Líder rebate críticas à criação de cargos

por Assessoria Comunicação publicado 02/05/2005 17h55, última modificação 24/05/2021 09h12
A Prefeitura encaminhou à Câmara Municipal de Curitiba Municipal uma mensagem solicitando autorização para a criação de 87 cargos em comissão, dos quais seis para a administração indireta - a recém instituída Curitiba Turismo. Os demais cargos vêm contemplar vagas a serem preenchidas nas secretarias municipais de Assuntos Metropolitanos, Comunicação Social, Fundação Cultural de Curitiba e na recém-criada administração Regional da CIC.
O vereador Mario Celso Cunha (PSB) destacou que dos aproximadamente 26,5 mil servidores da Prefeitura de Curitiba – cidade com mais 1,6 milhão de habitantes e mais 1,4 em seu entorno – apenas 451 ocupam hoje cargos em comissão, lembrando ainda, que, destes, 15% são funcionários de carreira do município. Segundo o vereador, “este número representa 2,03% do total de servidores em Curitiba, sendo que em Salvador esta proporção é de 7,2 %; no Rio de Janeiro é de 7,3%; em Vitória, é de 7,4% e em Belo Horizonte, de 4,7%”.
Ao rebater críticas feitas pela vereadora Josete (PT), o vereador Mario Celso Cunha disse que “o partido da vereadora vem dando os piores exemplos de fisiologismo e clientelismo da história do Brasil. Em São Paulo, em junho de 2001, a prefeita Marta Suplicy (PT) criou numa só canetada 788 cargos de confiança e transformou 432 cargos que eram preenchidos por concurso em cargos ocupados por indicação. Esquece a vereadora que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou 21 mil cargos em comissão, que são cargos de confiança, todos eles com contribuição financeira para o PT. Estimativas modestas mostram que, até o início de março, o número de novos cargos comissionados no Palácio do Planalto e Ministério chegaria a 4.868, sendo que só para o ministério José Dirceu a cota passaria de 1.000 cargos”, completou o vereador.