Na terça, CMC vota a criação do Sistema de Esporte e Lazer

por Fernanda Foggiato | Revisão: Brunno Abati* — publicado 06/04/2023 07h50, última modificação 10/04/2023 09h19
A mensagem define as diretrizes do Sistema Municipal de Esporte e Lazer (Sestiba).
Na terça, CMC vota a criação do Sistema de Esporte e Lazer

As sessões ocorrem de segunda a quarta-feira, a partir das 9h, com transmissão ao vivo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A criação do Sistema Municipal de Esporte e Lazer (Sestiba) estará em pauta na Câmara Municipal de Curitiba na sessão da próxima terça-feira (11). A proposta, de iniciativa do Poder Executivo, define o esporte define o esporte como “bem cultural, direito social e fator de desenvolvimento humano” (005.00164.2022). A meta é tornar a capital paranaense uma potência esportiva.

Destinado a “todas as pessoas, entidades e instituições que tiverem o esporte e o lazer como atividade central e que aderirem voluntariamente ao Sistema Municipal de Esporte e Lazer de Curitiba”, o Sestiba contará com três instrumentos de gestão. As atividades estarão descritas no Plano Municipal de Esporte e Lazer e serão realizadas conforme os dados do Cadastro Municipal de Esporte e Lazer, seguindo as condições delimitadas pela Política de Financiamento Municipal de Esporte e Lazer.

Conforme a iniciativa, o Sestiba será coordenado pelo Poder Executivo, em sintonia com as deliberações do Conselho Municipal de Esporte e Lazer e da Conferência Municipal de Esporte e Lazer, que será realizada a cada quatro anos. O projeto de lei possui mais de 100 itens, distribuídos em 25 artigos.

A mensagem traz as diretrizes do sistema municipal e define, por exemplo, que as políticas serão divididas em três tipos: voltadas à formação esportiva (atividades de base), as destinadas à excelência esportiva (alta performance) e outras para o conjunto da sociedade, sob o guarda-chuva “Esporte para Toda a Vida”, visando à promoção da saúde e da integração social (saiba mais).

Outros debates
Também estará em pauta, para a primeira votação, a Cidadania Honorária de Curitiba ao padre Dilsomar Bombazar (006.00017.2022). Natural de Dois Vizinhos, ele foi designado, em 2017, para a paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Vila Verde, bairro CIC. A iniciativa é de Toninho da Farmácia (União).

Se aprovados na véspera, projetos como a reestruturação do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) retornam à pauta, na terça, para a segunda votação. Na quarta (12), o tema do debate, durante o espaço da Tribuna Livre, será a preservação da araucária, árvore-símbolo do Paraná.

Confira as ordens do dia de segunda, de terça e de quarta-feira. As sessões plenárias são realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba