Na quarta-feira, Tribuna Livre alerta para a prevenção das doenças renais

por Mauricio Geronasso, especial para a CMC* — publicado 29/04/2022 07h50, última modificação 02/05/2022 08h15
Por iniciativa da Sargento Tânia Guerreiro, a convidada é a assistente social Paula Peixoto, da Fundação Pró-Renal de Curitiba.
Na quarta-feira, Tribuna Livre alerta para a prevenção das doenças renais

Fachada da Pró-renal, em Curitiba, que também possui unidades conveniadas. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nessa quarta-feira (4), abre o espaço da Tribuna Livre para a assistente social Paula Peixoto, da Fundação Pró-Renal de Curitiba. A convite da vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União), ela irá falar sobre a importância da prevenção e dos danos causados pelas doenças ligadas aos rins. A visita vem ao encontro das atividades relacionadas ao Dia Mundial do Rim, celebrado em 10 de março (076.00007.2022).

A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. Nessa semana, o tema escolhido pela convidada é “Saúde Renal para Todos”. Representada por Paula Peixoto, a Pró-Renal está há mais de 35 anos em Curitiba e já atendeu mais de 150 mil pacientes.

Tribuna Livre
As falas nesse espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que ocorra a inversão da pauta.

Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

Clique aqui para consultar todos os temas já abordados na Tribuna Livre em 2022.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva