Nesta quinta, CMC recebe unidade móvel do Erasto Gaertner

por Fernanda Foggiato | Revisão: Alex Gruba — publicado 11/10/2022 08h30, última modificação 10/10/2022 16h57
Com a participação gratuita e aberta à população, a atividade faz parte da campanha do Outubro Rosa 2022.
Nesta quinta, CMC recebe unidade móvel do Erasto Gaertner

Os atendimentos itinerantes são realizados nos ônibus do Conscientizar+. (Foto: Divulgação/Erasto Gaertner)

Nesta quinta-feira (13), das 9h às 16h, a unidade móvel do Conscientizar+, programa do Hospital Erasto Gaertner (HEG), estará na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para ação alusiva ao Outubro Rosa. Uma equipe especializada em oncologia ofertará exames físicos, além de orientações sobre o autoexame da mama e os cuidados com o colo uterino. A participação é gratuita e aberta à população em geral.

Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, no estacionamento externo do Legislativo (em frente à praça Eufrásio Correia). Nos exames físicos, o objetivo é identificar sinais e sintomas iniciais de câncer. Se for necessária uma avaliação mais aprofundada, será feito o encaminhamento para o Erasto Gaertner.

O programa Conscientizar+ (C+) foi lançado pelo hospital em 2019, com foco no diagnóstico precoce de doenças. Já os atendimentos itinerantes começaram em julho do ano passado, em meio à pandemia da covid-19.

O programa conta com duas unidades móveis, equipadas com consultórios, elevador para a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção, sala de reunião e banheiro. Conforme balanço do HEG, a iniciativa já levou atendimento a 3,8 mil pessoas, em 16 cidades do Paraná e de Santa Catarina.

Até o fim do mês, quem passar à noite pelo Palácio Rio Branco, sede da CMC, poderá registrar o prédio histórico iluminado em apoio à campanha do Outubro Rosa, que busca conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento começou em 1990, nos Estados Unidos, e hoje é mundial. Nos últimos anos, também passou a chamar a atenção para o câncer do colo do útero.