Instituto Pró-Cidadania recebe homenagem na Câmara Municipal

por Assessoria Comunicação publicado 28/11/2014 17h15, última modificação 28/09/2021 08h36

A Câmara de Municipal realiza, na próxima quarta-feira (3), às 20 horas, sessão solene alusiva aos 30 anos do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), antigo Programa do Voluntariado Paranaense, o PROVOPAR. A homenagem, que é uma iniciativa do presidente do Legislativo, vereador Paulo Salamuni (PV), será recebida pela presidente do Instituto, Francisca Cury.

O IPCC é uma associação civil de caráter jurídico, de direito privado, sem fins lucrativos voltada aos fins assistenciais, educacionais, beneficentes e culturais. Foi criado em 1984, com o nome de Programa de Voluntariado Paranaense (PROVOPAR), passando a se chamar Instituto Pró-Cidadania a partir de agosto de 1993. O IPCC atua no atendimento de pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social. Entre campanhas, projetos na área da educação, esporte e prevenção à saúde, o instituto atende, em média, 600 mil pessoas todos os anos.

Para o desenvolvimento dos programas sociais, o IPCC tira sua renda a partir da venda do material reciclado coletado pelo programa “Lixo Que Não É Lixo”, da Prefeitura de Curitiba. Outra fonte de recursos é proveniente dos "Bistrôs Curitiba" e de produtos ofertados nas lojas "Leve Curitiba". Os leilões de móveis e a venda de produtos importados doados pela Receita Federal, comercializados no Ônibus de Importados do IPCC, também são parte da sustentabilidade do Instituto.