Na CMC, Arquidiocese de Curitiba convida para Corpus Christi nesta quinta

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 06/06/2023 11h50, última modificação 06/06/2023 13h31
Expectativa é que 120 mil pessoas participem da celebração católica. Evento em Curitiba foi chamado de “um dos maiores do mundo” pelo Vaticano.
Na CMC, Arquidiocese de Curitiba convida para Corpus Christi nesta quinta

Dom Zico, como é mais conhecido, destacou ser a primeira vinda dele à CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, durante a sessão plenária desta terça-feira (6), o reverendo Reginei José Modolo, bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba. Ele convidou vereadores e sociedade para o evento de Corpus Christi, comemoração litúrgica católica que será realizada nesta quinta-feira, dia 8 de junho, que é feriado municipal. Para este ano, os organizadores estimam um público aproximado de 120 mil pessoas. 

“Vai ser um dia de oração, um dia de fé, para derramar muitas graças sobre os que lá estarão”, prometeu o reverendo. “Curitiba se prepara para celebrar o maior evento de Corpus Christi de todos os tempos”, comemorou dom Zico, como é mais conhecido, ao informar que o Vaticano destacou o tamanho da festa em Curitiba em seu portal oficial. Para o Vaticano, o evento da capital paranaense surpreende tanto em número de fiéis, quanto na extensão do tradicional tapete criado por centenas de congregações, organizações sociais e voluntários.

Na programação  que terá momentos na Catedral de Curitiba da Praça Tiradentes, na Rua Barão do Serro Azul, na Avenida Cândido de Abreu e na Praça Nossa Senhora de Salete, entre o Centro e Centro Cívico , estão previstos 116 tapetes, que chegarão a aproximadamente 2 km de extensão e que serão confeccionados por paróquias, congregações e movimentos que compõem a Arquidiocese de Curitiba. Ao todo, espera-se mais de 4 mil voluntários na confecção do tapete, que terá início às 8 horas da manhã.

Às 9h, o bispo auxiliar de Curitiba, dom Reginei Modolo, conhecido como dom Zico, percorre hospitais e instituições sociais levando o ostensório com a hóstia sagrada. No período da tarde, a partir das 14h, haverá shows no palco montado em frente à Catedral, na Praça Tiradentes. Depois, às 15h, no mesmo palco, será celebrada a Santa Missa por dom José Antonio Peruzzo e animada pelo padre Reginaldo Manzotti.

O evento já faz parte do calendário oficial da cidade através da lei 15.219/2018, bem como do calendário oficial turístico do Estado do Paraná, através da lei 19.466/2018. Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) destinaram emendas coletivos ao evento deste ano, que juntas somam R$ 375.000,00 (308.00868.2022 e 308.00335.2022).

*Noticia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques