Na próxima semana, Câmara de Curitiba promove a Sipat

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 16/11/2023 09h00, última modificação 22/11/2023 08h56
Evento havia sido agendado para agosto. Tema deste ano é “Conexões em ação”.
Na próxima semana, Câmara de Curitiba promove a Sipat

No ano passado, cerca de 350 servidores efetivos, comissionados e terceirizados participaram da programação do Sipat, que durou quatro dias. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Com o objetivo de potencializar a liderança, a comunicação e os relacionamentos interpessoais entre seus colaboradores, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove, na próxima semana, mais uma edição da Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho (Sipat). A programação começa na segunda-feira (20) e terá a duração de três dias.

O evento irá contar com palestras e atividades com servidores, vereadores e funcionários terceirizados. Neste ano, o tema será “Conexões em ação”. As atividades, que serão realizadas no auditório do Anexo 2, são uma iniciativa da Divisão de Saúde Ocupacional (DSO) em parceria com a Diretoria de Gestão e Recursos Humanos (DGRH). 

A abertura da semana será feita pelo presidente do Legislativo, Marcelo Fachinello (Pode), a partir de 14 horas do dia 20. Nessa mesma tarde, haverá aula de ginástica laboral e também palestraA Começar em mim”, com Carolina Bocchi Maia. Mestre em Enfermagem pela UFPR e especialista em Enfermagem do Trabalho, ela aborda, nacionalmente, temas como motivação, gestão do trabalho, saúde do trabalhador, entre outros.

Na terça-feira (2
1), as atividades começam às 9h, com a abertura da “Caça ao tesouro”. A dinâmica consiste em dicas de segurança no trabalho divulgadas pelos canais de comunicação da Câmara, as quais devem ser seguidas. Vence quem encontrar o envelope premiado. Às 9h30, haverá palestra sobre apoio à empregabilidade assistida, com a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba, Denise de Oliveira Moraes. Na exposição, ela vai apresentar a legislação, os avanços, oportunidades criadas, desafios das empresas e organizações para a efetiva inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho.

No período da tarde, a partir de 14h30, o assunto será Saúde Mental e Relações Pessoais, subdividido em dois temas. O psicólogo da CMC, Rogério dos Santos, vai abordar “Segurança psicológica no trabalho”, com o intuito de promover a reflexão sobre relacionamento interpessoal, modelo de gestão e acesso a orientação qualificada. E a terapeuta integrativa Adriana Czelusniak vai falar sobre Comunicação Não Violenta (CNV), técnica criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, é possível conhecer um caminho de autoconhecimento e autorregulação, assim como maneiras de ter relações mais saudáveis e equilibradas.

A última atividade está programada para a quarta-feira (22), às 14h30. Será realizada a palestra com o tema “Você sabe quanto vale o seu trabalho?”, com Glauco Requião, diretor-geral da Câmara de Curitiba. Advogado, cientista político e consultor, ele é formado em Direito pela PUC-PR e mestre em Ciência Política pela UFPR. É autor do livro “A sustentabilidade como nunca se viu”.