Com o Palácio Rio Branco iluminado, CMC tem ações do Outubro Rosa

por Fernanda Foggiato, com a colaboração de Mauricio Geronasso* | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 05/10/2022 16h40, última modificação 10/10/2022 16h25
Ônibus do Erasto Gaertner estará na instituição, no próximo dia 13, com atendimentos gratuitos a toda a população.
Com o Palácio Rio Branco iluminado, CMC tem ações do Outubro Rosa

Iluminação do Palácio Rio Branco marca campanha de prevenção do câncer de mama e do colo do útero. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Até o fim do mês, quem passar à noite pelo Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), poderá registrar o prédio histórico iluminado em apoio à campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento começou em 1990, nos Estados Unidos, e hoje é mundial. Nos últimos anos, também passou a chamar a atenção para o câncer do colo do útero. 

“A Câmara Municipal já está iluminada de rosa [desde a última segunda, dia 3] em homenagem ao Outubro Rosa e estamos com ações neste mês para o alerta aos servidores, servidoras e para a nossa sociedade”, destacou, na sessão desta quarta-feira (5), o presidente Tico Kuzma (Pros). “Está sendo feito um trabalho em conjunto por toda a CMC, em especial a Diretoria de Gestão de Recursos Humanos, também a Divisão de Saúde Ocupacional, junto à Diretoria de Comunicação.” 

Pela manhã, vereadores e servidores posaram nas escadarias do Palácio Rio Branco para a foto oficial da campanha Outubro Rosa 2022 na CMC. Chefe da Divisão de Saúde Ocupacional, a servidora Liege da Fonseca Rocha reforçou a importância do tema. Segundo ela, o câncer de mama representa 24,5% dos novos casos em mulheres, segunda neoplasia com maior incidência entre o público feminino, ficando atrás somente do câncer de pele. 

Programação
“Se diagnosticados de forma precoce, 95% dos casos têm cura”, ressaltou Liege. A chefe da Saúde Ocupacional apresentou as ações planejadas para o Outubro Rosa na CMC. No dia 13, quinta-feira, a atividade será aberta não só a servidoras, vereadoras e terceirizadas, mas a toda a população. 

Das 9h às 16h, em parceria com o Hospital Erasto Gaertner, serão disponibilizados exames físicos e orientações tanto sobre o autoexame da mama quanto sobre os cuidados com o colo uterino. Gratuito, o atendimento será feito no estacionamento externo da Câmara de Curitiba (em frente à praça Eufrásio Correia), por ordem de chegada. 

Outras ações planejadas pela CMC são voltadas ao público interno. Haverá workshops, no próximo dia 18, sobre autocuidado e amor próprio; avaliações de pele e orientações, em 20 de outubro; e sorteios de brindes, no fim do mês, entre as funcionárias e vereadoras que estiverem com os exames preventivos em dia.

 

Apoio
“Parabenizo a iniciativa do Outubro Rosa e devo destacar que é de suma importância a conscientização das mulheres na prevenção dessa doença”, afirmou a vereadora Noemia Rocha (MDB), que perdeu a mãe para o câncer de mama. Duas de suas quatro irmãs já tiveram a doença.

“É importante que o Outubro Rosa seja sempre lembrado. A ciência avançou muito com o tratamento, mas ainda devemos reforçar a importância da realização dos exames preventivos”, completou Ezequias Barros (PMB). A esposa do vereador lutou contra o câncer de mama e hoje está curada. Propositor da Cidadania Honorária de Curitiba ao cirurgião-oncológico Reitan Ribeiro, Sidnei Toaldo (Patriota) também frisou a mobilização mundial ao longo deste mês.

*Estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.