Legislativo parabeniza TRE pelo sucesso do cadastro biométrico

por Assessoria Comunicação publicado 31/01/2012 19h40, última modificação 13/08/2021 09h49
O presidente em exercício da Câmara de Curitiba, Tico Kuzma (PSB), e os vereadores João do Suco (PSDB), Roberto Hinça (PSD) e Serginho do Posto (PSDB) entregaram ao diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Ivan Gradowski, documento parabenizando o órgão pelo sucesso no cadastramento biométrico dos eleitores da capital para o pleito municipal de 2012.
A visita oficial, realizada nesta terça-feira (31), comemorou o cumprimento da meta determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aos municípios que aceitaram o desafio de recadastrar 80% ou mais de seus eleitores no novo sistema. “Curitiba demonstra mais uma vez que é vanguarda, tendo cumprido a meta sem necessidade de estender o prazo além do determinado. Nós, vereadores da cidade, viemos até o TRE-PR para dizer aos magistrados e servidores que reconhecemos o trabalho de excelência que eles realizaram”, afirmou Kuzma.
De 28 de março de 2011 a 20 de janeiro deste ano, o TRE-PR cadastrou 1.132.742 eleitores dos 1,3 milhão existentes no banco de dados do tribunal, superando a meta de um milhão imposta pelo TSE. “O curitibano é disciplinado, pois apenas 20 mil pessoas deixaram para vir ao tribunal na última hora. Com este trabalho, mostramos que é possível oferecer à população serviço público de qualidade, sem custo adicional para o cidadão. Toda a equipe dedicou-se para alcançarmos este resultado”, disse Gradowski. Durante a reunião, ele contou aos parlamentares que está ausentando-se do TRE-PR, após décadas de serviço público, para aposentar-se. “Estou procurando serviço”, brincou.
“A experiência e qualidade do trabalho de Ivan Gradowski deve ser aproveitada por outros serviços públicos, com certeza. Somente no último dia, o TRE-PR atendeu 14 mil curitibanos sem apresentar problemas. É um exemplo que merece ser irradiado, fruto do trabalho de uma pessoa ética e comprometida”, declarou Serginho do Posto. Os demais parlamentares presentes concordaram, manifestando elogios ao sucesso obtido pelo TRE-PR. Gradowski reforçou aos parlamentares que a pessoa residente em Curitiba que ainda não compareceu ao tribunal pode regularizar a sua situação até o dia 9 de maio, como também os maiores de 16 anos de idade solicitarem o primeiro título de eleitor. O diretor-geral do TRE-PR também informou que a atualização dos endereços dos eleitores deverá reduzir a taxa média de abstenção de 14% para 5%, uma vez que serão cancelados os títulos de quem não reside mais na cidade.