Junho Violeta, Pequeno Príncipe e mais notas do dia 7 de junho

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Ricardo Marques — publicado 07/06/2023 13h59, última modificação 07/06/2023 13h59
Pronunciamentos, requerimentos do pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Junho Violeta, Pequeno Príncipe e mais notas do dia 7 de junho

Notas da sessão plenária de 7 de junho. (Arte: Arquivo/CMC)

Junho Violeta*
Pastor Marciano Alves (Solidariedade) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta quarta-feira (7), para chamar a atenção sobre o dia mundial de conscientização contra a violência à pessoa idosa. “O Junho Violeta é o mês de reflexões e celebrações aos nossos idosos”, disse. Implementado no Paraná através da lei estadual 20.252/2020, o Junho Violeta tem o objetivo de garantir a dignidade e o respeito à pessoa idosa, além de promover ações de combate à violência e de defesa aos direitos do idoso. “Temos que conscientizar a todos sobre a realidade de muitos desses idosos e também alertar sobre os direitos dessas pessoas”, concluiu.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Pequeno Príncipe*
Serginho do Posto (União) utilizou a tribuna da CMC para registrar sua presença e a dos vereadores Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) e Hernani (PSB) em audiência pública sobre a intenção da instalação de um grande centro integrado de Saúde no bairro Bacacheri, zona norte da capital. “O Pequeno Príncipe tem um projeto muito desafiador na instalação dessa nova unidade, que aguarda a emissão do alvará de construção pela prefeitura”, informou Serginho. O local vai abrigar uma unidade ambulatorial do Pequeno Príncipe, além das novas sedes do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e das Faculdades Pequeno Príncipe. “O Pequeno Príncipe é um hospital de referência no atendimento e nos protocolos implantados”, elogiou.

Padre*
O falecimento do padre Genivaldo Ximenes da Silva, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Campo Magro, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), ocorrido nesse domingo (4), também foi citado por Serginho do Posto (União) durante sua fala. “Ele se destacou pela forma que atuava junto à comunidade. Literalmente, ele era o padre do abraço e, aqui, deixa saudades”, lamentou o parlamentar.

Meio ambiente*
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi destacado em plenário pelo vereador João da 5 Irmãos (União). "Todos devemos estar juntos nessa grande missão de preservação do meio ambiente”, registrou. As ações da Prefeitura para celebrar a data também foram citadas pelo vereador. “Para marcar a data, foram distribuídas dez mil mudas de árvores para conscientizar a população sobre os cuidados ambientais”, disse. A iniciativa faz parte do Desafio 100 Mil Árvores, lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019. Renovado anualmente, a cidade já contabiliza 353 mil plantios, de acordo com o “arvorômetro”.

Agradecimentos*
Toninho da Farmácia (União) usou a tribuna da CMC para agradecer o atendimento e a recepção em audiência pública do Fala Curitiba, realizada pela Regional Tatuquara. “Não posso deixar de citar o nome de Marcelo Ferraz, que é o administrador da regional. Sempre muito bem recepcionado e atendido por todos”, registrou. As entregas de obras realizadas pela Prefeitura também foram registradas pelo parlamentar. “Falo com muita alegria e satisfação da prefeitura e suas secretarias. Parabéns pela administração responsável do prefeito Rafael Greca”, celebrou Toninho pelos resultados e pelas soluções apresentadas em diversos bairros de Curitiba.

Fanny e Lindoia*
No pequeno expediente da sessão plenária dessa quarta-feira (7), Oscalino do Povo (PP) elogiou o vice-prefeito Eduardo Pimentel e agradeceu pelo pronto atendimento às demandas do bairro Lindoia. “As obras realizadas para a contenção de enchentes nos rios e córregos do rio Cortume e Henry Ford trazem maior segurança aos moradores da região”, agradeceu Oscalino. A ampliação da unidade de saúde Fanny e Lindoia e alterações no trânsito na região também foram cobradas pelo vereador.

Amigos do HC*
Erica Carvalho Oliveira e Sabrina da Silva Dias, representantes da Associação dos Amigos do HC, estiveram em plenário para convidar todos os vereadores e servidores da Casa para a 17° Feijoada dos Amigos do HC, que será realizada no próximo dia 17 de junho, no Salão Azul do Clube Curitibano.

Segurança*
vereador Marcos Vieira (PDT) solicita informações à Secretaria Municipal de Meio Ambiente sobre como são realizadas as fiscalizações nas sinalizações de seguranças em obras executadas pela Sanepar. O pedido de informações tem por base as sinalizações realizadas com fitas e com faixas, o que representa riscos de acidentes para pedestre e para pessoas com redução da capacidade visual (062.00424.2023).

Postos de saúde*
Requerimento de Marcos Vieira (PDT) pede informações à Secretaria Municipal de Saúde sobre o atendimento nos postos de saúde dos bairros Bacacheri e Tingui. O vereador pede esclarecimentos sobre os horários de vacinação nas unidades e o número de profissionais disponíveis (062.00425.2023).

Licenciamento ambiental*
Seis requerimentos do vereador Professor Euler (MDB) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba quanto aos critérios de avaliação e de fiscalização para a concessão de licenciamento ambiental para construções, para empreendimentos e para cemitérios. O vereador pede, ainda, esclarecimentos quanto aos protocolos e aos ofícios que justificam a falta de análise nas coletas realizadas nos anos de 2016 e de 2018 (062.00426.2023; 062.00427.2023; 062.00428.2023; 062.00429.2023; 062.00430.2023 e 062.00431.2023).

Minuto de silêncio*
O plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Sidnei Antonio AucelliA pedido do vereador Sidnei Toaldo (Patriota) também foi incluído na homenagem o nome de Luiz Felipe Skibinski da Costa. Ainda, a pedido do vereador João da 5 Irmãos (União), foi incluído o nome de Maurício Bochner.


*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.