Prêmio João Crisóstomo Arns 2023 é entregue pela Câmara

por João Cândido Martins | Revisão: Ricardo Marques — publicado 20/10/2023 16h12, última modificação 20/10/2023 16h12
Honraria destinada aos que se destacaram no ano de 2023 nas áreas de educação e cultura foi entregue a 23 homenageados.
Prêmio João Crisóstomo Arns 2023 é entregue pela Câmara

Nesta quinta-feira, a Câmara Municipal de Curitiba promoveu a entrega do Prêmio João Crisóstomo Arns 2023, destinado aos que obtiveram destaque na educação e na cultura. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quinta-feira (19), a Câmara Municipal de Curitiba promoveu a entrega do Prêmio João Crisóstomo Arns 2023. A honraria é destinada a profissionais que têm se destacado em atividades educacionais e culturais no município de Curitiba. A sessão solene foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente da Câmara, e a mesa foi composta pelos vereadores Tito Zeglin (PDT), Osias Moraes (Republicanos), Mauro Ignácio (União), Leonidas Dias (Solidariedade), Sargento Tânia Guerreiro (União) e Professor Euler (MDB). 

Assista à homenagem no Canal da Câmara no Youtube.

Veja as fotos no Flickr da Câmara.

Também estavam presentes os vereadores Professora Josete (PT), Zezinho Sabará (União), Rodrigo Reis (União), Bruno Pessuti (Pode), Oscalino do Povo (PP), Hernani (PSB), Ezequias Barros (PMB), Jornalista Márcio Barros (PSD), Herivelto Oliveira (Cidadania), Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), Nori Seto (PP), João da 5 Irmãos (União), Marcos Vieira (PDT), Pastor Marciano Alves (Solidariedade) e Sidnei Toaldo (Patriota).

Saudação

O vereador Professor Euler esclareceu que o propósito do Prêmio João Crisóstomo Arns é o de valorizar e reconhecer o trabalho de pessoas que, nas palavras dele, diuturnamente dedicam suas vidas à educação, como outrora fez o frei João Crisóstomo Arns, irmão mais velho de Dom Evaristo Arns e Zilda Arns. De acordo com Euler, o educador João Crisóstomo dizia que a escola tem que avançar para além do ensino curricular, cunhando valores como amor à natureza, respeito ao próximo, liberdade de pensamento e expressão e vocação para a paz.

Euler também lembrou as palavras do educador Rubem Alves, que foi seu tio-avô, para quem há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. “Nas escolas-gaiolas se desaprende a arte do voo. Por outro lado, nas escolas que são asas, não se aprende a voar, mas sim ter coragem para voar”, disse o vereador. Euler concorda com a visão de Rubem Alves e entente que educadores devem ser encorajadores. “Com respeito, honestidade e amor, nós devemos dar aos educandos raízes para que tenham valores éticos e morais e asas para que sejam livres e se mantenham autônomos”, afirmou o parlamentar.

O vereador fez referência a uma pesquisa promovida pelo IPEA que indica que para cada R$1,00 real que é investido em educação, nosso PIB aumenta R$1,85. “Investimento em educação é investimento com retorno garantido. Decisões transformadoras ocorrem no tempo presente e o futuro não é o momento de tomar decisões. O futuro é o momento de colher o resultado das decisões tomadas agora”, disse Euler, que finalizou citando os exemplos da Finlândia e dos tigres asiáticos onde há investimento na remuneração dos professores e concentração dos esforços na educação básica.

União pelo bem da sociedade

O educador, empresário e ex-deputado federal Wilson Picler iniciou sua fala declarando que Curitiba se destaca na área de educação, tendo as melhores universidades e escolas do Brasil. Para ele, projetos educacionais deveriam ser conduzidos independente de ideologias. “A divisão ideológica entre direita e esquerda só motiva brigas e desunião. Devemos nos unir pelo bem da sociedade”, disse Picler. Ele disse sentir orgulho de haver sido deputado federal pelo PDT, um partido que, de acordo com ele, se posiciona mais à esquerda dentro do espectro político. Para Picler, deve haver diálogo e concessões para que empresários e trabalhadores se sintam felizes. Ele concluiu parabenizando os homenageados.

Agradecimento

Para Marcos Roberto Nogueira Munhoz, policial militar, praticante e professor de capoeira há mais de 25 anos, a atividade educacional diz respeito à força de vontade para trabalhar com alunos e ao enfrentando das dificuldades e limitações. “Além do amor ao próximo. Estou indo para o terceiro ano do meu projeto, com apoio da comunidade e consciente de que educadores são formadores de caráter”, disse ele. Pra Marcos Munhoz, o exemplo do educador muda o comportamento dos alunos, que enxergam um futuro melhor. “Se a gente salvar 2 ou 3 numa turma de 20, o prêmio é muito grande, pois quem trabalha com comunidade sabe que a tendência é muito grande para o desvio”, finalizou.

Homenageados

Adriano Oliveira Esturilho, indicado pela vereadora Professora Josete. É multiartista, diretor e produtor no teatro e no audiovisual, músico, compositor e escritor. Já realizou mais de uma centena de peças teatrais, filmes e obras audiovisuais, edições de festivais de cinema e publicações literárias, muitas delas premiadas, em projetos que unem arte e cidadania. Atualmente é presidente do Sated-PR, sindicato que representa os artistas e técnicos das Artes Cênicas e Audiovisual do Paraná.

Andréia Rodrigues de Souza, indicada pelo vereador Zezinho Sabará. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Educação Especial e Gestão, atua como servidora pública municipal desde 2009, e como diretora do Centro Municipal de Educação Infantil desde 2018, promovendo serviço de Educação Pública de qualidade.

Edicléia Cruz da Silva, representada por Juliane Soares Alves. Indicada pelo vereador Rodrigo Reis. É professora no Governo do Estado do Paraná e Coordenadora na Escola Especializada Primavera. Especializou-se no Curso de Pré-Escolar, DM (deficiência mental), DA (deficiência auditiva), e tem curso de formação pedagógica pela Secretaria de Estado da Educação do PR. Participou da elaboração do livro "A Escola que Acontece". Pela Escola Primavera, participou do Prêmio Práticas Inovadoras.

Edilson Aparecido Chaves, indicado pelo vereador Bruno Pessuti. Licenciado e pós-graduado em História, possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação e Ensino de História, atuando principalmente nas áreas: Livro Didático e Mídia Educacional; Produção de Arquivos Virtuais para ensinar História; Ensino e Aprendizagem de História; Pesquisa Histórica; Formação de Professores; Música e Cultura Caipira em aulas de História.

Eliane de Oliveira Dias, indicada por Oscalino do Povo. Profissional da Rede Municipal de Curitiba, participou de vários projetos promovidos pela Secretaria de Educação, tais como: Fazendo Escola, Universidade Escola, Jovens Governantes e Jornalistas Mirins. Foi vice-diretora e diretora de escola. Realizou inúmeras mudanças na instituição, tanto na estrutura física quanto no pedagógico, com a abertura de Classe Especial e turmas com alunos em período integral. Atua da Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá.

Eliane Rodrigues Volpe, indicada pelo vereador Sidnei Toaldo. Graduada em Pedagogia, é especialista em Organização do Trabalho Pedagógico, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Especial e Inclusiva e Administração de Recursos Humanos. Possui experiência de 25 anos na área da educação, como professora, pedagoga e diretora de Centro Municipal de Educação Infantil. Atua como pedagoga no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Ronaldo Vadson Schwantes. É também proprietária da Clínica Acolher e perita judicial pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná na área da Educação Especial.

Elvo Benito Damo, indicado pelo vereador Mauro Ignácio. Escultor catarinense radicado em Curitiba, tem obras espalhadas por inúmeros locais da capital paranaense. Entre elas, a mais conhecida é a do Cacique Tindiquera, no parque Tingui e na praça Tiradentes. No campus da PUC-PR, foi responsável pela criação de quinze painéis em concreto que ilustram as estações da Via Sacra. Suas obras também podem ser vistas em museus como o MASP e o Museu de Arte de Óbidos, em Portugal.

Estela Endlich, indicada pelo vereador Osias Moraes. Doutora em Educação, mestre em Educação e licenciada em Pedagogia pela UFPR. Professora e pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, atuou como docente em cursos de formação continuada para integração das tecnologias digitais à prática pedagógica. É diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, na Secretaria Municipal de Educação e colunista do blog “Educação e Mídia” do jornal Gazeta do Povo.

Felippy Strapasson, indicado pelo vereador Hernani. Graduado em História, é apaixonado pela capital paranaense. Dedica seu trabalho, quase que exclusivamente, a pesquisar a fundo a história de Curitiba. Em 2019, deu início à carreira de escritor ao publicar o livro "História concisa dos bairros de Curitiba: do Abranches ao Xaxim" que conta sobre os bairros de nossa cidade, com detalhes até então pouco conhecidos. Na ocasião do aniversário de 330 anos de Curitiba, publicou o livro "Curitiba 330 anos: uma cidade de muitas faces". 

Fernando Cardoso Furtado, indicado por Ezequias Barros. Formado em Engenharia Mecânica, completou sua formação com Pedagogia e pós graduações que lhe permitem atuar com excelência na área da Educação. Nascido em Pelotas - RS, há mais de 30 anos atua na Educação Adventista como professor e gestor, desenvolvendo seu trabalho nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Dirige o Colégio Adventista do Portão desde 2020.

Graciela Ines Bolzon de Muniz, indicada pelo vereador Jornalista Márcio Barros. Professora, pesquisadora e vice-reitora da Universidade Federal do Paraná, tem uma trajetória marcada por um compromisso inabalável com o avanço científico e tecnológico. Formada em Engenharia Florestal pela Universidad Nacional de Santiago del Estero – Argentina, traz consigo uma bagagem acadêmica sólida. É reconhecida pelo CNPq, com mais de uma centena de trabalhos publicados e recursos significativos conquistados para aquisição de equipamentos e construção de edifícios. 

Isabel Cristina Oliveira Caldas, indicada por Herivelto Oliveira. Atriz, arte-educadora, pesquisadora, professora das séries iniciais e contadora de histórias. Licenciada em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná, mestre em Arte, especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Desde 2018, vem investigando o universo dos teatros negros em Curitiba. Criadora da Coletiva Preta de Teatro “Èmí Wá”, é uma das co-diretoras nas obras "Parteiras de Interior" de 2022. Nesse momento, atua como mediadora cultural no espetáculo "Itan e Tal" do grupo Baquetá.

Jovina Rehnga, indicada pela vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta. Indígena da etnia Kaingang que participou da fundação da primeira Aldeia Indígena urbana do Paraná, a comunidade Kakané Porã, na região sul de Curitiba e que abrigou 35 famílias que vendiam artesanato na capital. É vice-presidenta do Conselho Nacional de Mulheres Indígenas e Artesãs.

Julia Inque Ishida, indicada pelo vereador Nori Seto. Bacharel em pintura e especialista em História da Arte do século XX, é artista plástica, professora universitária e curadora de mostras artísticas. Suas obras compõem o acevo institucional do Palácio Imperial de Tóquio (no Japão), do Museu Oscar Niemeyer, do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, do Museu Alfredo Andersen e do Museu Histórico Municipal de Telêmaco Borba. Também participou de mostras coletivas como “Wakane: a arte visual nipo-brasileira no Paraná”, “Olhar InComun: Japão Revisitado” e “Memória e Momento: Salão Paranaense”.

Luciana Gomes Roberto Varaschin, indicada pelo vereador Marcelo Fachinello. Formada em dança, pós-graduada em Corpo Contemporâneo e em Psicomotricidade. Foi bailarina profissional, professora de dança, arte, coreógrafa e produtora de espetáculos de dança para crianças. Ministrou cursos de capacitação para professores e criou o "Muralzinho de Ideias", o maior portal de conteúdo e ideias sobre arte, educação e cultura para famílias de Curitiba e Região Metropolitana, atuando como um agente transformador da infância.

Marcos Roberto Nogueira Munhoz, indicado pelo vereador João da 5 Irmãos. Policial Militar do Paraná, praticante e professor de capoeira há mais de 25 anos, trabalhou em diversos projetos sociais, pois considera a capoeira uma manifestação cultural que une o esporte e a arte. Dedica-se a um projeto voluntário no bairro Cajuru, atendendo crianças e ensinando, além da luta, a consciência corporal, auxiliando no desenvolvimento cognitivo e afetivo e a inclusão social, proporcionando um futuro melhor junto à comunidade e à sociedade.

Maria Aparecida Pankievicz, indicada pelo vereador Tito Zeglin. Licenciada em Ciências e Matemática, pós-graduada em Educação Matemática e Educação Ambiental, é mestre em Ciência da Educação. Estudou no Centro de Pesquisa Ocupacional e Desenvolvimento, no Texas – EUA, e na Universidade de São Lorenzo, no Paraguai. É vice-diretora do Colégio Cívico-Militar Yvone Pimentel e realiza um intenso trabalho cultural e social junto à Comunidade Ucraniana de Curitiba.

Michele Francisca Prado, indicada pelo vereador Leonidas Dias. Servidora da Prefeitura Municipal de Curitiba desde 2003, tem formação em Magistério, estudos adicionais em Educação Infantil pelo Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, Pedagogia pelo Centro Universitário Campos de Andrade e especialização em Educação Especial com ênfase em Inclusão pela PUC-PR. Atua desde 1997 desenvolvendo trabalhos de gestão, supervisão, orientação e formação pedagógica para profissionais da educação infantil.

Newton Cesar, indicado pelo vereador Tico Kuzma, representado pelo vereador Bruno Pessuti. Profissional multifacetado com atuações de destaque como diretor de criação, designer, ilustrador e escritor. Há mais de 20 anos presta serviços para editoras de todo o Brasil. Participou da equipe que conquistou o Prêmio Jabuti 2012, com o projeto Linhas da Vida. Publicou mais de 20 livros nas áreas de negócios, ficção e biografia esportiva. O seu livro Infantil “É assim que eu sou” entrou em projetos governamentais que adquiriram a obra para bibliotecas de escolas públicas.

Priscila Amado Aguiar, indicada pelo vereador Marcos Vieira. Formada em Educação Física e pós-graduada em Educação Física Escolar, é professora na Escola Municipal Professora Augusta Glück Ribas, no Sítio Cercado. Atualmente, como diretora da instituição, conta com grande apoio da comunidade escolar, graças a sua dedicação e compromisso com o desenvolvimento do local e dos alunos, e por sua busca por maior participação das famílias e de toda a sociedade no ambiente educacional.

Silvana Pereira da Silva, indicada pelo vereador Pastor Marciano Alves. Natural de Ponta Grossa-PR, reside em Curitiba desde 1975. Professora habilitada em Letras pela Universidade Tuiuti do Paraná e com especialização em Magistério Superior e Médio, atua há mais de 25 anos na área do ensino com a formação de jovens e adultos.

Walgreen Monteiro de Carvalho, indicado pela vereadora Sargento Tânia Guerreiro. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é instrutor de Informática na modalidade Sistema Operacional Windows, Pacote Microsoft Office, e digitação. Desde 2006, desenvolve um projeto na Mitra Arquidiocese de Curitiba - Paróquia Santa Cândida, denominado "Projeto de Inclusão Digital", voltado para pessoas de baixa renda, onde mais de 250 jovens já foram beneficiados desde o início do projeto.

Wilson Picler, indicado pelo vereador Professor Euler. Empresário, fundou em 1996 sua primeira empresa na área da educação, que deu origem a um dos maiores Grupos Educacionais do Brasil, o Grupo Uninter. Hoje, além de levar em frente o sonho de ver a Uninter transformada em universidade, faz o doutorado em Engenharia Elétrica/Biomédicas, pela UNICAMP e ocupa os cargos de Chanceler do Centro Universitário Internacional Uninter e Presidente da Uninter Educacional S/A.