Notas da sessão plenária de 11 de agosto

por Fernanda Foggiato, Pedritta Marihá Garcia e Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 11/08/2021 14h20, última modificação 11/08/2021 16h08
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Bandeira amarela I
No horário das lideranças partidárias, Herivelto Oliveira (Cidadania) fez um alerta em relação à pandemia da covid-19. Segundo o vereador, Curitiba está na bandeira amarela, que é sinal constante em relação à pandemia, mas “infelizmente a população não está cumprindo as regras na sua maioria, na sua totalidade”. Ele citou como exemplos as regiões rua Itupava e da praça dos Menonitas, onde a “prática do uso de máscaras é quase inexistente”. “Nos parques as pessoas também não usam máscaras”, complementou.

Bandeira amarela II
Oliveira pediu que a população, em especial os jovens, sigam o exemplo de quem trabalha e circula pelos shoppings, em que uso da máscara é constante nos corredores e lojas. O parlamentar ainda frisou que a capital está na 74ª semana de pandemia, com média de 6 mil casos ativos e que, apesar da queda no número de mortes diárias, elas ainda estão acima de 10 por dia. “Estamos em bandeira amarela e isso significa um sinal de alerta. Não devemos baixar a guarda. Aqui adotamos as sessões híbridas exatamente porque não estamos em situação de normalidade”, reforçou.

Dia do Garçom I
Em meio às saudações pelo Dia do Advogado, diversos vereadores lembraram registraram que hoje (11) também é celebrado o Dia do Garçom. A data foi lembrada inicialmente pelo presidente do Legislativo, Tico Kuzma (Pros). Nos parabéns ao funcionário terceirizado Rogerio Nunes da Silveira, que trabalha em plenário, o vereador homenageou toda a categoria.

Dia do Garçom II
Mauro Ignácio (DEM) reforçou que o Dia do Garçom e da Garçonete já é comemorado há 20 anos com a tradicional Corrida do Garçom, em Santa Felicidade, que faz parte do calendário oficial do Município. “Também este ano, não pudemos realizar em função da pandemia”, pontuou. Também parabenizaram os profissionais da área os vereadores Indiara Barbosa (Novo), Marcelo Fachinello (PSC), Nori Seto (PP) e Oscalino do Povo (PP).

Visita institucional
Mauro Bobato (Pode) comentou a visita institucional feita por ele e pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (Pros) à Prefeitura de São José dos Pinhais. No encontro com a prefeita Nina Singer foi debatida a possível duplicação de uma ponte que faz divisa com Curitiba. Também foi tratada a administração do município, “que tem um grande polo industrial e é onde fica o Aeroporto Internacional Afonso Pena”. Nina Singer, conforme informaram os vereadores, já foi servidora do Legislativo na gestão do ex-presidente João do Suco.

Obras na Caximba
De Nori Seto (PP), pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba tem como mote o cronograma atualizado da implantação do Bairro Novo da Caximba (062.00516.2021). O vereador também quer saber as datas para o início das obras de infraestrutura e da inauguração de sede de apoio da Cohab-CT na região da Caximba.

Agentes de trânsito
À Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT), Marcos Vieira (PDT) pergunta o efetivo de agentes de trânsito e quantos desses profissionais atuam na Escola Pública de Trânsito (062.00517.2021). Em outros requerimentos ao Executivo, o vereador questiona a existência de projetos para a ampliação de estação-tubo no Bairro Novo e para o atendimento à pessoa idosa em situação de vulnerabilidade (respectivamente, 062.00518.2021 e 062.00519.2021).

Órfãos da covid-19*
Requerimento de Osias Moraes (Republicanos) solicita informações sobre o número de crianças e adolescentes que perderam os pais ou responsáveis, em Curitiba, por conta do novo coronavírus (062.00510.2021). De acordo com o vereador, reportagem da TV Senado mostrou que cerca de 45 mil menores, em todo o país, ficaram órfãos durante a pandemia.

Pedidos diversos*
Professor Euler (PSD) apresentou quatro pedidos de informações oficiais ao Município. Dois requerimentos tratam da educação municipal: um deles pergunta sobre alimentação servida aos alunos da rede, enquanto o outro questiona o pregão eletrônico 135/2021, para o fornecimento da merenda escolar (respectivamente, 062.00511.2021 e 062.00513.2021). As demais proposições dispõem sobre os profissionais contratados pelo CuritibaPrev e o monitoramento, pela Guarda Municipal, nas imediações da residência do prefeito (062.00512.2021 e 062.00515.2021)

Aulas híbridas*
“É de conhecimento deste mandato que já existem casos de contaminação após o retorno [das aulas na rede municipal, em sistema híbrido], bem como dificuldade no cumprimento das medidas postas”, aponta Dalton Borba (PDT), pedido de informações à Prefeitura de Curitiba (062.00514.2021). O requerimento indaga, por exemplo, os casos confirmados de covid-19, os protocolos de segurança e o percentual de professores imunizados com as duas doses da vacina.

Minuto de silêncio
Ao final da sessão plenária, os vereadores de Curitiba observaram um minuto de silêncio pelos falecimentos de José Tibagi de Melo, conhecido como Dr. Zezito e ex-prefeito de Tibagi; e de Tadeu Ligeski, fundador da Confeitaria Gema, localizada no Capão Raso. Os requerimentos de homenagem foram solicitados, respectivamente, por Alexandre Leprevost (Solidariedade) e de forma conjunta por Tico Kuzma (Pros), Tito Zeglin (PDT) e Mauro Bobato (Pode).

*Notas elaboradas pela estudante de Jornalismo Sophia Gama, especial para a CMC.

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato.

Revisão: Fernanda Foggiato.