Inteligência artificial na gestão de Curitiba é tema da próxima Tribuna Livre

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 12/04/2024 16h45, última modificação 12/04/2024 17h14
Debate sobre IA na administração municipal será na manhã da próxima quarta-feira (17), durante a sessão plenária.
Inteligência artificial na gestão de Curitiba é tema da próxima Tribuna Livre

Centro de Controle Operacional da Urbs é um exemplo do uso da IA na gestão do Município de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A próxima Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na sessão plenária da próxima quarta-feira (17), o professor Dornelles Vissotto Junior. A convite do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), ele vai falar sobre o tema "Do algoritmo à ação: como a IA está moldando o futuro de Curitiba".

Oliveira justifica que a discussão do tema na Tribuna Livre, o espaço democrático de debates da Câmara Municipal, é importante para mostrar como a adoção de tecnologias de inteligência artificial pode impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da cidade. “A inteligência artificial está se tornando uma ferramenta crucial para resolver desafios enfrentados pela cidade de Curitiba. Isso inclui a otimização de serviços públicos, a previsão de demandas, o gerenciamento de recursos e a tomada de decisões estratégicas”, afirma.

Para o propositor da Tribuna Livre, é importante realizar “a discussão aberta e transparente sobre os benefícios, desafios e possíveis preocupações éticas relacionadas ao uso” da IA. Presidente da da Ciência, Tecnologia e Inovação da CMC, Herivelto Oliveira também pontua que o convidado é especialista em inovação e que sua apresentação é uma “oportunidade valiosa de aprender sobre as últimas tendências e práticas relacionadas à inteligência artificial” (076.00006.2024).

Dornelles Vissotto Junior é engenheiro, mestre e doutor em Métodos Numéricos. Ele é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em disciplinas ligadas à engenharia, à tecnologia, à inovação e ao empreendedorismo. Também atua como mentor de startups, faz parte do Instituto DNA de Inovação, é consultor do Sebrae, integra grupo de trabalho do Vale do Pinhão e é autor de livro sobre empreendedorismo.

O que é a Tribuna Livre da Câmara de Curitiba?

A Tribuna Livre é o canal de interlocução entre a sociedade e os vereadores de Curitiba. Os temas são de livre escolha, sugeridos pelos próprios parlamentares. As falas servem, por exemplo, para a prestação de contas e a apresentação de uma campanha de conscientização.    

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. Acompanhe a transmissão, em tempo real, em nosso YouTube ou Facebook.