Leonidas Dias é conduzido à presidência da Comissão de Serviço Público

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 18/02/2025 17h05, última modificação 18/02/2025 17h17
Rodrigo Marcial foi eleito o vice-presidente da Comissão de Serviço Público da Câmara de Curitiba.
Leonidas Dias é conduzido à presidência da Comissão de Serviço Público

Com cinco vereadores, o colegiado debate o funcionalismo público e a prestação de serviços públicos municipais. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Em reunião nesta terça-feira (18), após a sessão plenária, a Comissão de Serviço Público foi o quarto colegiado permanente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) instalado para o ano de 2025. Os vereadores elegeram Leonidas Dias (Pode) presidente da comissão temática e Rodrigo Marcial (Novo) vice.

Tanto Dias quanto Marcial foram candidatos únicos aos respectivos cargos e eleitos de forma unânime. Os vereadores também decidiram manter a periodicidade quinzenal dos encontros da Comissão de Serviço Público. As reuniões seguem às terças-feiras, às 8h30.

Dias afirmou que irá "manter os compromissos que fiz com os demais vereadores para que nós possamos ter uma comissão extremamente democrática, participativa e, obviamente, atendendo a todos os requisitos do Regimento Interno desta Câmara Municipal". "Acredito que nós teremos muito trabalho a ser feito na Comissão de Serviço Público, porque nós temos temas relevantes da cidade que estão previstos para serem debatidos neste ano e que passarão por este colegiado", reforçou.

Dias também lembrou que fez parte do colegiado nos últimos quatro anos. Por duas vezes, ele chegou a ser o vice-presidente de Serviço Público. Até o vereador assumir a condução dos trabalhos, a reunião foi presidida por Zezinho Sabará (PSD), por ser o membro do colegiado com mais tempo de vereança. O Regimento Interno, artigo 69, parágrafo 6º, também delega ao parlamentar há mais tempo na Casa substituir o presidente e o vice em suas ausências e impedimentos.

Em 2025, além de Dias, Marcial e Sabará, a Comissão de Serviço Público é formada por João Bettega (União) e Vanda de Assis (PT). O colegiado tem a função de elaborar pareceres sobre matéria que digam respeito aos servidores públicos e à prestação de serviços públicos municipais.