Audiência pública discute impacto da covid-19 à saúde da gestante

por Fernanda Foggiato — publicado 16/08/2021 07h25, última modificação 13/08/2021 17h05
Organizada pela Comissão de Saúde, a atividade será na próxima sexta-feira (20), às 14 h, com transmissão pelas redes sociais da CMC.
Audiência pública discute impacto da covid-19 à saúde da gestante

Debate sobre a saúde da gestante na pandemia reunirá representantes da sociedade civil e do poder público. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Morte materna, vacinação das gestantes e puérperas, pré-natal e parto em meio à pandemia serão alguns dos temas em pauta durante audiência pública da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na próxima sexta-feira (20), a partir das 14 horas. De iniciativa da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte, o debate tem como mote “A saúde das gestantes em tempos de covid-19” e será transmitido pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook e no Twitter. 

Nesta crise sanitária temos um olhar diferenciado para a gestante, pela vida da mulher e pela vida da criança em seu ventre. São duas vidas que precisam ser preservadas e cuidadas”, destaca a presidente da Comissão de Saúde, Noemia Rocha (MDB). “A ideia é ouvir a sociedade civil em relação à saúde da mulher gestante, mas é importante também a participação do poder público”, acrescenta a vereadora. 

Foram convidadas, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Márcia Huçulak e Beatriz Battistella Nadas, respectivamente a titular e a superintendente executiva da pasta. Também serão convidados o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, e, por sugestão de Oscalino do Povo (PP), deve ser ouvido o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Adilson Alves Tremura. Completam a lista representantes do Ministério Público do Paraná (MPPR), da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Paraná (Abenfo/PR), da Rede Feminista de Saúde e do Fórum Popular de Saúde (Fops).

Presidida pela vereadora Noemia Rocha, a Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte da Câmara de Curitiba também reúne Marcelo Fachinello (PSC), vice-presidente, João da 5 Irmãos (PSL), Oscalino do Povo e Pastor Marciano Alves (Republicanos). Clique aqui para saber mais sobre as audiências públicas já realizadas pelo Legislativo em 2021.