Live da CMC debate Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 11/08/2021 14h45, última modificação 12/10/2021 00h07
O terceiro bate-papo ao vivo será nesta quinta-feira (12), a partir das 19 h, com a participação das integrantes da Procuradoria da Mulher.
Live da CMC debate Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher

A CMC usou a iluminação lilás para mostrar apoio ao mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A próxima livestream (transmissão ao vivo) no Instagram da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta quinta-feira (12), será sobre o Agosto Lilás – que é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Os dois debates anteriores foram com a Frente Parlamentar do Retorno Seguro às Aulas e com a Frente Parlamentar de Acompanhamento do Plano de Vacinação de Curitiba Covid-19. Dessa vez, será com a Procuradoria da Mulher.

A live desta quinta começa às 19h, com a participação de Maria Leticia (PV), procuradora da Mulher, e de Carol Dartora (PT), 2ª procuradora da Mulher adjunta. Osias Moraes (Republicanos) também participará do debate, por possuir forte atuação na área. A mediação será feita por Michelle Stival da Rocha, jornalista da Diretoria de Comunicação da CMC.

O Agosto Lilás, adianta Maria Leticia, é um mês de referência para o enfrentamento da violência contra a mulher em referência à Lei Maria da Penha (lei federal 11.340/2006). A norma se tornou a principal medida legislativa para a proteção das mulheres no país, ao estipular punições para os agressores e tipificar a violência em física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

A Procuradoria da Mulher da CMC foi criada em 2019, tendo como primeira procuradora da Mulher a ex-vereadora Julieta Reis (DEM). No começo deste ano ocorreu a posse da nova coordenação, que deve permanecer até 2022. Além de Maria Leticia como procuradora da Mulher e Carol Dartora como 2ª procuradora da Mulher adjunta, a Procuradoria conta ainda com Noemia Rocha (MDB) como 1ª procuradora da Mulher adjunta.

Lives da CMC
A transmissão da semana passada contou com Marcos Vieira (PDT) e Noemia Rocha, presidente e vice-presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento do Plano de Vacinação de Curitiba Covid-19, respectivamente. Durante a live foi reforçada a importância da vacinação e os representantes da frente afirmaram que a função do grupo tem sido cumprida, que é de levar informações à população e fiscalizar o calendário e os pontos de vacinação da cidade.

A série de transmissões ao vivo abordam temas pertinentes no Legislativo, de acordo com as disponibilidades dos vereadores e dos outros possíveis participantes. Para não perder nenhuma discussão, siga o perfil da CMC no Instagram!

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.
Revisão do texto: José Lázaro Jr.