Vistorias técnicas em condomínios marca a estreia do Tribuna Livre no CMC Podcasts

por Alex Gruba | Revisão: Brunno Abati* — publicado 21/03/2024 07h05, última modificação 22/03/2024 14h39
Para o vereador Osias Moraes, é fundamental que a Câmara de Curitiba faça leis para proteger a população que vive em condomínios na capital paranaense.
Vistorias técnicas em condomínios marca a estreia do Tribuna Livre no CMC Podcasts

Primeiro debate no novo programa do CMC Podcasts abordou a importância da segurança física de condomínios. (Foto: Bruno Slompo/CMC)

Viver em um condomínio é uma realidade cada vez mais comum em Curitiba. Segundo o corretor de seguros Heros Holub Sandano, cerca de 900 mil habitantes da capital do Paraná moram em condomínios. Em outras palavras, mais da metade dos 1,77 milhão de curitibanos habitam em unidades residenciais condominiais. Preocupado com a segurança dessa população, especialmente em relação à estrutura física das construções condominiais, o vereador Osias Moraes (Republicanos) apresentou suas ações legislativas na estreia do programa Tribuna Livre, do CMC Podcasts.

A bancada do programa reuniu, além do vereador Osias Moares, dois convidados especiais para falar sobre esse importante tema para Curitiba. Um deles foi justamente Sandano, economista e engenheiro que é conhecido como “Senhor Condomínio”. Outra convidada foi Nilara Piekas, engenheira civil especializada em patologias de obras civis. “Nós, do poder público, não podemos atender o condomínio só da porta para fora”, disse Moraes. “Precisamos de uma lei que possa dar segurança aos síndicos, que estão sendo cobrados todos os dias pelos seus condomínios, com uma política que cuide das pessoas”, ressaltou o parlamentar.

Inscreva-se no canal da CMC no YouTube

Obrigatoriedade de vistoria técnica em condomínios

O vereador destacou as principais ações de seu mandato. Uma delas foi a criação da Frente Parlamentar Condominial de Curitiba, em abril de 2023. Contando com a participação de 10 vereadores, a frente parlamentar tem como objetivos dialogar com a classe representada e também apresentar propostas legislativas em prol de uma melhor convivência em condomínios. Além disso, falando em propostas legislativas, o vereador ressaltou seu projeto de lei para a obrigatoriedade da vistoria técnica em condomínios. “A lei é muito importante para essa pessoa que mora em condomínio, para que ela tenha segurança. Uma das piores coisas é você acordar de madrugada ou qualquer horário e sair correndo da sua casa, tendo de deixar tudo”, disse o vereador.

As iniciativas foram apoiadas pelos convidados. A engenheira Nilara Piekas ressaltou que a falta de manutenção gera tanto risco de segurança para as pessoas quanto perda de valor comercial. “E, quando tem vítimas, qual o preço? Seguro cobre desabamento, mas e as vítimas? Qual o preço para pagar? Um milhão, quinhentos milhões? Ou seja, não tem preço”, destacou Sandano. “A vistoria técnica [também chamada de autovistoria] serve, acima de tudo, para proteger a população”, complementou Sandano.

Piekas citou casos de acidentes em condomínios que poderiam ser facilmente evitados se estivessem com a vistoria técnica em dia. Questionada sobre qual a principal falha de segurança que ela encontra, foi enfática na resposta: “o sistema de combate à incêndio”, disse Piekas. Segundo ela, bastaria uma vistoria a cada cinco anos para garantir que, quando for necessário, os equipamentos para conter o fogo estejam aptos a serem utilizados em casos de acidentes.

Simpósio da Frente Parlamentar Condominial

Por fim, o vereador Osias Moraes destacou outra ação dele em relação a condomínios. Trata-se do 1º Simpósio da Frente Parlamentar Condominial, que será realizado na próxima quarta-feira (27), às 14h, na Câmara Municipal de Curitiba. O evento, aberto ao público, deverá ter dois painéis: um será sobre segurança e tecnologia e o outro será manutenção predial e proteção. "A prioridade é dar voz ao nosso povo, levantar o debate e mostrar que existe uma saída, uma solução, avançando em leis para o setor condominial", finalizou Osias Moraes.

Assista ao programa clicando no banner abaixo:

Tribuna Livre do CMC Podcasts

O programa Tribuna Livre do CMC Podcasts marca uma segunda rodada de entrevistas com vereadores. A primeira foi marcada pelo programa Você me representa, quando vereadores e vereadoras de Curitiba contaram sua relação com a cidade, suas bandeiras e suas atuações parlamentares. Agora, é a vez de os vereadores defenderem projetos que consideram importantes para a capital paranaense, com a presença de até dois convidados. Além disso, o CMC Podcasts conta também com programas temáticos para a população de Curitiba, com debates acerca de temas importantes para o município. Os episódios podem ser acompanhados no YouTube ou no Spotify.

 

*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati

Supervisão de estágio: Alex Gruba