urnas eletrônicas no dia da votação. A cerimônia de diplomação dos eleitos foi realizada no fim de agosto.

Nos próximos meses, os vereadores mirins de Curitiba serão orientados pela equipe técnica da Câmara Municipal sobre o papel do vereador, o funcionamento do processo legislativo e a elaboração de um projeto de lei. Assim como nas edições anteriores, o objetivo é realizar uma sessão plenária simulada, em que os estudantes devem apresentar sugestões para a cidade.

Desde que a CMC aderiu ao Programa Parlamento Jovem, em novembro de 2017, dois dos projetos fictícios foram abraçados pelos vereadores e se tornaram leis de Curitiba. São as semanas de Combate ao Bullying e do Ambientalismo Consciente - respectivamente, as leis municipais 15.479/2019, que prevê ações no ambiente escolar, na semana do dia 7 de abril, e a 15.480/2019, coincidindo com o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.